Fresh & Good: o próprio nome já destaca as qualidades do novo restaurante na Garcia, Rio

FRESH-AND-GOOD.png

Já faz mais de um mês que o Fresh & Good abriu suas portas na Garcia d’Ávila e se tornou o restaurante mais cool de Ipanema. Depois de tantas idas, resolvi fazer esse post para contar um pouquinho da minha experiência pra vocês!

Mas antes, acho legal vocês saberem um pouquinho da história deles: a Fresh & Good é uma empresa originalmente criada como uma opção de catering para o mercado corporativo em 2013. Os sócios Fabiola Giffoni e André Penso foram atrás de tendências em alimentação mundo afora para trazer o que há de mais inovador em serviço e produto com o melhor custo-benefício.

E o resultado de todo esse trabalho a gente vê hoje dentro de uma linda casa de 3 andares com projeto assinado pelo premiado arquiteto Vicente Giffoni, com diferentes ambientes dentro do mesmo estilo e conceito fresh and good.

Inauguração  

Tive o prazer de ter sido convidada pela Pólen Comunicação para prestigiar o lançamento do restaurante num fim de tarde de domingo, naquele estilo pós praia que todo carioca adora. Aliás, a abertura foi estratégica: bem perto da praia em termos espaciais e bem próxima do verão também. No evento rolou vários tipos de comidinhas e drinks, além de muita gente interessante na lista. Quem comandou o som foi o dj Voight, com um set animado até tarde! 

FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-04.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-17.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-21.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-05.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-06.JPG

Foi ótimo conhecer o restaurante em dia de festa, mas é claro que eu tive que voltar para experimentar os pratos no dia a dia, além do sorvete, das comidinhas grab & go e todo o resto que o restaurante oferece - realmente não é pouca coisa não. 

Experimentando as saladas

Na minha segunda ida, estava em reunião com a Carol, e escolhemos pratos bem leves: duas saladas de folhas. Uma delas composta por lentilha, bacon, cebola crocante, harissa e folhas verdes (pedimos pra vir sem bacon) e outra de laranja, amendoim, crispies de pita e folhas verdes. As duas estavam muito gostosas, mas elas são bem leves MESMO. Minha dica é: aproveita que o preço é ótimo e pede a salada como entrada e um prato principal, ou então com um acompanhamento, senão a fome vai bater logo logo! Rs! 

Além da salada, também pedi uma Pink Lemonade e já virei fã. Muito difícil encontrar essa bebida nos restaurantes daqui… Agora já sei que lá tem!  

FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-09.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-19.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-28.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-25.JPG

Tarde de sorvete

Na minha ida seguinte, acabei tomando só um sorvete, mas foi ótimo para contar para vocês que logo na entrada fica um carrinho da Momo Sorveteria, e que você nem precisa se sentar para tomar um dos melhores sorvetes do Rio. Você pode escolher pagar e sair tomando ou então se sentar na mesa laranja compartilhada, onde a galera do grab & go costuma frequentar. Nessa área uma variedade de alimentos prontos como sucos, saladas, quiches, sobremesas. A ideia é pessoas que buscam praticidade encontrarem uma refeição completa e prontinha para levar para casa.

FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-16.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-07.JPG

Logo ao lado, foi montada uma espécie de deli com um mix de produtos como bebidas (vinhos e cervejas), gourmet (massas e molhos), vegana e funcional (aveia, granola, nuts). Há também um balcão com atendimento expresso que oferece cafés, doces e sanduíches, além do Fuel, um bar de sucos e shakes que oferece um cardápio funcional com opções para pré ou pós treino, beauty, detox, energizer, entre outros.

LINHA-CINZA.png

Almoço completo

Na minha última ida ao restaurante, acabei comendo mais, pois escolhi entrada, prato principal e sobremesa, além da Pink Lemonade, é claro! Dessa vez, eu e o Rodrigo, do insta @garfocarioca pedimos o tratare de salmão para começar. Depois fui na salada de abóbora assada com queijo de cabra, mel orgânico e folhas verdes, enquanto ele escolheu o Fetuccine a bolognesa, que também experimentei, e estava com os legumes bem temperados realçando o sabor do molho - uma das melhores massas que comi em tempos!  

