Diário de Viagem: Roma

DIÁRIO DE VIAGEM


DAY 1

13:00 Chegamos no hotel, muito bem localizado, no centro de Roma. Tomamos banho, colocamos uma roupa bem fresquinha pois a temperatura estava muito alta e descemos para explorar a cidade. Mas antes de sair, aproveitamos para reservar os lugares naquele tradicional ônibus "sightseeing tour" para dois dias de passeio, começando no dia seguinte. Fomos então, explorar um pouco da cidade a pé no primeiro dia.

Andamos muito! Vimos a Praça da República, muitas construções como igrejas e fontes e um curioso desfile de carros antigos pelas ruas do Centro.

16:00 Paramos para almoçar num simpático café chamado Il Tavolinetto, que servia todo o tipo de comida italiana. Optamos por uma pizza bem fininha, carne de porco acompanhada de pães italianos e um bom vinho. Estava tudo delicioso, levando em consideração que estávamos com muita fome!

17:00 Do restaurante fomos caminhando por uma rua longa. Entramos no supermercado e fizemos algumas compras para o lanche da noite pois queríamos ficar descansando no hotel. Depois, entramos na Basílica de São Pedro, onde vimos a "Pieta" original, que é considerada a mais bela escultura de Michelângelo! Esculpida em mármore, ela parece ganhar vida!

18:00 Entramos na Basílica de Santa Maria Maior, que é a mais impressionante das 4 maiores basílicas romanas e depois continuamos andando até nos depararmos com nada menos que o Coliseu. Ficamos ali numa mureta assistindo ao pôr do sol e apreciando aquele momento até escurecer. O café que ficava atrás de nós começou a acender tochas e iluminar a região. O próprio Coliseu também ganhou uma iluminação externa, especialmente colocada para o evento chinês que estava acontecendo na ocasião.

19:00 A Avenida dos Foros Imperiais e o Arco do Constantino também estavam bem à vista. Havia muitas noivas tirando fotos no local. Exaustos, resolvemos voltar para o hotel. Dormimos antes das 21h.


DAY 2

9:00 Acordei e fui tomar aquele banho para despertar, mas para a minha surpresa... não tinha água quente na minha vez. Parece que essas coisas só acontecem comigo! Fui reclamar na recepção e a resposta que recebi foi "quando tem muita gente tomando banho ao mesmo tempo, é normal que isso aconteça". Ok, vamos dar um desconto. Tomei meu banho gelado e fui usar o wi-fi, Cadê que funcionava? Tive que usar um computador na recepção para checar os e-mails. Me senti na idade das pedras. Hahahah! Fomos tomar o café da manhã e só tinha um funcionário para atender mais de 10 mesas, e ele estava super estressado! Além do péssimo serviço, não tinha xícara nem frios. Ou seja, não indico esse hotel para ninguém! Pior forma de começar o dia é se estressando pela manhã, concorda?

11:00 Com todo o auê ocorrido na manhã, nos atrasamos para sair e perdemos o ônibus das 11h. Quando chegamos no local, ele já havia partido, então tivemos que esperar 1h pelo próximo. Achamos as pessoas muito grosseiras, no hotel e na empresa do city tour, além do fato dos turistas não respeitarem uns aos outros, querendo furar fila e tirar vantagem sempre!

12:00 Nossa exploração começou pelo Coliseu, que era o primeiro ponto de parada do city tour. Fomos mal atendidos no guichê de compra de ingresso, o que confirmou nossa teoria sobre a grosseria dos romanos; ainda esperamos duas horas na fila para conseguir entrar, mas tenho que confessar que tudo isso valeu a pena. A construção feita de concreto e areia data do ano 80 d.C.. Apesar de ter sido um pouco abalada por terremotos, a estrutura ainda se mantém e, em 2007, foi eleita informalmente como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Ainda na fila, conheci uma paulista muito simpática que estava estudando em Capri. Acabamos entrando juntas, tiramos muitas fotos e vimos uma exposição de objetos de gladiadores no térreo do monumento. 

ROMA-ITALIA-AMANDA-KRAEMER-17.jpg

15:00 Saindo dali, fomos ao Foro Romano, que fica bem ao lado do Coliseu. Vimos muita construção antiga e escavações, tudo muito interessante.

16:00 Hora (ou melhor, passada a hora) de almoçar. Entramos em dois cafés próximos ao local em que estávamos. Nessa hora não tínhamos muita exigência em relação ao lugar, só queríamos ser atendidos. E isso não aconteceu. Talvez por conta do horário, ninguém aparecia para nos recepcionar. Só conseguimos uma mesa no terceiro café, onde conseguimos finalmente almoçar.

17:00 Depois do almoço, andamos um pouco para fazer a digestão. Vimos a linda Piazza Venezia e pegamos novamente o ônibus vermelhinho. Dessa vez, viajamos na parte de cima, aberta. Passamos por vários pontos da cidade: Av. del Corso, arcos, jardins imensos, margens do Rio Tibre e Vaticano. Paramos na Piazza Nuovona. Entramos no Museu de Roma, que já estava quase fechando. Comprei alguns souvenirs na lojinha do museu. Vimos a Embaixada do Brasil, uma igreja com lindos afrescos no teto e, é claro, a Fonte Nuovona! Ela estava toda acesa, pois já era noite. A praça estava muito bonita, toda iluminada e repleta de cafés animados. Foi a parte da cidade que mais curti até aqui!

19:00 Pegamos o ônibus novamente e descemos na Piazza Venezia, onde fica o imponente Palazzo Venezia. Tiramos foto e continuamos andando até a Piazza di Trevi, que abriga a famosa Fontana di Trevi onde jogamos a moedinha enquanto fizemos aquele pedido! Roma à noite é realmente muito interessante. 

O ideal é fazer todos esses passeios com calma, curtindo bem cada um deles. Mas como só tínhamos 3 dias em Roma, sendo que queríamos reservar um deles apenas para o Vaticano, realmente ficou tudo bem corrido. Neste dia, ficamos bem cansados, voltamos para o hotel e dormimos cedo, assim como na noite anterior.


DAY 3

09:00 Acordamos e passamos por mais uma confusão para conseguir tomar o café da manhã. Saímos logo para aproveitar nosso passeio no Vaticano, pois tínhamos reservado o dia para isso. Vou mostrar as fotos e contar um pouco melhor sobre o Vaticano, a Piazza San Pietro e a subida na Torre no próximo post, ok?

15:00 Pegamos o ônibus para sair do Vaticano. Paramos para almoçar num café simples e continuamos até a Piazza Nuovona para vê-la de dia. Passeamos pelo comércio da região.

16:00 Fomos conhecer o Pantheon, que é a construção mais antiga, porém em melhor estado da cidade, hoje utilizada como Igreja. Tem uma cúpula linda, com uma abertura circular (óculo) no topo. Vale a pena a visita!

17:00 Voltamos de taxi para o hotel para nos arrumarmos pois queríamos sair para jantar num lugar legal nesta noite.

19:00 Chegamos na Via del Corso e demos uma volta para escolher um restaurante legal. Pedimos massas que estavam bem saborosas, mas no fim das contas achamos muito caro para o antendimento péssimo que recebemos. Ficamos nos questionando se era assim só em Roma ou em toda a Itália. Depois viríamos a concluir que não era só ali...


DAY 4

09:00 Dia de visitar a Capela Sistina, outro grande marco de Roma. Quando chegamos lá, nos deparamos com uma fila que dava a volta no quarteirão. Realmente, turismo em Roma é uma coisa complicada. Se você puder, já vá com tudo esquematizado, porque deixar para resolver na hora pode ser sinônimo de perder tempo ou até mesmo, perder o passeio!

12:00 Almoçamos, tomamos um gelatto e demos uma volta pelas lojinhas da região. Comprei uma bota de couro super bem feita e num preço ótimo. Fiquei satisfeita pois acabei usando muito no resto da viagem!

14:00 Chegamos na Piazza di Spagnia, que não havíamos visitado ainda. Estava bem cheia e animada! Mal dava para tirar fotos, de tanta gente junta! Mas valeu a pena para conhecer e passear pelo entorno, onde ficam as lojas das grifes mais caras como Chanel, Gucci e Louis Vuitton.

15:00 Hora de dizer tchau para Roma e seguir viagem com destino à Firenze, ou Florença, mas essa fica para um próximo Diário de Viagem aqui no blog!

Qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar aqui nos comentários, ok? ;)

Até o próximo post!