Meu roteiro completo de 15 dias pelo Reino Unido e Irlanda

No post de hoje vou compartilhar com você o meu roteiro de duas semanas pelo Reino Unido. Ah, e pela Irlanda também. É que o Reino Unido é composto por 4 países: Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte, mas a Irlanda é um país separado, que não faz parte do Reino Unido, mas é membro da União Européia.

Como todos esses países são muito próximos e pequenos em termos de extensão de terra, em 15 dias você consegue ver diversos destinos nessa região. Foi uma viagem que eu realmente amei fazer, até mesmo para desmistificar muitas coisas que eu tinha em mente… Mas vamos ao que interessa, que é o roteiro!

Contexto da viagem

O roteiro dessa viagem foi montado para uma viagem entre mãe e filha, ou seja, viajei apenas com a minha mãe. Nós escolhemos não fazer programas noturnos, concentrando nossos passeios na parte do dia - até porque fomos no verão e escurecia por volta das 20:30. Dá pra acreditar?

Nosso objetivo então era conhecer as cidades, tanto as grandes capitais quanto as cidades menores, passando por diversas paisagens, culturas e atividades. Vale ressaltar que mesmo as capitais não chegam nem perto das cidades grandes brasileiras em termos de tamanho e população. Cidades como Edimburgo e Dublin podem ser vistas até mesmo em um ou dois dias e você já terá uma boa visão.

Sendo assim, montamos um roteiro passando primeiro pela capital de cada país, e depois pelas cidades em volta. Mais a frente eu explico quais cidades eu incluiria caso tivesse mais tempo de viagem, mas eu não me arrependi em nenhum momento do que fizemos com esse período de tempo que tínhamos! :)

Roteiro de 15 dias

Nosso roteiro de 15 dias, que também foi de 15 noites, contou com as seguintes paradas - estou colocando em número de noites pois facilita na hora de fechar os hotéis em cada destino:

• 5 noites em Londres, Inglaterra

• 2 noites em Bristol com day trips para Stonehenge e Bath, Inglaterra

• 1 noite em Cardiff, País de Gales

• 4 noites em Dublin com day trips para Belfast, CLiffs of Moher e Galway, Irlanda e Irlanda do Norte

• 3 noites em Glasgow com day trips para Edimburgo e Stirling

Esse roteiro foi ideal para ter uma base de cada destino. É claro que, uma noite apenas no País de Gales não nos permitiu conhecer muita coisa sobre o país, mas como fomos no verão e os dias duravam muito, um dia inteiro num destino era sinônimo de muitos quilômetros percorridos, mesmo que a pé.

Roteiro detalhado

Abaixo você vai ver o nosso roteiro em cada destino, junto com nossa movimentação entre cidades. Leve sempre em consideração os deslocamentos internos no Reino Unido, pois apesar das cidades serem próximas, você deve pensar em como chegar e sair do aeroporto, rodoviária ou estação de trem, além do tempo no trânsito e do tempo de espera, principalmente no caso de viagens de avião.

Então vamos ver o que fazer em cada dia?

Dia 1: Londres - reconhecimento da cidade e do caminho real passando por locais como: Hyde Park, Green Park, Palácio de Buckingham, St James Park, The Mall, Trafalgar Square, Galeria Nacional, Parlamento, Abadia de Westminster, Ponte de Westminster e Big Ben.

Dia 2: Londres - parte sul passando por locais como: London Eye, Queen Walk, Tate Modern, Shakespeare Globe, London Bridge e terminando no The Shard, o prédio mais alto da Europa ocidental, de onde você tem uma vista incrível de Londres.

Dia 3: Londres - parte norte e oeste passando por locais como: Regent's Park (dali você pode ir ao Madame Tussauds - nós não quisemos), Baker Street, Camdem Town, Notting Hill, Palácio de Kensington, Museu de História Natural, Museu Victoria & Albert, terminando na loja Harrods.

Dia 4: Londres - parte leste passando por locais como: Museu Britânico, Leicester Square, Oxford Street, Picadilly Circus, Soho, Covent Garden, Catedral de São Paulo, London Tower e terminando na Tower Bridge (pode incluir passeio pelo Rio Tâmisa, Greenwich e National Maritime Museum - nós não quisemos).

Nesses quatro dias de passeio, você já vai conhecer o básico de Londres. Caso tenha mais tempo, pode ir explorando mais a fundo cada bairro ou retornar àqueles que mais curtiu.

