15 frases de "Propósito" para te inspirar já

Um livro que está super em alta entre os digital influencers do Instagram é o "Propósito" de Sri Prem Baba. Eu mesma devorei o livro de 156 páginas em apenas algumas horas e fui marcando as melhores passagens para ler e reler sempre que quiser (tenho o costume de fazer isso! Mais alguém? Rs!). 

Hoje vou compartilhar 15 frases que com certeza vão te fazer pensar, questionar, ou no mínimo te inspirar a levar uma vida melhor! Porque estamos sempre em busca de autoconhecimento e evolução pessoal, não é mesmo? Então anota aí!

1- Ao reconhecermos nossa verdadeira identidade, nos tornamos livres para ser quem somos. 

2- Dentro de nós. Esse é o único lugar em que a felicidade perene pode ser encontrada. Enquanto continuarmos buscando fora, projetando nossas carências no outro, exigindo que ele faça aquilo que queremos que ele faça; enquanto não curarmos nossas feridas infantis através do autoconhecimento, seguiremos procriando ignorância através dos nossos filhos.

3- A liberdade é uma necessidade tão básica para a alma quanto o alimento é para o corpo. Na verdade, ela é intrínseca ao Ser, mas, ao encarnar neste plano, temos nossa liberdade restringida.

4- Esta é a ilusão básica que sustenta a miséria no mundo: a ideia de que somos carentes e precisamos receber algo de fora. (...) Nós temos a fonte do amor dentro de nós, mas acreditamos que precisamos receber esse amor de alguém.

5- Enquanto adultos conscientes, o nosso trabalho é resgatar a inocência perdida, a espontaneidade e a pureza da criança em nós, pois assim poderemos resgatar também a alegria e a leveza de viver. 

6- Muitas vezes a pessoa está realizada externamente, mas ainda se sente vazia e frustrada. O que ocorre é que o ego se especializou em determinada coisa, aprendeu a se mover no mundo e com isso conquistou o sucesso material. A pessoa se tornou especialista no fazer, mas não no ser. Entretanto, a completude somente é alcançada quando o ser e o fazer se alinham. E esse alinhamento só ocorre quando o propósito interno (da alma) se manifesta também externamente.

7- Não há nada de errado com a riqueza, o problema é a ausência de si mesmo. O que você conquistou lá fora não é um problema. O problema é não conquistar a si próprio.

8- Sempre temos a escolha de cultivar o sofrimento ou se aproveitar a situação para crescer e nos libertarmos dele. Essa escolha depende da nossa maturidade e disposição para tomar as rédeas do nosso próprio destino.

9- Eu sugiro que você se pergunte: se eu não tivesse que ganhar dinheiro nem agradar alguém, o que eu faria da minha vida? O que eu faria com o meu tempo?

10- A realização não é possível no plano do sonho. Realização é sinônimo de acordar, significa parar de sonhar. 

11- O autoconhecimento é o mapa do tesouro. E o pior é que muitos dos que sabem disso renunciam o tesouro, mesmo tendo uma ideia do que há dentro dele. No nível mais profundo, esse tesouro representa os presentes que temos que entregar ao mundo, é um símbolo daquilo que viemos fazer aqui, um símbolo da meta da alma.

12- O coração está levando-o para a realização do seu propósito, da sua meta, do seu sonho maior. E para isso você precisa se libertar das pendências.

13- É importante lembrar que a vida nesse corpo tem um prazo de validade muito curto. O tempo é aquilo que temos de mais valioso. Quando você menos espera, a vida passa, o jogo acaba, por isso não desperdice o seu tempo com coisas inúteis. 

14- Você não precisa conquistar o mundo para ser feliz. Você pode ser feliz agora, mesmo sem ter conquistado o mundo.

15- Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio. É preciso haver um equilíbrio entre mente e coração, razão e intuição, pois isso é o que nos torna capazes de transcender nossas limitações e de realizar o nosso potencial.

Eu tento levar tudo isso em consideração, sempre buscando viver a vida da melhor forma que eu posso e com muito equilíbrio, embora em alguns momentos seja difícil. Mas é nessas horas que a gente deve voltar nossa mente para as leituras, para a meditação, para a reza e para o entendimento, e para o que mais nos confortar. O importante é assimilar o que está acontecendo e aí então, dar a volta por cima! ;)

Só para fechar, dois pontos citados no livro (no budismo, no espiritismo, etc.) que também podemos nos aprofundar em busca do autoconhecimento, são o dharma e o karma. Você sabe o que significam?

Dharma: é a lei universal que rege a vida e une todos os seres em torno do mesmo propósito. É a expansão da consciência, ou o despertar do amor, pois a consciência se expande através dele.

Karma: tudo que se manifesta agora em nossas vidas é um produto das nossas ações do passado. Para toda ação, existe uma reação. 

Na minha opinião, esse livro e, consequentemente, esse post são apenas uma base do que defendo como "religião" - ou melhor, como espiritualidade - no qual Sri Prem Baba coloca no papel vários dos ensinamentos os quais podemos e devemos estudar hoje e sempre. Livros como o "Propósito" são bem fáceis de ler, baratos de ter, e nos ajudam a seguir no caminho certo, o caminho do autoconhecimento. 

E você, já leu? O que achou? Conta aqui nos comentários!