Minha salada também estava gostosa, mas bem leve como comentei anteriormente. Apesar de ter ficado satisfeita, ainda escolhemos o Crumble de Banana para fechar o nosso almoço com chave de ouro. Sempre falo aqui que não sou fã de doces, mas valeu a pena exeprimentar esse, não era nada pesado. 

FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-12.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-23.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-01.jpg
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-26.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-22.JPG
FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-02.JPG

Também tive a oportunidade de conhecer a chef Maria Victoria, que comanda a cozinha aberta, salão e varanda com capacidade total para 40 lugares, onde é possível fazer eventos fechados e reuniões. Ela garantiu o uso dos melhores ingredientes, além de reforçar que a ideia é servir uma comida simples e descomplicada - já chega de restaurantes muito complicados no Rio. Quem concorda?

LINHA-CINZA.png

Minha experiência

Resumindo toda a minha experiência com o Fresh & Good, pude concluir que o restaurante tem uma qualidade muito boa para o preço que oferece. O atendimento foi melhorando ao longo das minhas idas, o que é bem compreensível, pois a tendência é, ou pelo menos deveria ser essa.

Hoje, posso afirmar que o Fresh & Good é uma das primeiras opções para almoço que vem na minha cabeça para uma reunião durante a semana, para ir sozinha ou até mesmo nos finais de semana com a família, antes ou depois da praia.   

O ambiente é super fun, atende de crianças e jovens e até os mais velhos, e como vocês perceberam, o cardápio também. É super versátil e sem mimimi. Você pode chegar e pedir o que quiser, de salada à massa, passando por hambúrguer e entradinhas - por isso acredito tanto no sucesso do restaurante!

Ouvi dizer que o brunch deles também é um super destaque, mas ainda não consegui experimentar. Também quero voltar para brindar o verão com um bom vinho, já que eles têm uma carta bem legal. E parece que em breve eles também abrirão para o jantar! Uhul!

FRESH-AND-GOOD-IPANEMA-08.JPG

Ainda pretendo retornar muitas vezes ali, e levar todos os parentes e amigos pra experimentarem também, porque já considero o restaurante a minha segunda casa. Tava faltando uma opção assim no Rio e fico feliz que eles preencheram essa lacuna, bem no coração de Ipanema!

Fresh & Good: Rua Garcia D’ávila, 56 - Ipanema

Horário de Funcionamento
Brunch: todos os dias das 8h30 às 11h30
Almoço: de segunda à domingo das 12h às 18h
Grab & Go: todos os dias até às 20h
Telefones: 21 3796.4163 // 3796.4177

Espero que goste da dica!

Leia também

Pulê: bistrô francês especializado em frango assado, com opções vegetarianas em Ipanema

Naturalie Bistrô: restaurante e café vegetariano em Botafogo

Conhecendo o restaurante Luce Cucina & Carbone no Fashion Mall

Beijocas,
Mandzy.

LINHA-CINZA.png
 
VC-TB-PODE-CURTIR.jpg
 

Introdução ao mundo dos vinhos com o sommelier João Pedro Vasconcellos

AULA-DE-VINHO-CAPA.jpg

Semana passada tive o prazer de ser convidada para a aula “Introdução ao mundo dos vinhos”, a bebida alcoólica que mais tenho consumido ultimamente, e é claro que não poderia perder! Como compartilhei alguns stories no Instagram, e como muita gente se interessou, resolvi criar esse post explicando como funciona essa maravilha de aula! 

LINHA-CINZA.png

Como surgiu a ideia?

Primeiro vou contar um pouquinho sobre o João Pedro Vasconcellos, que é sommelier na Symposium Bistrô e, ao perceber um interesse cada vez maior dos jovens pelos vinhos, decidiu iniciar esse projeto: dar aula de vinhos para nós! Uhul! 

Na verdade, o João tinha um sonho de que sempre que saísse com seus amigos para beber vinho, eles apreciassem tanto quanto ele. Por isso, nessa primeira etapa, ele tenta reunir as principais informações para que a gente possa apreciar mais a bebida. E eu posso afirmar que amei essa ideia! 

