Café Secreto: hidden spot que todo carioca deveria conhecer

VILA-DO-LARGO-6-03.jpg

Sexta passada foi dia de brunch no Café Secreto, e quem me acompanha no Instagram (@amanda.kraemer), viu que eu mostrei um pouquinho do ambiente super descolado, além do nosso pedido. Fui com uma amiga e curtimos muito o clima europeu que o Café Secreto proporciona. Quem também quer conhecer?

O café fica na Vila do Largo, uma vila do início do século passado, que até hoje mantém os tijolos aparentes nas suas construções contrastando com as plantas verdinhas. Hoje, o ambiente é usado para diferentes propostas, sendo que algumas casas/ateliês funcionam como espaços de co-working, outras como lojas e cafés e até mesmo residências. Tudo isso bem pertinho do metrô do Largo do Machado, que liga os bairros do Flamengo, Laranjeiras e Catete na Zona Sul do Rio.

VILA-DO-LARGO-6-04.jpg
VILA-DO-LARGO-6-01.jpg
VILA-DO-LARGO-6-02.jpg

Comandado por Gabi Ribeiro, que é formada em cinema mas trabalhou em cafés e restaurantes na França, quando voltou ao Brasil, encontrou o espaço para abrir o seu próprio negócio. Nascida em Santos, sempre ouviu histórias sobre o café que passava pelo porto de sua cidade - principal ponto de embarque dos grãos e da chegada de imigrantes no século XX para trabalhar nas principais lavouras de café do país - e nunca deixou de ter uma ligação com esse universo.

Ao lado do expert Raul Ribeiro, eles buscam manter um cardápio bem artesanal com xícaras de diversos tipos de café, além de pães de fermentação natural. Eu e Dani pedimos um cappuccino, um mocaccino, o pão com geleia e manteiga, e uma torta de chocolate. Estava tudo delicioso, só a torta que achamos um pouco doce demais, mas fiquei com vontade de voltar para experimentar o iogurte com granola, os cookies, o café gelado com limão e o chá de hibisco com laranja nos dias mais quentes. Hmmmmm! =P

CAFE-SECRETO-RIO-07.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-05.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-08.jpg

O ambiente intimista é ideal para dias mais frescos, quando o carioca não pensa em praia ou lugares a céu aberto. A atmosfera quentinha e acolhedora, e como o próprio nome já diz, bem escondido da correria da cidade, trazem esse clima de cidadezinha europeia, em pleno Rio de Janeiro. Livros, revistas, música e cartazes, tudo contribui para nos teletransportar nem que seja por uma horinha durante a semana agitada, já que o café funciona em horário comercial.

CAFE-SECRETO-RIO-01.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-03.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-06.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-09.jpg

Eu poderia me estender, contando quantos métodos de preparar café eles tem por lá, mas acredito que essas coisas devem ser vistas com os próprios olhos e entendidas através de conversas no próprio local. O barista explica tudo! Se você é do Rio ou está visitando a Cidade Maravilhosa, mas gosta de programas mais alternativos, vai adorar conhecer o Café Secreto!

CAFE-SECRETO-RIO-04.jpg

Café Secreto
Rua Gago Coutinho, 6 - Vila do Largo, casa 8 - Laranjeiras
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 9h às 18h. Não abre nos fins de semana.
Facebook: https://www.facebook.com/cafesecretorj/
Instagram: @cafesecreto_rj

Gostaram da dica?

Beijocas,
Mandzy.