Uma dica: como chove muito em Londres, aproveite os dias sem chuva para caminhar pelos lugares abertos e deixe os museus para os momentos de garoa. Assim você aproveita melhor o que a cidade tem a oferecer em cada momento da sua viagem!

Dia 5: Londres - Bristol - dia para acordar e seguir para Bristol, de carro, ônibus ou trem. Chegar em Bristol e conhecer a área da Catedral e o Millenial Promenade, aprendendo um pouquinho sobre essa cidade industrial que teve grande importância na história da Inglaterra. Mas Bristol funcionou pra gente como uma ponte entre Londres e Cardiff e também como um ponto para dormir próximo a Stonehenge e Bath.

Dia 6: Stonehenge + Bath - dia para acordar em Bristol e fazer o passeio para Stonehenge por conta própria, indo de trem até Salisbury, e na volta parar em Bath Spa, também de trem. Se atente ao último horário de trem para retornar para Bristol. Caso você prefira fazer o tour até Stonehenge e Bath, veja se consegue fechar saindo de Bristol, ou se encontra apenas saindo de Londres, pois há maior oferta por lá.

Dia 7: Bristol - Cardiff - dia para acordar em Bristol e seguir para Cardiff, a capital do País de Gales, de carro, ônibus ou trem. Chegar em Cardiff e sair para conhecer a cidade, passando pelo Bute Park, Cardiff Castle, e terminando o dia na região conhecida como Cardiff Bay junto ao Millenial Center. Jante por lá e depois pegue um táxi ou Uber pois é um pouco distante do centrinho.

Dia 8: Cardiff - Dublin - dia para acordar em Cardiff e seguir para Dublin. Nós fomos de avião com a Ryanair, empresa irlandesa low cost e apesar de ter atrasado um pouquinho, foi um vôo ótimo. O aeroporto fica cerca de 20 minutos de distância do centrinho de Cardiff e a melhor forma de chegar lá é de Uber ou táxi. Chegando em Dublin você pode fazer um reconhecimento da região em que está hospedada, visitar o Marrion Square, a Galeria Nacional e o Museu de História Natural (não fomos) e terminar o dia no Temple Bar. Caso tenha mais tempo, adiante alguns dos passeios que indiquei para o dia seguinte.

Dia 9: Dublin - dia para conhecer os pontos turísticos de Dublin, como a Trinity College, o Dublin Castle, a Grafton Street, a Christchurch Cathedral e a St Patrick's Cathedral. Você pode pegar um transporte e ir até o Phoenix Park, considerado um dos maiores da Europa (nós não fomos) ou pode conhecer a George Street Arcade, O’Connell Street, Henry Street e o St. Stephen Green Shopping e a loja Brown Thomas, ou até mesmo comprar ingressos para a fábrica da Guiness, onde se tem uma boa vista da cidade. Assim você fecha sua estadia em Dublin com chave de ouro!

Dia 10: Dublin - Belfast - dia para acordar em Dublin e pegar o carro, trem ou ônibus para Belfast. Fomos de trem com o return ticket para o mesmo dia. Chegando em Belfast, você deve conhecer todo o centrinho, passando pelo City Hall, Victoria Square, artes urbanas e pubs e voltar à noite para Dublin. Se atentar ao último horário de trem. Se der a sorte de estar lá num final de semana, não deixe de visitar o St. George's Market. Se curte navios, pode ir no Museu do Titanic e ter a impressão de que está lá dentro!

Dia 11: Cliffs of Moher + Galway - dia para acordar em Dublin e fazer o passeio para os famosos Cliffs na costa oeste da Irlanda, banhada pelo oceano Atlântico. Eu e minha mãe fizemos por conta própria, pegando alguns ônibus até chegar lá - mas NÃO RECOMENDAMOS, pois foi muito cansativo e perdemos muito tempo esperando os ônibus locais. Com o ônibus do próprio tour, tudo fica mais organizado e nesse caso especificamente, achamos que vale sim a pena pois é longe. Na volta passamos em Galway e jantamos por lá. Retornar para Dublin no fim do dia.