AULA-SOBRE-VINHOS-11.JPG

Há alguns anos venho tentando entender um pouco mais sobre esse universo, na hora de escolher um vinho no mercado ou na mesa do restaurante. Mas são tantos detalhes que eu acabo pedindo pra alguém escolher por mim, seja o garçom, seja o responsável pela parte de bebidas no supermercado. Rs!

Relembrando esse ano, ainda tive a oportunidade de me hospedar num hotel com a temática de vinho, onde pude fazer degustação e entrar no clima com a decoração do hotel, que fica em Barcelona. Foi demais! Para entender mais sobre essa experiência, veja o post: Praktik Vinoteca: hotel boutique que tem o vinho como tema em Barcelona

PRAKTIK-VINOTECA-BARCELONA-01.jpg
LINHA-CINZA.png

Conhecimento nunca é demais!

O fato é que entender sobre vinhos se tornou uma forma de empoderamento, principalmente para nós, mulheres, que normalmente deixamos a escolha nas mãos dos homens. Com esse novo formato de aula, bem simples e prática, nós já conseguimos ter uma opinião mais embasada, e uma certa confiança na “hora H” - aquela hora da escolha! hahaha. 

Mas atenção: você não vai sair da aula como uma expert do mundo dos vinhos, mas vai aprender as principais diferenças entre eles, além de várias dicas de harmonização, só para citar alguns conteúdos. Ainda pode levar todas as suas dúvidas, que o João vai te responder com prazer. 

Pontos que me chamaram atenção na aula

• Existem cerca de 10.000 tipos de uva catalogadas

• Quanto mais ácido o vinho, mais você saliva, e mais dá vontade de comer - sabiam disso? 

• O vinho laranja está voltando! Alô, caçadoras de tendências!  

AULA-SOBRE-VINHOS-01.JPG

Além disso, você vai aprender:

 • O que é o vinho 

• Como harmonizar cada vinho com estilo de pratos

• Quais são as 3 formas de analisar os vinhos

• Como armazenar vinhos já abertos

• Como são feitos os vinhos 

Isso tudo entre muitas outras curiosidades, ao mesmo tempo em que você prova os vinhos! Ou seja, é uma aula muito prática, com degustação! Ótima para abrir a nossa percepção sobre a bebida! 

Eu sempre soube que precisava aprender sobre esse mundo dos vinhos, mas não sabia que poderia existir uma aula nesse estilo descontraído e prático como o João criou! Já estou indicando para todas as minhas amigas, e quero participar dos próximos módulos mais avançados! :P 

Ainda falando de harmonizações, saí da aula entendendo muito melhor como combinar vinhos brancos, espumantes, vinhos tintos, além do bônus de termos um tira gosto na aula - que no meu dia foram empanadas e pães, mas isso muda de acordo com o dia. Separei algumas fotos de harmonizações que tenho feito ultimamente… ahhahaa

AULA-SOBRE-VINHOS-03.JPG
AULA-SOBRE-VINHOS-07.JPG
AULA-SOBRE-VINHOS-17.JPG

Quero participar da aula! Como agendar?

As aulas acontecem aos domingos, e agora também nos dias de semana, no espaço do João Pedro aqui no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e você pode agendar uma vaga sozinha ou em grupo diretamente com ele pelo Instagram @jpedro_v ;)

Ahhh, e não se preocupa que é super de confiança e aprovado por mim. Vai lá e depois me conta o que achou! Termino aqui com alguns snaps do que rolou por lá:

AULA-DE-VINHO-NO-RIO.JPG
LINHA-CINZA.png
LINHA-CINZA.png
 
VC-TB-PODE-CURTIR.jpg
 

Maison de la Plage: a sua maison de crepes em Copacabana

MAISON-DE-LA-PLAGE-CAPA.jpg

Semana passada fui conhecer a Maison de la Plage, um dos três bistrôs que oferece crepes de trigo sarraceno no Rio, de massa leve e deliciosa. Vem conhecer você também um pouco mais sobre a @minhamaison como ela é conhecida no Instagram!

