Como se manter hidratada: 6 dicas para começar a beber água ao longo do dia

HIDRATADA-CAPA.jpg

Com certeza beber mais água está nas promessas de ano novo de muitos de nós! Realmente, a gente não bebe água suficiente e precisa mudar isso de uma vez por todas. Mas, o que acontece é que, mesmo colocando essa meta, é difícil cumpri-la no passar dos dias, quando um turbilhão de coisas está acontecendo...

Por esse motivo, acredito que o mais importante de tudo é: sabermos o por quê precisamos da água, para que essa consciência nos faça mudar esse hábito - não só pelo fato de alguém nos dizer que precisamos da água, mas sabendo lá no fundo o quanto ela é importante para o nosso corpo e para a nossa mente.

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-02.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-08.jpg
 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-06.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-03.jpg

Nosso corpo precisa da água pra funcionar bem. Quando perdemos água através do suor, precisamos repô-la, senão ficamos desidratadas. A desidratação leva à dores de cabeça, fatiga, cãibras, etc. Você já parou pra imaginar que quando está cansada ou com dor de cabeça você pode estar desidratada? 

Além do nosso corpo precisar da água, nossa mente também precisa dela. A desidratação pode causar falta de concentração e perda de memória, além de afetar na coordenação motora. Diversos estudos também apontam que a falta de água é grande causadora de estresse pela perda do líquido e consequente aumento desse hormônio. E mais: a água na quantidade ideal pode ajudar a potencializar os níveis de inteligência. 

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-10.jpg

A quantidade ideal de água é cerca de 8 copos por dia, de 2 a 3 litros dependendo do seu organismo. Mulheres grávidas e pessoas doentes costumam ser "obrigadas" a beberem mais. Mas a verdade é que todos nós precisamos de bastante água, sempre! Concorda?

Para começar a cultivar esse hábito, eu sugiro algumas dicas:

1. Se acostume a beber água ao longo do dia e não apenas quando sentir sede. Os aplicativos que despertam de hora em hora para que você beba um copo podem ser úteis para te ajudar nesse processo, nem que seja apenas nas primeiras semanas, quando você vai criar esse hábito.

COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-04.jpg
 

2. Acorde e beba 2 copos, ou um copo grande de água com limão de manhã. Quando a gente dorme, o nosso corpo desidrata, por isso é importante beber água antes de fazer qualquer outra coisa pela manhã. Dessa forma você repõe o que perdeu e levanta com mais energia. De preferência, beba essa mistura morna, pois o nosso corpo gasta mais energia para processar a água gelada do que a morna. Esprema 1/2 limão para cada copo d'água e dê preferência sempre por limões frescos e orgânicos. 

3. Beba mais 2 copos antes de fazer qualquer exercício físico. Logo antes de sair para a academia, ou assim que chegar na academia, se hidrate, pois você estará prestes a perder muita água!

4. Continue se hidratando enquanto perde suor. Durante os exercícios, principalmente os aeróbios, que nos fazem suar mais, reponha esse líquido, a cada 20 minutos. Você pode ir bebendo devagar, bem pouquinho, mas não deixa de se hidratar durante esse tempo, pois a desidratação pode te trazer dores de cabeça, fadiga e cãibras, como eu já disse antes.

COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-09.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-07.jpg

5. Depois dos exercícios, se hidrate novamente. Beba mais 2 copos logo em seguida, e vá espaçando outros copos ao longo do dia (caso você faça exercícios de manhã). Caso faça a noite, você já deve ter bebido no mínimo 6 copos d'água ao longo do dia, não é mesmo? :)

6. Antes de ir para a cama, beba um último copo. Assim você vai dormir sabendo que vai desidratar, mas não tanto assim. Hehehe!

Espero que as dicas tenham sido úteis e inspire você a beber mais água. Comece aos poucos, colocando metas diárias, depois semanais, e quando você menos esperar vai estar bebendo a quantidade necessária, sem grande esforço! ;)

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-05.jpg
 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-11.jpg

Me conta se você já bebe a quantidade ideal de água ou qual dificuldade teve para mudar esse hábito!

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Pulê: bistrô francês especializado em frango assado, com opções vegetarianas em Ipanema

LE-PULE-CAPA.jpg

Sábado foi dia de conhecer um bistrô recém inaugurado aqui em Ipanema, do mesmo dono do Canastra, indicado por uma amiga (beijos, @gab.lobo)! Basta olhar algumas fotos do lugar e dos pratos que já dá vontade de conhecer e se inspirar... fique agora com os detalhes da minha experiência conhecendo o Pulê.

Mas antes, vou contar uma curiosidade: descobri na matéria publicada pela coluna Ela do Jornal O Globo, que o restaurante é do descendente do escritor russo Liev Tolstói, Vassia Tostói, fotógrafo francês, casado com a brasileira Daniela. "A ideia era fazer um simples frango de padaria, mas ficou chique" - disse ela. O casal está há 10 anos juntos e frequentemente viaja para a Rússia, para encontros da família que possui o segundo museu mais visitado do país! Bela história, não?

