Convento da Penha: o ponto turístico mais antigo do Espírito Santo

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_7

O Convento da Penha, ou Santuário de Nossa Senhora da Penha fica no topo de um penhasco, a 500 metros do mar, e 154 metros de altitude. Lá de cima, é possível ver a cidade de Vila Velha e uma parte de Vitória. Isso, junto à história do Convento, o torna o maior ponto turístico do Espírito Santo, sendo um dos mais antigos santuários do Brasil.

História

O Convento da Penha começou a ser construído em 1558 a pedido do Frei Pedro Palácios, espanhol que chegou à Prainha, uma praia onde hoje predominam os barcos de pesca, logo abaixo do morro do Convento.

Há boatos de que o Frei Palácios morava numa gruta na base da montanha, onde deixava uma imagem de Nossa Senhora. Por três vezes ocorreu dessa imagem sumir da base e aparecer no topo, onde é hoje de fato o Convento.

Subida

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_10

É possível subir de van - é só comprar o ticket na entrada: R$2 apenas subida e R$4 subida e descida - ou ir caminhando mesmo. Eu escolhi ir caminhando, claro. Aliás, muitos moradores da região usam esse caminho para se exercitar, por ser uma área com muito verde e bastante segura.

Em cerca de 15 minutos, você chega no mirante, após passar por diversas imagens religiosas como pinturas e esculturas. Não esqueça da garrafinha d'água para aproveitar melhor a subida, que é curta, mas cansativa.

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_1
CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_2

Vista

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_3

Chegando no mirante, é possível ter uma ideia bem melhor da disposição da cidade. A terceira ponte, que aparece na foto, liga Vitória a Vila Velha e é super importante para o trajeto diário das pessoas que trabalham na cidade vizinha, assim como acontece com a ponte Rio-Niterói.

Ao lado da ponte está o Morro do Moreno, também bastante conhecido na região por sua trilha. Infelizmente não consegui subir desta vez por conta do tempo, mas na próxima não deixo passar! Dizem que a vista lá de cima também é incrível... 

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_4
CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_8

Abaixo do mirante, está localizado o Batalhão do Exército e grande parte da Mata Atlântica, que vinha sendo destruída na segunda metade do século XX. Em 1970, o Vale do Rio Doce, junto com o governo e o Convento, começaram um trabalho de reflorestamento do morro, plantando milhares de mudas até o ano de 1993.

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_9

Tradição 

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_15

Confesso que não imaginava encontrar as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim por ali. Mas já que alguém deu início a essa tradição, por que não mantê-la, certo? 

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_12

De dentro

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_13

De dentro do Convento também é possível ter uma bela vista do oceano com a cidade, através das janelinhas. Como fiz esse passeio num domingo, a Igreja estava lotada e quase não dava para se locomover lá dentro. Também não me senti a vontade de fotografar a parte interna pois estava acontecendo a missa das 16h, mas foi bem interessante ver a cerimônia, mesmo que de longe.

Para checar os horários de funcionamento e da missa, é só entrar no site do Convento.

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_14

Aproveitei para tirar algumas fotos com a Instax para levar de recordação para casa uma lembrança desse lugar especial. Esse é um passeio que não leva muito tempo e eu super indico, tanto pela vista quanto pela história. ;)

CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_8
CONVENTO_DA_PENHA_VILA_VELHA_11

Localização

 

Qualquer dúvida, estou disponível para ajudar! 

Créditos: Blusa Eclectic | Sapato Sollas | Óculos Ray Ban


- Leia também -