Casa Tuxi: pousada descolada com bar & restô em anexo

"A Casa Tuxi abriu suas portas em dezembro de 2015 com a proposta de ter um que de especial na forma de ser e receber. A pousada é o resultado do casamento entre uma clássica construção do século passado, completamente renovada, e um anexo, recém projetado, feito de concreto, personalidade e graça.

Foi colocar água na piscina, encher o lugar de plantas e as paredes de arte. Daí vieram os amigos, com as panelas, e assim nasceu o restaurante e bar. Boa comida, bom vinho e ambiente alegre surpreendem. Além disso, bolamos um projeto de decoração itinerante, pra você poder levar um pouco da gente pra casa. Um mix de possibilidades num lugar só. Uma pousada que é restaurante, um restaurante que é bar, um bar que vende móveis, uma loja de móveis que é galeria de arte onde também se toca música, se lê bons livros e se faz amigos."


À frente de todo o projeto da pousada, Fernanda Tuxi, fotógrada e produtora de eventos com um olhar super apurado, cuidou de tudo para a gente: idealização, reforma, decoração, recepção, atendimento, sempre com um sorriso no rosto e mostrando a alegria e garra de cuidar desse mundo chamado Casa Tuxi. Quer saber uma curiosidade? O casarão deu origem ao livro "O Cortiço" de Aluísio Azevedo.

Conversei com ela num papo ótimo e descontraído na piscina, onde ela me contou diversos momentos que passou em sua vida até chegar onde está hoje. Depois de desfazer a sociedade, deu a volta por cima. Com ótimas perspectivas para o futuro, ela e a Casa Tuxi andam de vento em popa com novos projetos e contam com a sua visita quando quiser viver uma experiência descolada no Rio de Janeiro.


Localização

A pousada fica numa região com muita opção de bares, restaurantes, mercados, shoppings, lojas e transporte público. Próximo ao metrô de Botafogo, Zona Sul do Rio, lá você não terá problemas para se encontrar. Botafogo é a nova cara boêmia do Rio e você estará bem no centro dessa efervecência.

A própria pousada conta com um bar em anexo, chamado Segreto Bar, e próximo dela está o Casarão 1903 (já demos a dica dele aqui nesse post, lembram?), além de ficar próxima das ruas Nelson Mandela e Voluntários da Pátria, com grande movimento de jovens.

Mas se você procura sossego, não se preocupe: a pousada possui quartos isolados, onde você pode aproveitar para ler, relaxar, dormir bem e esquecer de tudo. Durante o dia, curta a piscina ou dê uma caminhada pelo Aterro do Flamengo, com acesso bem próximo dali.


Área compartilhada

SALÃO PRINCIPAL

Logo na entrada você já vai se sentir em casa: o salão da recepção possui um sofá bem acolhedor, onde você pode trocar experiências com outros hóspedes, fazer amigos e relaxar. A decoração com prancha de surf, skate, móveis coloridos e objetos singulares, garantem a descontração.

Detalhe para o book da Casa Tuxi na mesinha que conta com os melhores passeios do Rio e do entorno, organizados pela pousada. Dê uma olhada e monte a sua programação!

SALAO-CASA-TUXI-2.jpg

PISCINA

A área da piscina é super relaxante. Você pode pedir uma música, relaxar nas cadeiras ou na boia e tirar os problemas da cabeça. Essa é a hora e o lugar certo para isso! E se você mora no Rio, também pode marcar um final de semana em casal ou entre amigos na Casa Tuxi, como foi o meu caso. 

AREA-PISCINA-CASA-TUXI-5.jpg
AREA-PISCINA-CASA-TUXI-6.jpg
AREA-PISCINA-CASA-TUXI-2.jpg
AREA-PISCINA-CASA-TUXI.jpg

Quartos

Os quartos variam entre clássicos, mezaninos e descolados. Tive a sorte de visitar todos os quartos, e me hospedei no Clássico, com uma atmosfera contemporânea e charmosa. Essa categoria está equipada com ar condicionado, tv a cabo, frigobar e sinal wifi e comporta 2 pessoas em camas de casal.

BANHEIRO-CASA-TUXI.jpg

Os Mezaninos aproveitam o pé direito duplo da casa usando o espaço e criando um ambiente especial. Estão equipados com ar condicionado, tv a cabo, frigobar e sinal wifi e comportam 3 ou 4 pessoas. Eles tem um ar mais de hostel, onde você compartilha o quarto com os amigos ou família.

Os Descolados tem um conceito urbano todo pensado no seu bem estar. Estão equipados com ar condicionado, tv a cabo, frigobar e sinal wifi e comportam 1 ou 2 pessoas em camas de casal ou duas de solteiro.

Todas as camas têm suas estruturas montadas de bambu, os banheiros possem água quente e fazem você se sentir em casa! ;)


Café da manhã

O café da manhã no Segreto Bar remete à uma experiência lúdica: louças de porcelana, café, manteiga, pães, geleia e frios numa linda arrumação. Não tem como não começar bem o dia! A música ambiente e a luz natural que entra pelo vidro completam a ambiência do bar pela manhã.

CAFE-DA-MANHA-CASA-TUXI-2.jpg

E o mais legal é que a pousada abre para o café da manhã nos finais de semana mesmo para quem não está hospedado (R$25,90 por pessoa). É só reservar os lugares e chamar alguém para viver essa experiência lúdica com você. Eu mesma já quero voltar...


Segreto Bar & Restô

"A proposta do Segreto é trazer gastronomia de primeira, para hóspedes e clientes do bairro, num ambiente descontraído e cheio de bossa. Seja de manhã para um brunch, almoço à tarde ou um jantar a dois, o Segreto é uma boa pedida. À beira da piscina os clientes também podem tomar bons drinks ou vinhos apreciando o céu estrelado. Que tal?!"

Atualmente o Segreto conta com jazz às quintas e happy hour nas sextas. Aos sábados, um sambinha agita o bar, que ganha outra cara à noite. Para ficar por dentro da programação completa, siga-os no instagram em @segretoresto e @casatuxi.

Tive a sorte de me hospedar na pousada em plena quinta-feira e poder acompanhar a banda de jazz Notre Jam dar conta do som com saxofone, teclado, guitarra e bateria. Enquanto isso saíam do bar drinks de vodka e cachaça, vinhos e petiscos para acompanhar as bebidas, além dos pratos principais do dia.

Pedi um guacamole acompanhado de uma caipivodka de morango super saborosa. A combinação de sabores com a música ficou excelente! Que vibe! ;)

Na área externa, passam projeções de imagens de pontos turísticos do Rio de Janeiro e a iluminação colorida na piscina dá um toque acolhedor à pousada. O bar abre a partir das 18h e os shows começam às 20h. É bom chegar antes disso para garantir um lugar com conforto!

AREA-PISCINA-NOITE-CASA-TUXI.jpg

Minha avaliação

Quem me acompanha pelo Instagram (já me segue lá? @amanda.kraemer) viu que postei diversas fotos aproveitando meus momentos na pousada. Se você procura um lugar descolado no Rio, a Casa Tuxi é uma ótima opção! #FicaADica ;)


Qualquer dúvida, entre em contato com a Casa Tuxi:

Endereço: Rua Bambina, 26 - Botafogo - Rio de Janeiro 

Telefones: (21) 96416-1382

E-mail: info@casatuxi.com

Site: http://www.casatuxi.com.br