Leia também o post: Maison de la Plage: a sua maison de crepes em Copacabana

divisoria-amor-ak.png

DECOR

Um caso de amor à primeira vista. Começando pelas plantas e a decoração super tropical do restaurante - incluindo papeis de parede, parede de tijolos brancos e os famosos azulejos de metrô inglês, além de muita madeira e mesas de mármore <3. Ambiente descontraído, de super bom gosto e cheio de detalhes para se inspirar. Leve algum tempo reparando realmente nos quadros, porta retratos, almofadas e nas louças.

Quando se trata de iluminação, o bistrô se divide. A parte da frente é bastante clara, pois deixa entrar a luz natural, já a parte dos fundos, é bem mais escura, e traz um clima intimista. Como sempre prefiro almoçar em locais bem iluminados, escolhi uma mesa perto da entrada. Cheguei  por volta das 13h e ainda tinha alguns lugares vazios. Às 14h estava com fila de espera! 

O Pulê é aquele lugar que te faz se sentir em casa, conversar sem parar (o que tem o lado bom e o lado ruim), além da opção de pedir alguns drinks para brindar. Fui com uma amiga, a @robertapatez e curtimos muito, mesmo sem termos pedido drinks. Estava um pouco quente - parece que o ar condicionado não dava muita vazão - então bebemos bastante água.

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-15.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-06.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-02.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-04.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-16.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-14.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-17.JPG
LOOK: ÓCULOS RAYBAN | TOP EVHOÉ INTIMATES | CAMISA COTTON ON | CALÇA DRESS TO | TÊNIS ANACAPRI | BOLSA BLOOM BAGS | ANEL B.LEAL

LOOK: ÓCULOS RAYBAN | TOP EVHOÉ INTIMATES | CAMISA COTTON ON | CALÇA DRESS TO | TÊNIS ANACAPRI | BOLSA BLOOM BAGS | ANEL B.LEAL

divisoria-amor-ak.png

MENU

Agora vamos ao que interessa, a comida! O nome Pulê vem do francês Poulet que significa frango. O carro chefe é um frango assado muito bonito, que o pessoal da mesa ao lado pediu, e eu não tive coragem de pedir para fotografar, mas confiem, deve ser muito bom! Como vocês sabem que não sou tão fã assim desse estilo de comida, acabei indo numas opções que foram perfeitas para mim!

De entrada, eu e Roberta dividimos o Tarte Tatin de queijo de cabra, cebola confitada e tomate italiano. Servido com rúculas e castanhas, com um molho delicioso. Amei! No menu também há algumas entradas mediterrâneas como a Salada Grega, Provoleta, Camembert, Shitake e Cuzcus Marroquino.

O ponto alto foi realmente quando chegaram as louças para dividirmos a entrada. É cada prato mais lindo que o outro: alguns com ilustrações de coqueiro, outros de araras e outros florais. Dá vontade de levar pra casa! Hehehe!

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-13.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-10.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-12.JPG

Hora do prato principal e precisamos de alguns minutinhos pensando. Ficamos na dúvida entre o Risotto Vegetariano de abóbora japonesa e gorgonzola, e o Babaganouch com Gravlax de Salmão - traduzindo: salmão marinado e sagu com caviar de berinjela. Acabamos pedindo os dois e experimentamos um pouco de cada, e foi a melhor coisa que fizemos!

Os sabores se misturavam muito bem na boca. Agora, achamos meio desproporcional, pois o risotto era um prato bem grande se comparado com o salmão, vejam pela foto. Mas como dividimos, acabou sendo perfeito, pois as duas comeram mais ou menos a mesma quantidade. Super indico fazerem dessa forma!

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-01.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-03.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-09.JPG

Dentre as outras opções do menu estavam: Humus com pipoca de grão de bico, Linguini com frutos do mar, Polvo Grelhado com pupunha fresca e, é claro, o Frango Assado, único prato que serve duas pessoas, vem com batata calabrese e cebola, um acompanhamento e um molho à escolher. Também é possível escolher a carne ou o peixe da noite com acompanhamentos para o jantar.

De sobremesa, as opções variam em Carpaccio de Abacaxi, Mousse de Chocolate e Sorvete. Obviamente, se você me conhece, sabe que nunca sobra espaço para a sobremesa por aqui, hahaha! Mas se eu fosse escolher, iria certamente experimentar o carpaccio, que vem com especiaria, crumble e sorvete. Hmmmmm! 

