Kuang Si Waterfall: a cachoeira mais linda do Sudeste Asiático fica no Laos

LAOS-LUANG-PRABANG-05.jpg

Kuang Si é uma atração imperdível em Luang Prabang, ou melhor, uma das mais imperdíveis em todo o mundo! Localizada a mais ou menos 30km de Luang Prabang, cidade que é hoje declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a maneira mais fácil de se chegar lá é contratando um tuk tuk, que funciona como um táxi por lá. Fiz isso e não me arrependi! A viagem de ida e volta, contando a espera do motorista no local, custa em torno de 200.000K (mais ou menos 25 USD); além disso, a entrada na cachoeira custa 20.000K (2,50 USD).

Você pode se juntar a um grupo de 6 pessoas e dividir o preço, e combinar com o motorista um horário para sair do parque. Lembre-se de guardar o nome do motorista, placa do tuk tuk e o visual dele, pois como é um local muito turístico, há dezenas deles no estacionamento e você pode ficar super confusa! No horário combinado, vocês se encontram e retornam à cidade. Como brasileira, você pode estranhar esse esquema, mas pode confiar que funciona! Na volta, você ainda pode curtir um por do sol incrível na "estrada" enquanto observa as inúmeras plantações e vilarejos de habitantes locais.

LAOS-LUANG-PRABANG-23.jpg

MINHA EXPERIÊNCIA

Contratamos o tuk tuk e chegamos no local, já na parte da tarde, depois do almoço. Minha recomendação é que você vá de manhã cedo para evitar as multidões de turistas e conseguir fazer boas fotos, além de dar uma olhada na feirinha de produtos locais logo na entrada do parque. Chegando à tarde, fiz o passeio com mais pressa, mas mesmo assim foi incrível e deu para curtir bastante!

O azul turquesa e a água cristalina dessa cachoeira são inacreditáveis. Se você já acha linda por foto, espere até chegar lá: parece coisa de outro planeta! Não que a gente não tenha belezas naturais no Brasil, mas a grandiosidade da Kuang Si só pode ser mensurada in loco. Para compor o cenário, pedras calcárias quase brancas e a vegetação ao redor, além de pontes que parecem de contos de fada, dão o toque final.

LAOS-LUANG-PRABANG-12.jpg
LAOS-LUANG-PRABANG-10.jpg
LAOS-LUANG-PRABANG-14.jpg

Com essa água super convidativa, é claro que eu e minha companheira de viagens, a Ana, não podíamos deixar de dar uns bons mergulhos! Fomos de biquíni (muita gente visita a cachoeira pensando em não pular na água, mas como já estávamos lá nesse paraíso, e o mergulho (ainda) é permitido, não podíamos deixar essa chance escapar. Concorda?

LAOS-LUANG-PRABANG-04.jpg
LAOS-LUANG-PRABANG-13.jpg
LAOS-LUANG-PRABANG-16.jpg
LAOS-LUANG-PRABANG-03.jpg

A água é gelada? Sim. Muita gente entra? Não. As pessoas ficam olhando? Sim, demais! Ficamos nos sentindo como ET's depois que entramos e observamos que estavam todos olhando para nós. Será que era por sermos corajosas, bonitas ou ocidentais? Rs! Só sei que valeu muito a pena. Um mergulho numa cachoeira já é uma renovação de alma, agora imagina na Kuang Si, esse lugar abençoado com tanta espiritualidade? 


O PERCURSO

Quando você passa da entrada do parque, você se depara com um pequeno centro de reabilitação de Ursos Himalaios resgatados de cativeiro - não fazíamos ideia! Essa parte é conhecida como Free the Bears (liberte os ursos), onde há hohe 23 ursos-negros-asiáticos. Dizem que a maioria chegou ao centro ainda pequena, resgatada pelo governo local da caça e do comércio ilegal. Essa parte é interessante pois você consegue visualizar os animais bem de perto. E vamos combinar que para nós, brasileiros, os ursos são bem distantes, né? O lugar é fresco, cheio de árvores e informações e também vendas de produtos em apoio ao projeto. Vale a pena conferir!

LAOS-LUANG-PRABANG-01.jpg

Continuando o percurso em direção à cachoeira - você basicamente segue os outros turistas, não há como se perder! - você começa a avistar a água azul clara dos lagos formados pela queda d'água. A queda em si você só vê mais para frente. Essa parte é ótima para fotografar e mergulhar, pois é bem rasa, tipo uma piscininha mesmo. Aproveite!

LAOS-LUANG-PRABANG-27.jpg
LAOS-LUANG-PRABANG-37.jpg
LAOS-LUANG-PRABANG-17.jpg

Subindo mais um pouco pela trilha, você começa a ver algumas quedas pequenas. Dá para arriscar alguns pulos e se divertir um pouco mais. Depois, você sai da água, se enrola numa toalha ou canga e continua a caminhada até o ponto mais impressionante, que é a cascata azul de 60 metros de altura. Surrealmente linda! Essa parte já é fechada para banho, mas você consegue admirar bastante a cena, embora nas fotos não seja a mesma coisa. 

LAOS-LUANG-PRABANG-19.jpg

Você ainda pode fazer uma trilha que leva até o topo dessa cachoeira, e de lá ter uma vista de cima de toda a queda d'água, mas como comentei, acabamos indo na parte da tarde e não tivemos tempo para fazer essa trilha, pois o parque iria fechar em breve. Resumindo, tivemos que ir embora, mas o passeio valeu por cada segundo, desde o tuk tuk até o momento de retornar ao hotel. É realmente imperdível! Mesmo com bastante turista por ali, a cachoeira é passeio imperdível em Luang Prabang. 


Dicas

• Caso você tenha tempo sobrando, há outra cachoeira de cor tão bonita quanto, que é menos explorada por turistas. Ela se chama Tad Sae Waterfall e fica próxima dali. Nela, você ainda pode nadar e dar banho em elefantes! Não consegui fazer esse passeio, mas já indico! Deve ser demais!

• Não esqueça de levar uma mochila com água, sapatos apropriados caso queira fazer a trilha.

• Toalha ou canga para se enxugar, repelente, um pente de cabelo e até mesmo uma muda de roupa e sabonete, caso queira tomar banho. Há vestiários com chuveiro no parque.

• Leve também frutas ou sanduíche para o caso de sentir fome, principalmente no trajeto de ida ou volta, que dura cerca de 50 minutos. Lá dentro do parque há um restaurante, e também há mesas de madeira para piqueniques. Do lado de fora há barraquinhas simplórias que vendem biscoitos e bebidas.


Kuang Si Waterfall
29km ao sul de Luang Prabang
Aberto todos os dias das 8h às 17:30
Entrada: 20.000 KIP (aprox. 2,50 em dólar)

Gostou da dica de hoje? Comenta aqui! Já foi? Comenta aqui! Tem vontade de ir? Comenta também! Quero saber o que acharam desse lugar mágico!

Beijocas,
Mandzy.