Dia 12: Dublin - Glasgow - dia para acordar em Dublin e seguir para a Escócia. Fomos de avião novamente com a Ryanair e dessa vez o avião não atrasou, haha. O aeroporto de Dublin é imenso, então se atente ao terminal e ao tempo de passar na segurança e tudo mais para não perder o seu vôo, afinal, é um vôo internacional. Nós decidirmos ir para Glasgow na Escócia, ao invés de Edimburgo pois não achamos hospedagens na capital, já que era a época do festival da cidade chamado Fringe. Chegando em Glasgow, visite a George Square, a Catedral e termine o dia num pub animado, pois Glasgow é conhecida justamente pela sua vida noturna agitada.

Dia 13: Edimburgo - como não conseguimos nos hospedar em Edimburgo, fizemos uma day trip para lá, mas você pode fazer o oposto: se hospedar em Edimburgo e fazer um passeio para Glasgow de trem, já que o trajeto dura cerca de 1 hora. Em Edimburgo você pode conhecer a Old Town e fazer quase todas as atrações turísticas a pé. Vá ao Castelo de Edimburgo, Castle Hill, Victoria Street, Princes Street Gardens, Galeria Nacional, Calton Hill, Parlamento, St James Quarter, Multress Walk e termine o dia num pub ou restaurante da região. Tem muitos lugares arrumadinhos para comer e beber em Edimburgo.

Dia 14: Stirling - faça um bate e volta de trem saindo Edimburgo ou de Glasgow para Stirling para conhecer uma cidade menor na Escócia, principalmente se você não tiver visitado o castelo de Edimburgo, pois o Castelo de Stirling é bem interessante. Veja as ruelas e arcades, suba até o castelo, tenha uma visão panorâmica de Stirling e coma algo por lá. Volte para a sua cidade de origem no fim do dia, se atentando sempre ao último horário de trem.

Dia 15: Glasgow - Londres - o final da nossa viagem foi no mesmo local de início: Londres, pois nosso vôo de e para o Brasil foi pelo aeroporto internacional de Heathrow. Por isso, fomos de trem de Glasgow para Londres, mas você também pode ir saindo de Edimburgo. Leve em consideração que essa viagem de trem é longa, durando cerca de 5 horas. Para quem vai buscar um avião de volta para o Brasil, acaba ficando arriscado e cansativo fazer isso no último dia. Por isso, dormimos uma noite a mais em Londres antes de voltar para o Brasil.

O que eu faria diferente

Acho que eu nem preciso falar aqui, mas obviamente foi um roteiro muito corrido. Só que, quando viajo, sempre quero conhecer bastante da região, por isso não me arrependo de nada. Minha mãe também tem um bom ritmo e consegue me acompanhar - ou melhor, sou eu quem acompanho ela - ela não se cansa, rs!

Mas duas coisas que eu levaria em consideração caso fosse repetir esse roteiro: a volta da Escócia para Londres e depois para o Brasil foi bem cansativa. Então uma possibilidade seria dividir Londres e deixar umas 2 ou 3 noites para o final da viagem, ou então viajar de avião da Escócia para Londres ao invés de perder as muitas horas de trem. A não ser que você veja essa viagem de trem como um passeio mesmo, aí vale a pena pois é bem interessante passar pelas cidades menores tanto na Escócia quanto no norte da Inglaterra…

Outro ponto é que o ideal para fazer esse roteiro com calma seria adicionar uma semana extra, ou seja, fazer em três semanas o que eu fiz em duas. Assim você conseguiria visitar melhor os locais fechados como museus, galerias e castelos, além de adicionar outras day trips que eu, por exemplo, não consegui fazer. Mas é claro que, dessa forma, além da viagem sair bem mais cara, você teria que ter dias a mais a disposição, além da disposição física. Então vale a pena pesar o que prefere.

Lembre-se também de que a época do ano que você vai influencia em muito na quantidade de passeios que você vai conseguir fazer. Eu fui durante o verão e indico que você vá na mesma época. Além de não ser tão frio e por isso ser mais fácil de você viajar com mala de mão - o que facilita na hora do deslocamento -, os seus dias vão render muito mais numa época em que escurece às 20:30 do que na época em que escurece às 16:30. Pense nisso!

Vou deixar aqui abaixo o roteiro que eu faria caso tivesse essa semaninha extra disponível, ok?

Roteiro de 21 dias

Como eu disse anteriormente, uma semana a mais ajudaria a encaixar day trips interessantes em vários dos países: Oxford e Cambridge, na Inglaterra, por exemplo, Giants of Causeway na Irlanda do Norte, e por aí vai.