Sobre os sabores, não temos nada a reclamar. Restaurante de alta qualidade e diversas opções, preço justo para o local e ambiente acolhedor. Só estava um pouco quente! Rs! E como designer não curti muito o projeto do cardápio e o guardanapo (identidade visual como um todo). Mas de resto, recomendo para todos os cariocas e turistas, uma ida em família, com amigos, ou em casal. Espero voltar em breve à noite para alguns drinks e novos pratos! ;)

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-05.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-07.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-11.JPG

Pulê Restaurante & Bar
Aberto todos os dias para almoço e de terça à domingo para jantar
Rua dos Jangadeiros, 10 - Praça General Osório, Ipanema
Telefone:  (21) 2523 2466
Instagram: https://www.instagram.com/pule.restaurante/

Espero que goste da dica! E já sabe, se for, conta aqui nos comentários o que achou! ;)

Leia também

Restaurante Miam Miam: "comfort food" em Botafogo

Conhecendo o restaurante Luce Cucina & Carbone no Fashion Mall

Maison de la Plage: a sua maison de crepes em Copacabana

Restaurante Pérgula, no Belmond Copacabana Palace: Conceito mediterrâneo com toque brasileiro

La Nave Bistrô.Bar: ambiente descontraído no Planetário da Gávea

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Café Secreto: hidden spot que todo carioca deveria conhecer

CAFE-SECRETO-CAPA.jpg

Sexta passada foi dia de brunch no Café Secreto, e quem me acompanha no Instagram (@amanda.kraemer), viu que eu mostrei um pouquinho do ambiente super descolado, além do nosso pedido. Fui com uma amiga e curtimos muito o clima europeu que o Café Secreto proporciona. Quem também quer conhecer?

O café fica na Vila do Largo, uma vila do início do século passado, que até hoje mantém os tijolos aparentes nas suas construções contrastando com as plantas verdinhas. Hoje, o ambiente é usado para diferentes propostas, sendo que algumas casas/ateliês funcionam como espaços de co-working, outras como lojas e cafés e até mesmo residências. Tudo isso bem pertinho do metrô do Largo do Machado, que liga os bairros do Flamengo, Laranjeiras e Catete na Zona Sul do Rio.

VILA-DO-LARGO-6-03.jpg
VILA-DO-LARGO-6-04.jpg
VILA-DO-LARGO-6-01.jpg
VILA-DO-LARGO-6-02.jpg

Comandado por Gabi Ribeiro, que é formada em cinema mas trabalhou em cafés e restaurantes na França, quando voltou ao Brasil, encontrou o espaço para abrir o seu próprio negócio. Nascida em Santos, sempre ouviu histórias sobre o café que passava pelo porto de sua cidade - principal ponto de embarque dos grãos e da chegada de imigrantes no século XX para trabalhar nas principais lavouras de café do país - e nunca deixou de ter uma ligação com esse universo.

Ao lado do expert Raul Ribeiro, eles buscam manter um cardápio bem artesanal com xícaras de diversos tipos de café, além de pães de fermentação natural. Eu e Dani pedimos um cappuccino, um mocaccino, o pão com geleia e manteiga, e uma torta de chocolate. Estava tudo delicioso, só a torta que achamos um pouco doce demais, mas fiquei com vontade de voltar para experimentar o iogurte com granola, os cookies, o café gelado com limão e o chá de hibisco com laranja nos dias mais quentes. Hmmmmm! =P

CAFE-SECRETO-RIO-07.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-05.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-08.jpg

O ambiente intimista é ideal para dias mais frescos, quando o carioca não pensa em praia ou lugares a céu aberto. A atmosfera quentinha e acolhedora, e como o próprio nome já diz, bem escondido da correria da cidade, trazem esse clima de cidadezinha europeia, em pleno Rio de Janeiro. Livros, revistas, música e cartazes, tudo contribui para nos teletransportar nem que seja por uma horinha durante a semana agitada, já que o café funciona em horário comercial.

CAFE-SECRETO-RIO-01.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-03.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-06.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-09.jpg

Eu poderia me estender, contando quantos métodos de preparar café eles tem por lá, mas acredito que essas coisas devem ser vistas com os próprios olhos e entendidas através de conversas no próprio local. O barista explica tudo! Se você é do Rio ou está visitando a Cidade Maravilhosa, mas gosta de programas mais alternativos, vai adorar conhecer o Café Secreto!

CAFE-SECRETO-RIO-04.jpg

Café Secreto
Rua Gago Coutinho, 6 - Vila do Largo, casa 8 - Laranjeiras
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 9h às 18h. Não abre nos fins de semana.
Facebook: https://www.facebook.com/cafesecretorj/
Instagram: @cafesecreto_rj

Gostaram da dica?

Leia também

Naturalie Bistrô: restaurante e café vegetariano em Botafogo

Casa Tuxi: pousada descolada com bar & restô em anexo

Restaurante Miam Miam: "comfort food" em Botafogo

Maison de la Plage: a sua maison de crepes em Copacabana

Degustando os novos drinks do Gurumê, com Alex Mesquita

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR