Party Guide: Full Moon Party, em Koh Phangan

Hoje é dia de contar sobre um dos maiores eventos do Sudeste Asiático, que serve de inspiração para diversas festas ao redor do mundo: a Full Moon Party! Provavelmente você já ouviu falar sobre a festa, que acontece todo mês na ilha de Koh Phangan, na Tailândia, durante a lua cheia. O que você pode não saber é, como acontece na prática, essa festa e é isso que vou contar agora!

FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-01.jpg

A primeira Full Moon Party aconteceu em 1988 para cerca de 20 a 30 viajantes, de uma forma improvisada. Com o passar dos anos, a festa ganhou fama entre os mochileiros e viajantes de todo o mundo, e hoje conta com 5.000 a 30.000 participantes a cada edição! Surreal! Caso você esteja indo para a Tailândia, procure saber em que dia do mês será a festa para conseguir organizar a ida. Realmente, essa festa é o que move essa ilha - apesar de ser um destino bonito e com outras atrações como parques, bares e outros passeios...

Como eu disse, para participar dessa festa, é preciso ter organização. Você precisa comprar a passagem, reservar um hotel, comprar ingresso da festa - que sim, é paga! - montar um look legal, pensar nos acessórios, enfim! Deu pra entender o trabalho, né? Mas vale super a pena porque você nunca vai ver nada parecido na sua vida! Rs!

Como tudo que é demais também há seus problemas, você tem que ficar bastante atenta em relação às drogas, porque vão te oferecer diversas substâncias ao longo da sua noite. Já cansei de falar aqui que muitos viajantes, principalmente europeus e australianos, participam de festas com esse intuito de ficar bêbado e louco a fim de "dar PT". Como nós brasileiros, somos mais conscientes, e não queremos que nada de ruim aconteça com a gente numa viagem do outro lado do mundo, não custa nada reforçar para ter cuidado!

Além disso tudo, foram relatados muitos casos de assaltos e furtos, tanto a pessoas quanto à acomodações. Tenha cuidado com o que leva, dê preferência para ficar em hoteis mais seguros e arrumados e fique de olho se suas coisas de valor estão com você. Regras básicas! Tem muita gente que dá bobeira por aí...

MINHA EXPERIÊNCIA

Cheguei na ilha com minhas amigas, dois dias antes da festa. Já haviam nos falado que o dia anterior à festa também é animado, mas não sabíamos é que dois dias antes também é bastante animado, o que nos lembrou o período do Carnaval no Brasil. Aliás, participei dessa festa no mês de Fevereiro, então esse foi de fato o meu Carnaval. A Full Moon de Reveillón também é bem famosa, mas no meu caso não conseguiria me deslocar a tempo de chegar para a virada, então deixei para o mês seguinte mesmo.

Os dias são bem calmos na ilha. Você pode fazer trilhas, passeios de barco, pegar sol e relaxar. Guarde suas energias para a noite! As duas noites anteriores serviram como um "esquenta" para a Full Moon, com bastante gente e animação na areia da praia, já no clima de festa, porém num ritmo bem mais leve. É na noite da Full Moon que tudo acontece!

Resumindo minha experiência: nos dias que antecederam a festa, nós demos voltas, buscamos saber os preços de tudo, desde as roupas até as pinturas e bebidas, conhecemos pessoas legais, mas fomos dormir cedo. Eles chamam essas noites de Warm Up Full Moon. Não é super importante que você chegue dias antes, mas eu acho legal para realmente ir sentindo a vibe do lugar!

FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-05.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-13.jpg
KOH-PHANGAN-TAILANDIA-10.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-10.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-18.jpg

Em Koh Phangan, assim como no resto das ilhas da Tailândia, eles têm a tradição de servir as bebidas num baldinho, isso significa que você tem sempre muita bebida em suas mãos! Então tenha cuidado! Normalmente eu dividia com uma amiga, porque era muita quantidade para uma pessoa só! Rs!

Sobre a noite da Full Moon em si... levamos algumas horas nos arrumando, e quando chegamos na areia da praia, que é onde a festa acontece, já estava bem cheia! Tinha uma galera bem louca! No som, tocavam os maiores hits da época e de 2 ou 3 anos anteriores - lá é sempre assim, um pouco atrasado em termos musicais. Mas dá pra curtir muito house, hip hop, electro, reggae!

A estrutura que eles montam é grande. Há luz negra por toda a orla fazendo as tintas brilharem, caixas e mais caixas amplificadoras, diversas barraquinhas de comida e bebida, além dos bares, e é claro, muuuita gente, de todos os lugares do mundo! Pode ter certeza de que você vai ficar parando para conversar, conhecer gente e dançar até o nascer do sol! 

No fim da praia, é onde fica o bar mais legal, chamado na época de Kangaroo Bar. Parece que agora mudou para Mellow Mountain. Esse bar foi construído nas pedras, o que garante um visual bem bonito da praia toda. Terminamos a noite da Full Moon por lá comendo alguma fritura enquanto o vento batia nos cabelos. Depois de satisfeitos, voltamos para o hotel e só pensamos em dormir! :)

Agora você pode conferir algumas das fotos que tiramos ao longo da noite. É claro que não registrei cada detalhe, mas dá pra ter uma ideia do clima da festa e espero que te inspire a conhecer e curtir a festa assim como eu fiz! Eu passei algumas noites hospedada na ilha, mas tem muita gente que fica hospedado em Koh Samui ou Koh Tao, que são as ilhas ao lado, de onde você pega um ferry apenas para curtir a festa e no dia seguinte retorna, também de ferry. Fique à vontade para escolher o que encaixa melhor no seu roteiro!

FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-02.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-04.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-12.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-14.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-17.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-15.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-16.jpg
KOH-PHANGAN-TAILANDIA-04.jpg
KOH-PHANGAN-TAILANDIA-05.jpg
FULL-MOON-PARTY-TAILANDIA-19.jpg

Nos dias que sucedem a Full Moon Party, a ilha fica bem mais vazia. Na manhã seguinte você já consegue observar muita gente indo embora, o que gera uma certa deprê, mas ainda assim a ilha oferece coisas para fazer sempre. Como uma tentativa de manter a ilha mais agitada, surgiram outras festas ao longo do mês como a Half Moon Party e a Black Moon Party para quem não consegue estar presente durante a Full Moon. 

Todas essas festas, contudo, foram banidas por um tempo pelo governo, que acredita que esse turismo de gente indo para beber demais e usar drogas não é o tipo de turismo que a Tailândia quer. Mas até onde eu sei, todas as festas voltaram a acontecer. Indico que você pesquise bastante o que estará acontecendo na época da sua ida, pois as coisas por lá são sempre uma incógnita. 

De qualquer forma, acabei ficando mais alguns dias na ilha para explorar o que ela tinha para oferecer além das festas. O por do sol é algo incrível, que você não pode deixar de assistir! Descobri também bares e restaurantes bem legais, parques e trilhas, além de pousadas maravilhosas! Mas isso tudo fica para um próximo post! ;)

Espero que tenha curtido e qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários!

Beijocas,
Mandzy.