Dá uma olhadinha no que pensei para você que tem um tempinho a mais para fazer esse roteiro:

  • 7 noites em Londres, adicionando day trips para Cambridge, Windsor, Oxford e Brighton (no verão), Inglaterra

  • 2 noites em Bristol, com day trips para Stonehenge e Bath, Inglaterra

  • 2 noites em Cardiff, adicionando day trip ao Caerphilly Castle e ao Three Cliffs Bay, que ficam fora da cidade, País de Gales

  • 2 noites em Dublin, Irlanda

  • 2 noites em Belfast, com day trip para Giants of Causeway, Irlanda do Norte

  • 2 noites em Galway, para fazer o passeio de Cliffs of Moher, Irlanda e talvez adicionar um pulo em Limerick ou Cork e de lá ir de avião para a Escócia

  • 4 noites em Edimburgo, adicionando day trips para Glasgow, Stirling, Highlands e o Lago Ness, Escócia

Não conseguiria detalhar tão a fundo esse roteiro de 21 dias porque não foi o roteiro que eu fiz, mas deixo aqui a inspiração e a possibilidade de você pensar e planejar seu roteiro dessa forma. Se eu fosse voltar, provavelmente faria tudo com mais calma, dando mais atenção a cada destino!


No geral, esses lugares dentro do Reino Unido e da Irlanda são ótimos para explorar junto com a sua mãe, em família, em casal e até mesmo sozinha. Sabe aquela viagem que não se tem idade certa? Ela é, de certa forma, confortável quando comparada à outros destinos como América do Sul e Ásia. Por isso, indico esse roteiro para absolutamente todo mundo!

xxx

Leia também

América do Sul: roteiro e dicas para visitar Chile, Peru e Bolívia no inverno

Sudeste Asiático: dicas e roteiro de 3 meses por 5 países

Meu roteiro de um mês pela Espanha

xxx

Gostou desse roteiro? Você prefere uma viagem mais curta e agitada ou uma mais longa e calma? Me conta aqui nos comentários!

Beijocas,
mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Onde se hospedar em Cardiff: The Beverly by Inkeepers

Oi, oi! No post de hoje eu vou indicar uma hospedagem muito graciosa próxima do centrinho de Cardiff, a capital do País de Gales! Se você está indo pra lá, não deixe de ler o meu roteiro de 15 dias pelo Reino Unido e Irlanda.

Agora vamos focar no que um hotel precisa nos trazer de conforto? Eu diria que dormir bem, tomar um banho gostoso e poder caminhar no entorno do estabelecimento são ótimos pontos de partida, e você? Vamos ver mais detalhes então sobre o que o The Beverly by Inkeepers tem a oferecer!

Sobre o hotel

Logo que chegamos, pensamos que o The Beverly era um pouco afastado do centrinho de Cardiff, mas logo que saímos para explorar mudamos de ideia: achamos que é uma região muito boa para se hospedar e bem próxima de tudo.

Há vários restaurantes e pubs nas casinhas ao redor do hotel e o The Beverly tem seu próprio pub que funciona como restaurante servindo café da manhã até as 11:30 e jantar até as 21h. Depois desse horário, o pub continua servindo bebida até meia-noite, o que é de costume no Reino Unido.

Apesar de ser um pouco barulhento por conta disso, é bem legal pois traz um clima animado, assim como a cidade traz - Cardiff é uma das cidades mais agitadas em que passamos!

Reserve esse hotel pelo Booking!

No The Beverly você vai encontrar uma seleção tanto de quartos duplos quanto de quartos familiares com sofá-cama. Então não importa com quem você esteja viajando, se é em casal, em dupla ou em grupo, esse hotel é uma ótima opção para que você tenha uma boa noite de sono.

Com tudo reformadinho e decorado num estilo tradicional com toques de cor e elegância, o hotel também conta com carpetes que trazem um ambiente confortável. A minha impressão era de que parecia que estávamos num apartamento mesmo! 

Os quartos oferecem uma série de recursos e comodidades, incluindo wi-fi grátis, TV digitais grandes, camas confortáveis (posso provar!), utensílios para chá e café, mesa para colocar o trabalho em dia após um dia turistando e banheiro reformado.

A suíte conta com chuveiros potentes que valem a pena, além de toalhas grandes e macias. Há também estacionamento gratuito no local e uma esplanada que é perfeita para noites de verão.

Com a sua localização conveniente no centro da cidade, a melhor acomodação de valor, quartos confortáveis ​​e tradicionais em um edifício histórico e comida de pub de alta qualidade e cervejas de barril, nosso hotel recentemente reformado, The Beverley, realmente tem tudo.

