Bruges: uma tarde nesta cidadezinha medieval da Bélgica

Como chegar

Bruges é uma cidadezinha medieval e intensamente cultural, situada no noroeste da Bélgica. Muitos turistas que visitam a capital Bruxelas acabam tirando pelo menos um dia para conhecer Bruges, já que a viagem de trem dura apenas 1 hora e o bilhete custa cerca de 20 euros. Não é necessária a reserva de assentos, mas se você já está planejando essa viagem, procure comprar antecipadamente para garantir o melhor preço!

estacao
estacao

O centro histórico de Bruges foi considerado patrimônio da humanidade pela Unesco em 2000, principalmente por sua preservação desde a Idade Média até os dias de hoje.

Praça Burg

É a única parte realmente movimentada da cidade, onde se vê turistas de diversos países fazendo seus lanches e tirando fotos. É o coração da cidade, onde está a arquitetura histórica da cidade, assim como esculturas famosas. É nela que fica a Stadhuis, um edifício gótico de 1367 que abriga a prefeitura da cidade. Há charretes que fazem passeios e dão um charme a mais na cidade - fazem parecer que você está numa cidade cinematográfica para a gravação de um filme de época.

bruges6
bruges7

O Campanário 

É o mais famoso dos campanários de Bruges e atua como símbolo da cidade. Também conhecido como Halletoren, a torre possui 47 sinos em seu topo e 83 metros de altura. Com seus 366 degraus a 5 euros, eu não tive tempo - e nem vontade - de subir. Apesar das escadas serem estreitas e a subida ter que ser feita em etapas, dizem que a vista é válida: dá para ver quase a cidade inteira lá de cima.

bruges1

O City Tour

Como eu tinha poucas horas para aproveitar a cidade, resolvi embarcar no City Tour para conseguir ver as principais atrações da cidade. O ônibus sai da praça principal, de 30 em 30 minutos e o passeio dura cerca de 50 minutos. Resumindo: você não sai do ônibus como é comum nos ônibus de turismo hop-on, hop-off das principais cidades européias, apenas passeia pelas ruazinhas enquanto ouve informações no fone, em diversas línguas. O passeio completo custa 16 euros para adultos e 9,50 para crianças. Mais informações: http://www.citytour.be/

citytour

Os canais

Bruges é chamada de Veneza do Norte por sua enorme quantidade de canais. O city tour também pode ser feito de barco e dura apenas 30 minutos. Dessa forma você consegue ver as construções de outra perspectiva, bem de frente e de perto e ainda pode jogar moedinhas nas águas - de preferência moedas em real - que te tragam sorte. Minha sugestão é fazer os dois passeios, de ônibus e de barco se você tiver tempo - e paciência.

bruges2

Pedalando

Uma boa forma de se conhecer a cidade é de bike. Como a cidade é toda plana, é possível pedalar bastante sem se cansar, e você ainda pode ir parando nas lojinhas de chocolate, museus e outros pontos que ache interessante, diferente dos passeios de ônibus e barco. Lá, as bicicletas têm preferência e todos respeitam. Fica a dica!

bruges4

Os moinhos

Em Bruges também é possível se deparar com moinhos originais dos anos de 1765 e 1770. Eles ficam na área mais verde da cidade, na rua Dampoort e não devem ser deixados de lado. É realmente uma parte bonita da cidade, talvez a minha preferida!

bruges6

Eu gostaria de voltar a Bruges pois acho que ainda há muitos lugares escondidos que eu poderia ter explorado melhor. Apesar da cidade ser pequena, há muito o que fazer e eu teria ficado pelo menos mais 3 dias por lá, apesar do tédio que sentiria à noite! :)

Espero que tenham gostado. Beijos,

mandzy.