Guia do ArtRio para cariocas iniciantes em arte

ART-RIO-2017-6.JPG

O Rio realmente precisava de um evento que concentrasse arte num dos lugares mais charmosos da cidade. Desde que surgiu, em 2010, o evento vem ganhando cada vez mais espaço e recebendo cada vez mais pessoas interessadas nos artistas, nos designers, nas galerias, nas obras, nos espaços e no ambiente onde tudo isso acontece. Essa sétima edição aconteceu na Marina da Glória e eu não pude deixar de conferir!


1º PASSO: FREQUENTAR EVENTOS

Vou aproveitar que tirei algumas fotos para mostrar a vibe do evento, pois sei que muita gente aqui nunca deve ter ido, e meu objetivo é justamente incentivar a ida de cada vez mais interessados. A arte é sempre percebida de diversas formas, mas o importante é que ela seja percebida. E a ArtRio consegue trazer isso de forma leve para os cariocas! ;)

A ArtRio contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte e tem também um forte papel de pólo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias, estimulando o colecionismo, a formação de público e a promoção de artistas jovens. Desta forma, a feira constrói um legado artístico para o público brasileiro, ávido por consumir arte e cultura. - Site ArtRio
ART-RIO-2017-13.JPG

2º PASSO: SE INSPIRAR

Obras na parede, design de móveis, design de interiores, design gráfico, tipografia, moda... em apenas um espaço podemos ter contato com todas essas áreas que podem e devem nos inspirar, independente da nossa profissão. Adoro quando ambientes unem diversos artistas e criam esse universo que transmite de forma fácil, a criatividade. Reparem no espaço abaixo. Incrível, né? 

ART-RIO-2017-9.JPG
ART-RIO-2017-10.JPG

3º PASSO: ABRIR A CABEçA

Mais abaixo ainda, podemos ver o minimalismo nas plantas, o studio O Formigueiro com luminárias e logo abaixo um banco de mármore preto com essa "alça" dourada, que foi minha peça preferida de toda a exposição. Como vocês podem ver, quando eu falo de arte não estou falando de quadros na parede e sim de diversas possibilidades! E embora talvez a gente não possa comprar essas peças, fica de inspiração e como experiência de aguçar o olhar para o que é diferente, e para as tendências nesse meio. Para mim, que também trabalho com Design, isso é muito importante!

ART-RIO-2017-2.JPG
ART-RIO-2017-11.JPG
ART-RIO-2017-12.JPG

4º PASSO: ESTUDAR

Uma dica para iniciantes (ou não) é passar o olho nos livros da editora Taschen, fundada em 1980, e uma das pioneiras no quesito levar a arte para livrarias mais populares. A editora conta com livros de diversos assuntos relacionados à arte e todos eles podem enfeitar o seu apartamento ao mesmo tempo em que te trazem informação de arte. Fotografia, moda, publicidade, arquitetura, cinema e design são alguns dos temas de livros dessa editora alemã, que está sempre presente com estandes no ArtRio, e você também encontra em livrarias como Saraiva e Travessa. Nós agradecemos!

ART-RIO-2017-5.JPG

5º PASSO: CURTIR A EXPERIÊNCIA

A feira também conta com uma espécie de praça de alimentação, que nesse ano estava muito boa! Lá você encontra diversos tipos de lanche como hamburguer, tapioca, pizza, pipoca, além de bebidas e doces. Quem me conhece sabe que eu fui na tapioca, e a melhor parte foi comer com uma vista linda para a Baía de Guanabara e Pão de Açúcar. Não tem nada mais lindo!

Procuro sempre ir nesses eventos na parte da tarde, para pegar o horário do por do sol, acho que tudo faz da experiência de ir até a feira, ainda mais válida. Não é porque estamos indo ver obras de arte que também não podemos olhar a natureza como um quadro, não é mesmo? Sou a favor desse equilíbrio sempre, e estou adorando o fato das plantas estarem entrando cada vez mais em cena nas decorações de ambientes e até mesmo como intervenção artística. 

ART-RIO-2017-14.JPG
ART-RIO-2017-16.JPG

Espero que tenham gostado e aberto um pouco mais a cabeça em relação a como uma ida num evento desse pode te inspirar a começar a se interessar mais pela arte, e quem sabe, no resto do ano, frequentar museus, exposições, galerias, mostras de design e decoração, tudo que envolve esse mundo criativo.

Para ficar de olho na programação, visite o site: http://artrio.art.br/

Beijocas e até o próximo post,
Mandzy.