A base perfeita para explorar a capital galesa, este hotel tradicional em Cardiff permitirá que você desfrute de uma noite de sono confortável e um menu repleto de deliciosas comidas sazonais de pub, juntamente com uma grande variedade de cervejas de pressão, cervejas e cidras engarrafadas e uma grande variedade de destilados, refrigerantes e vinhos.

Localizado num elegante edifício vitoriano, no coração de Cardiff e perto da M4 e do Estádio de Cardiff, o The Beverley está perfeitamente situado para proporcionar uma estadia memorável, quer viaje em negócios ou lazer.

Leia também:

País de Gales: infos, roteiros e dicas

O quarto

Pegamos um quarto com uma cama de casal para eu dividir com a minha mãe. Apesar de um pouco apertado, esse quarto era bem confortável, com uma boa televisão, tinha um bom espelho de corpo inteiro, abajures de cada lado da cama, e uma escrivaninha com café, chás e chaleira elétrica. Também encontramos um secador de cabelo muito bom na gaveta dessa escrivaninha, que salvou!

O quarto também contava com local para guardar os casacos e a decoração era bem interessante com quadros dos principais pontos turísticos de Cardiff.

O banheiro tinha um tamanho grande e era todo reformadinho, com luzes no espelho e o box com chuveiro grande e bem gostoso. Eles também disponibilizavam shampoo, condicionador, sabonete líquido e hidratante, mas o shampoo não foi muito bom para o meu cabelo não, deixou super ressecado! Rs!

Reserve esse hotel pelo Booking!

Café da manhã

O café da manhã era pago a parte e resolvemos experimentar o café irlandês que vinha com vários itens no prato: ovo, bacon, salsicha, feijão adocicado, pão, manteiga, hashbrowns, um tomate e cogumelo. Confesso que me surpreendi com o feijão, é uma delícia! Experimente.

Para acompanhar, pedimos suco de laranja. Suco de laranja e suco de maçã são duas opções sempre presentes nos restaurantes do Reino Unido. Para não enjoar, eu ficava revezando entre os dois, afinal, eles não possuem a quantidade de frutas que nós temos aqui no Brasil, né?

Sobre o pub

Considerado um dos melhores pubs da região, com a presença de muita gente local, que não necessariamente está hospedada no hotel, o pub serve uma variedade grande de comidas e chopps de qualidade (os chamados craft beers) em um ambiente agradável. Além dos chopps, é possível pedir bebidas especiais que incluem cervejas artesanais escolhidas a dedo de todo o mundo – todas servidas com muito charme e personalidade, além de drinks e doses de gin, vodka e whisky.

O menu conta com bifes, hambúrgueres e pratos clássicos de pub preparados na hora com ingredientes sazonais. Há também o menu de café da manhã que é mais para um brunch, pois é super bem servido! Escolhemos o Small Irish Breakfast e dividimos em duas, já que não temos o costume de comer muito pela manhã. Agora imagina o grande? Deve ser comida à beça…

Sobre Cardiff

Não faltam coisas para fazer nos arredores do hotel. Localizado no coração da capital galesa, há uma oferta infinita de atrações e comodidades próximas que podem ser feitas a pé, incluindo o Castelo de Cardiff, o Bute Park, e mais afastados o Museu Nacional, a Cardiff Bay e o Wales Millennium Centre ou explore a baía de outra maneira com um passeio de barco pela Cardiff Bay.

Cardiff também oferece muitas lojas, restaurantes e pubs. Em Cardiff Bay há uma grande variedade de restaurantes e vistas à beira-mar. Para compras, vá ao Cardiff Central Market, Grand Victoria Arcades e St David's Shopping Center.

Reserve esse hotel pelo Booking!

Você acha que ficou faltando alguma informação?

Deixa aqui nos comentários.

Beijocas,
mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

País de Gales: infos, roteiros e dicas

Antes de 2022 eu não imaginava conhecer o País de Gales… acho muito chic quem diz que vai visitar esse país! Mas isso é pura ilusão… o País de Gales é um país como qualquer outro e não tem nada de tão especial assim, rs!

De qualquer forma, foi um destino que eu amei conhecer na minha última viagem pelo Reino Unido. Então se você quer saber mais sobre ele, ou pretende seguir o meu roteiro, nesse post você vai ver as melhores dicas sobre o País de Gales!

