Minha rotina de alongamento matinal

ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-01.jpg

Bom dia! :)

Se você é como eu, aquela pessoa que acorda moída após 8 horas de sono, pode ter certeza que não há nada melhor que alguns exercícios de alongamento para despertar com mais disposição!

Depois de me acostumar com esse ritual pela manhã, ou seja, depois de criar e cultivar esse hábito, nunca mais passei meu dia me arrastando pelos cantos da casa. Essa dica de hoje pode te ajudar a mudar a forma como você vai passar os seus dias. Se liga:

LINHA-CINZA.png

OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

Após uma noite de sono em que o corpo está em repouso, deitado na mesma posição durante algumas horas, ao acordar os músculos encontram-se tensos e encurtados. Ao alongar o corpo, você estimula o relaxamento da musculatura que se prepara para voltar ao normal.

E a melhor parte é que em 20 minutinhos você está livre e pronta para um dia intenso, e você pode se alongar até mesmo antes de sair da cama, ou depois do banho, se preferir. O alongamento matinal também previne dores nas costas que vão aparecendo ao longo do dia, principalmente para quem trabalha muito com o celular ou laptop. 

Hoje resolvi ir até o mirante em frente à praia que estou passando o verão, e aproveitei para fotografar alguns dos exercícios que sempre pratico, embora eu esteja sempre alternando. Uma coisa é certa: pescoço, ombros, costas, pernas e braços sempre precisam de um puxãozinho.

ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-09.jpg
ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-12.jpg

É importante começar de forma lenta e gradual e manter o hábito para que você possa realmente sentir uma diferença na sua qualidade de vida. Isto porque é normal que ao longo do dia a gente adote uma postura errada, e através da prática de alongamentos, podemos não só melhorar nossa postura como aliviar as dores resultantes da má postura. 

Os benefícios são muitos, mas o legal é que também aumenta a flexibilidade, algo que se você só treina musculação, acaba ficando esquecido. Por isso tento sempre conciliar os dois, além de aliar à algumas práticas de yoga e exercícios aeróbicos. Mas mesmo nos dias em que não me exercito na academia, tento manter os alongamentos como forma de bem estar físico - e mental, principalmente se feito com uma vista bonita!

LINHA-CINZA.png

COMO ALONGAR DE FORMA ADEQUADA

1. Alongamento do peitoral

ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-07.jpg
ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-14.jpg

De pé, entrelace as mãos atrás das costas e movimente os braços para cima alongando peitoral.  

2. Alongamento do tríceps e peitoral

ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-02.jpg

Mantenha a coluna direita, flita o braço para trás e para baixo em direção às costas e, suavemente, pressione o cotovelo. De seguida repita o exercício com o outro braço. 

3. Alongamento das costas

ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-11.jpg
ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-05.jpg

 

4. Alongamento dos quadríceps

Coloque a mão esquerda no espaldar para se apoiar e dobre o joelho direito para trás, de forma a que o calcanhar toque no glúteo. Com a mão direita, segure o peito do pé direito, puxando-o suavemente para cima. Aguente a posição e repita com a outra perna.

5. Alongamento dos glúteos

ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-10.jpg
ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-06.jpg

Procuro fazer duas séries de 20-30 segundos de cada postura, sempre compensando para o outro lado logo em seguida. Depois aproveito para relaxar por alguns minutinhos antes de ir para o banho e começar as atividades do dia propriamente ditas - mesmo que seja uma ida à academia para continuar os treinos.

No geral, já me sinto muito melhor logo após os alongamentos, parece que o meu corpo se encaixa, e é uma sensação tão boa que não dá pra explicar! Algo simples e eficaz para a nossa saúde. Lembre também de beber bastante água pela manhã, que ajuda a hidratar o seu corpo, que acorda desidratado.

ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-08.jpg
ROTINA-ALONGAMENTO-MATINAL-04.jpg

Bom alongamento! ;)

Beijocas,
Mandzy.

LINHA-CINZA.png
 
VC-TB-PODE-CURTIR.jpg