Peru: vale a pena fazer a trilha de Wayna Picchu?

Wayna Picchu ou Huayna Picchu significa "jovem montanha". Com 2.720 metros de altitude, ela é bem famosa para quem visita Machu Picchu pois sempre aparece no fundo das fotos, mas o que muita gente não sabe é que é possível fazer uma trilha até o topo dela. Muitos não sabem também, que para subir é preciso comprar o ingresso com cerca de 2 meses de antecedência, já que as subidas são controladas por horário. Para ter o privilégio de apreciar a vista do alto dessa montanha, é preciso se planejar! 

Reza a lenda que "o topo da montanha era a morada do sumo sacerdote", e que todos os dias de manhã, ele descia até Machu Picchu, a cidade propriamente dita. Com o ingresso para Wayna Picchu, é possível chegar nas cavernas e no Templo da Lua, além do topo, é claro. A subida não é difícil, apesar de algumas partes serem íngremes (o cabo de aço ajuda) além do cansaço por conta da altitude. Eu achei que seria bem pior, e pude respirar aliviada quando completei o caminho.

Os seguranças do local avisam que há um horário para retornar, cerca de duas horas depois da sua entrada. Ou seja, entrei às 8h e voltei às 10h, mas esse tempo é tranquilo. Consegui até passar um tempo lá no topo contemplando, tirando fotos e fazendo um lanchinho, já que ninguém é de ferro. Leve água pois a subida pode ser bem mais cansativa sem a hidratação adequada!

No topo do mundo!

No topo do mundo!

Muito felizes, conseguimos!

Muito felizes, conseguimos!

Que energia boa! 

Que energia boa! 

Altitude...

Altitude...

Paradinha pra foto com cara de sono! :P

Paradinha pra foto com cara de sono! :P

E a energia desse lugar, mais uma vez!

E a energia desse lugar, mais uma vez!

Recomendo muito! ;)

Já fiz outro post mais especificamente sobre Machu Picchu. Leia aqui!


- Leia também -