8 motivos para você viajar sozinha

Oi gente!

Para quem ainda não sabe, estou planejando há bastante tempo uma viagem sozinha. O motivo principal é, de fato, a falta de companhia, mas também estou levando em consideração outros fatores que vou compartilhar com vocês nesse post.

viajar_sozinha

É lógico que, no caso de mulheres, viajar sozinha não é algo muito comum e pode sim ser bastante perigoso, mas dependendo do destino, acredito que pode ser a melhor escolha e render muitas experiências positivas!

Vamos aos que interessa!

1- monte um roteiro com a sua cara

8.png

Ninguém melhor do que você mesma para saber que tipos de passeios mais gosta de fazer durante suas viagens. Eu, por exemplo, prefiro ir à uma galeria de arte local do que fazer aquele passeio tradicional que todo mundo volta reclamando por ser chato. Prefiro passar um dia na praia praticando stand up paddle do que visitando a torre mais alta da cidade. Gosto não se discute, então inclua apenas os passeios que você realmente curte e aproveite-os da melhor forma!

2- conheça gente nova e de todo o canto do mundo

2

Essa é a melhor parte: você não está presa a ninguém. Suas amigas - e por ventura seu namorado - estão no Brasil e você não tem que se preocupar com ninguém, apenas com as amizades que você está prestes a fazer. Assim, você conhece novas formas de enxergar o mundo, além de descolar hospedagem grátis nas próximas viagens, que tal?

A melhor forma de conhecer gente nova é se hospedando em albergues ou fechando pacotes de viagem com pequenos grupos. Tenha a certeza de que o grupo será preenchido por jovens e não por senhorinhas japonesas. No final desse post você verá uma boa dica de viagem nesse esquema.

3- escolha o que comer e o melhor, onde comer

3

Essa é muito valiosa para mim, já que muitas vezes não estou afim de comer naquele restaurante caro porque um simples sanduíche já me satisfaz no horário do almoço. Assim, posso economizar para gastar com outros passeios, por exemplo. Quando estamos em grupo, temos que nos render às escolhas da maioria, o que muitas vezes não é a nossa vontade. Outra sugestão é dar uma passadinha no supermercado e comprar o seu almoço lá mesmo, já que quase sempre sai bem mais barato. 

Ah, às vezes pode acontecer de você querer um mega lanche do Mc Donald's, mas não tem problema! É barato e ninguém vai ficar sabendo que você comeu junk food. ;)

4- leve uma mala do tamanho que achar necessário

4

Contanto que saiba que você mesmo terá que carregá-la para lá e para cá, e poderá pagar pelo excesso, não há problema algum. Se aquele chapéu de palha não pode ficar de fora, leve-o! Você sabe que ele ocupará espaço na mala e por isso vai evitar comprar muita coisa na viagem - ou não.

5- demore para tirar fotos, afinal, você não pode perder o momento

5

Desde aquela folha linda em formato de coração que caiu nos seus pés até achar o ângulo perfeito da golden gate, ninguém vai apressar sua foto e fazer com que ela saia tremida... take your time! Além disso, você ainda pode passar dez minutos escolhendo um filtro para deixar sua foto mais bela e postá-la no instagram antes de pegar o ônibus de volta para a estação. Aposto que você sairá dali com a sensação de dever cumprido, coisa que outras gerações nunca entenderiam...

6- não saia de cara lavada

6

Afinal, passar uma make básica e tomar aquele café demorado no Starbucks antes de começar a bater perna pela cidade é essencial! Imagina acordar e ter que sair correndo porque todos já estão prontos esperando por você? Isso acontece muito quando viajo em família, e acredite: fico super irritada o dia inteiro! :P

7- viajar por outros meios

7

Ao invés de alugar um carro como você sempre faz, viaje de ônibus ou de trem. Se no final das contas você estiver perdida, simplesmente pegue um taxi na estação para o seu destino final e tome um belo banho assim que chegar no hotel. Com certeza você vai se sentir super renovada. Se sentir solidão, coloque músicas bem animadas para tocar no seu ipod durante a viagem e toda vez que ouvir essa playlist lembrará dessa viagem com muitas saudades...

8- o último e mais fútil: escolha quais e quantas lojas quiser entrar 

8

Já parou para pensar? Você pode experimentar quantas roupas quiser sem ninguém te perturbar - nem palpitar. O mesmo vale para a hora das compras: ninguém vai ouvir a moça do caixa dizendo o total da sua compra antes de você passar o cartão. Fique a vontade e deixe para se arrepender quando voltar para o Brasil!

Se você quer viajar sozinha mas não sente necessidade de ficar sozinha, e, pelo contrário, quer estar em contato com outras pessoas, há uma ótima alternativa, a Contiki, que promete viagens e experiências únicas.

contiki1

O esquema é o seguinte: os pacotes estão montados a partir da cidade de partida, ou seja, os gastos para você chegar até lá não estão incluídos. Uma vez no local de partida, você conta com guias e um grupo de jovens entre 18 e 35 anos que estão lá por motivos muito próximos aos seus. O roteiro já está pronto, então você não precisa se preocupar com isso. O preço é um pouco salgado pois geralmente são oferecidas acomodações em hoteis 3 estrelas e as refeições já estão inclusas - mas tenha certeza disso antes de fechar.

contiki2

Resumindo, você paga o valor integral do pacote até 45 dias antes da viagem e depois não precisa pagar mais nada. É bom para quem precisa de um empurrãozinho para viajar e não gosta de ter dor de cabeça em cima da hora. Além disso, é um meio super seguro de viajar, e embora passe por locais perigosos, você estará em ótimos hoteis e com guias turísticos. O bacana é que a maioria dos passeios é pensado justamente para nós, jovens, como passeios de bike pela cidade ao invés do ônibus de sightseeing. Dê uma olhada no site para conhecer os pacotes: http://www.contiki.com/

contiki3

Estou preparando outros posts sobre segurança, roteiros e outras dicas para quem viaja solo. Fique ligada e lembre-se: viajar para qualquer lugar é possível, é tudo questão de planejamento.

Vale ressaltar que sou maior de idade e já tenho experiência com algumas viagens e por isso sei que não vou me deparar com muitos dos problemas que viajantes de primeira viagem encontrariam.

Todas as imagens foram retiradas do Pinterest.

Beijos!