 
RESTAURANTE-MAISON-DE-LA-PLAGE.jpg
 
LINHA-CINZA.png

O ambiente

Pensa num casarão datado do ano de 1928, que já foi um respeitável café de época, depois foi alugado e há pouco voltou para as mãos da família Paiva? Me encantei com a história por trás do bistrô, que está resgatando toda a aura de uma época de ouro de Copacabana! 

Tive a oportunidade de conhecer o bistrô, que também funciona como hospedaria, numa terça-feira de música ao vivo, e pude experimentar o menu do chef para dois, composto de: entrada + galletes - como são chamados os crepes de trigo sarraceno + sobremesa - que mais a frente conto com detalhes, mas já adianto que é puro sabor! ;)

FullSizeRender (1).jpg
FullSizeRender (2).jpg
LINHA-CINZA.png

O menu

Como eu disse acima, o menu do chef é composto por três pratos para duas pessoas. A entrada e a sobremesa são divididas, mas o prato principal vem em duas unidades separadas. É tudo já sugerido, para que você não se preocupe em escolher, mas também há a chance de trocar o sabor do crepe principal. Além disso, você pode escolher que seu menu venha acompanhado de Sidra ou não.

Entrada: aperitivo de linguicinha caramelada ao molho de sidra e mostarda dijon. Aprovado, o molho tem um fundo doce, mas não é enjoativo, creio que por conta da mostarda. Ideal para ir degustando enquanto ouve uma música e brinda com a Sidra.

CREPERIA-COPACABANA-RIO-01.jpg
 
 
ENTRADA-RESTAURANTE-MAISON-DE-LA-PLAGE.jpg

Prato principal: 2 galettes de magret de pato com peras caramelizadas no mel e mousseline de queijo de cabra. É aqui que você vai sentir a leveza da massa de uma galette, a qual eu particularmente nunca havia provado! Experimentei também a galette com recheio de filet mignon com mousseline de queijo de cabra boursin ao molho de cogumelos Paris com redução no vinho do porto e maçãs caramelizadas. Ambas estavam deliciosas, sendo a opção de filet mignon um pouco mais suave que a sugerida pelo chef, que já é mais marcante. Você costuma gostar de sabores mais suaves ou marcantes?

MAISON-DE-LA-PLAGE-CREPES.jpg
 
 
CREPES-VEGETARIANOS-RIO-DE-JANEIRO.jpg

Sobremesa: o famoso crepe Suzette na manteiga perfumada, sumo de laranja, flambado com licor cointreau e maçãs caramelizadas. Olha, a entrada e o prato principais eram bons, mas essa sobremesa... ganhou meu coração! É para fechar com chave de ouro mesmo! 

A ida ao bistrô também vale caso você só queira experimentar a sobremesa. Dessa forma, você vai querer retornar, nem que seja para repetí-la! :)

CREPE-SUZETTE-01.jpg
 
 

Espero que você se sinta inspirado a conhecer esse pedacinho da França no Brasil. Sempre digo que restaurantes típicos são uma forma de viajarmos sem sairmos da nossa cidade - o que vale para moradores do Rio. Se você é de fora, provavelmente irá passar por Copacabana, o bairro mais turístico da cidade, e também pode aproveitar para experimentar os sabores da Maison de la Plage!

Maison de la Plage
Rua Siqueira Campos, 182 - Rio de Janeiro
Terça à Sábado das 18h às 22h
Telefone: + 55 21 3082-1261 (indico ligar para perguntar sobre a música ao vivo)
Instagram: @minhamaison

Depois volta aqui e me conta o que achou, combinado? 

Leia também

Pulê: bistrô francês especializado em frango assado, com opções vegetarianas em Ipanema

Conhecendo o restaurante Luce Cucina & Carbone no Fashion Mall

Restaurante Pérgula, no Belmond Copacabana Palace: Conceito mediterrâneo com toque brasileiro

Restaurante Miam Miam: "comfort food" em Botafogo

La Nave Bistrô.Bar: ambiente descontraído no Planetário da Gávea

Beijocas,
Mandzy.

LINHA-CINZA.png
 
VC-TB-PODE-CURTIR.jpg