Infos

O País de Gales pertence ao Reino Unido e fica entre a Inglaterra e a ilha da Irlanda. É possível chegar na capital Cardiff de carro, ônibus ou trem, mas você também pode voar até o país. Wales, como é chamado em inglês, é um país conhecido pelos seus parques naturais, castelos medievais e vida noturna agitada na capital - muita gente comemora despedidas de solteiro por lá!

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, que não dá nem metade da população do Rio de Janeiro, o país conta com apenas 20 mil km² de terra. Já deu pra perceber que é fácil incluir Wales no seu roteiro pelo Reino Unido, né?

Fui com a minha mãe de Bristol, na Inglaterra, até Cardiff de ônibus numa viagem de cerca de 1 hora de duração, passando por uma ponte que corta caminho. É um destino interessante para casais curtirem uma boa gastronomia, famílias que buscam lugares interativos, jovens que buscam uma vida noturna agitada e até mesmo aposentados que querem conhecer um pouco mais de história.

Leia também:

Onde se hospedar em Cardiff: The Beverly by Inkeepers

A gastronomia na capital me surpreendeu: existem diversos restaurantes, bares e pubs onde você pode degustar boas comidas e bebidas. Para um fim de tarde, indico a região de Cardiff Bay, onde você pode encontrar desde os cafés e sorveterias bem conceituadas, até restaurantes bem arrumadinhos, com diversos tipos de culinária.

Por volta do século XV, o rei inglês Eduardo I (retratado no filme Coração Valente) invadiu os territórios celtas, destruindo cidades inteiras e construindo imponentes fortificações. É por isso que, hoje, Gales é o país com maior número de castelos por metro quadrado no mundo!

Para solidificar seu poder na região, Eduardo I definiu que todo filho primogênito do rei ou rainha da Inglaterra (ou seja, o primeiro na linha de sucessão do trono) receberia o título de Príncipe de Gales.

Hoje, o detentor do título é o príncipe Charles, no futuro poderá ser o príncipe William, e daí por diante.

Apesar da influência anglo-saxônica no País de Gales, a cultura manteve heranças dos povos celtas que ocupavam a região, como o idioma e as lendas.

Os galeses têm dois idiomas oficiais: a língua galesa, que é língua dos celtas, e o inglês, que foi herdado dos colonizadores. Ou seja, você não vai ter problemas em se comunicar em inglês por lá. Porém, muitas vezes terá que fazer um esforço, pois assim como na Escócia e na Irlanda, o sotaque deles é beeeem carregado!

O clima no país é bastante instável e o tempo pode virar de uma hora para outra. Portanto é importante você andar sempre com um guarda-chuva e com casacos para sobrepor caso a temperatura caia.

Durante o verão, que foi a época em que visitei Gales, não fazia calor, mas pelas minhas pesquisas é um dos melhores momentos para conhecer o país, principalmente para quem quer conhecer as praias e aproveitar melhor o dia, já que o sol de põe mais tarde.

Ou seja, se você assim como eu busca passeios ao ar livre, é melhor viajar entre os meses de junho e outubro, quando chove menos e as temperaturas estão mais agradáveis. Já no inverno, assim como todos os destinos no Reino Unido, você pode aproveitar o frio e passear pelos mercados de Natal, e ter um outro panorama do país. Eu, como boa carioca, não me arrisco a ir no inverno! Rs!

Leia também:

Onde se hospedar em Cardiff: The Beverly by Inkeepers

Roteiros

O seu roteiro pelo País de Gales vai depender da quantidade de dias de viagem que você tem. Você pode passar apenas uma noite na capital Cardiff para conhecer o centro de Wales, ou aumentar duas a três noites e conhecer o entorno com idas à parques e castelos.

Roteiro de 3 dias no País de Gales para quem vai de carro:
• 1 noite em Cardiff -
Chegada em Cardiff e caminhada pela cidade passando pelos pontos turísticos e terminando o dia no Cardiff Bay. No dia seguinte, acordar e fazer o passeio para o Caerphilly Castle e depois seguir estrada parando pelos pontos: Parque Nacional Brecon Beacons + cidade de Brecon + Builth Wells + Llyn Clywedog + Beddgelert
• Dormir 1 noite em
Betws-y-Coed para acordar e visitar a cidade de Betws-y-Coed + o Parque Nacional Snowdonia + Castelo de Caernarfon + Beaumaris Castle, na Ilha de Anglesey + Conwy Castle na cidade de Conwy
• Dormir 1 noite em Conwy e seguir viagem para o próximo país

Se você não for alugar carro, sugiro ficar 3 noites em Cardiff e de lá agendar tours para o Caerphilly Castle e para outros destinos que você se interessar.

Com esse roteiro você já consegue ter uma visão geral da capital, da parte histórica e da parte de beleza natural que o Gales tem a oferecer!

Dicas

• A moeda local é a Libra, que torna a viagem um pouco mais cara do que passear pelo resto da Europa em euros. Se prepare com o planejamento de gastos. Em alguns lugares no Reino Unido pode ser mais difícil usar dinheiro em espécie e você pode precisar do seu cartão de crédito.

• Não há voos diretos do Brasil para o País de Gales. É preciso fazer uma conexão em alguma capital da Europa, por isso sugiro sempre fazer uma parada mais longa e aproveitar para conhecer outro país. Eu fiz um roteiro de 15 dias pelo Reino Unido e Irlanda, mas você também pode ir via Paris, Londres e Amsterdã. Escolha o que se enquadra melhor no seu estilo de viagem e também no seu bolso!

• Em Cardiff, o aeroporto internacional fica a 25 minutos de distância do centro. O aluguel de carro em Gales é muito simples e as estradas são, no geral, bem mantidas e sinalizadas. Só tome cuidado com os parkings (tente entender bem como fazer para pagar suas horas de estacionamento nas ruas e também com a velocidade das vias)

• Se atente para o fato de que no Reino Unido a direção é na mão inglesa, com o volante do lado direito do carro!

• Viajar de avião é uma opção interessante para quem quer ganhar tempo visitando destinos internos no Reino Unido, como por exemplo o trajeto entre Cardiff em Gales - Dublin, na Irlanda, num vôo de apenas 45 minutos. Fiz esse trajeto com a Ryanair e foi bem tranquilo!

Se você for visitar apenas Cardiff, não se preocupe pois há transportes internos e também há a opção de fazer tudo a pé, já que as distâncias não são tão grandes entre um ponto e outro. De qualquer forma, sempre terá um táxi disponível - indico voltar de Cardiff Bay de táxi pois fica um pouco mais afastado do centro e à noite não é muito agradável.

Leia também:

Como incluir a Grécia no seu roteiro usando múltiplos destinos

Voando pela primeira vez de IBERIA no trecho Rio-Madri-Atenas

• Sua mala deve ser bem variada caso faça uma viagem grande pelo Reino Unido. Mesmo no verão, peguei dias bem frios e tive que me vestir com camadas e um trench coat por cima para barrar o vento. Caso vá no inverno, você possivelmente vai precisar de roupas térmicas, cachecóis, gorros e luvas.

• Os meses de julho e agosto são os mais movimentados, o que faz subir os preços de hospedagem, transporte e alimentação. A vantagem é que os transportes aéreos e marítimo aumentam a frequência, mas fica mais difícil encontrar acomodação. Outra vantagem de ir nestes meses é que os dias acabam sendo mais longos já que o sol se põe mais tarde, por volta das 20:30.

• Brasileiros não precisam de visto para entrar no País de Gales, que faz parte do Reino Unido.

• O fuso é + 4 horas do horário de Brasília.

• A corrente elétrica no território galês é de 230v, (50 Hz). E os formatos das tomadas são dos tipos G e F, de dois pinos. É bom levar seu adaptador internacional.

• A gorjeta não é esperada no País de Gales. Claro que, se der um agrado, eles vão gostar, mas isso não é obrigatório por lá. O que fazíamos muitas vezes era deixar o troco do pagamento para o garçom.

• É importante lembrar que, se você está viajando com Euros, terá que fazer o câmbio pela moeda local, a Libra. O euro é aceito em poucos lugares e não adianta levar muito dinheiro em espécie para o Reino Unido pois muitos dos gastos serão feitos através do cartão de crédito. Eles estão explorando cada vez mais a pegada cashless.

• O País de Gales é um ótimo destino para mulheres viajando sozinhas. O país não oferece grandes riscos, mas não custa ficar atento com bolsas e carteiras em áreas muito cheias, principalmente durante o verão.

Leia também:

Onde se hospedar em Cardiff: The Beverly by Inkeepers

Você acha que ficou faltando alguma informação? Deixa aqui nos comentários.

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR