6 conselhos para você simplificar sua vida agora mesmo

O tempo tem uma força inacreditável em nossas vidas. Ele é capaz de ir contra ou a favor da realização de nossos sonhos e objetivos, sejam eles pequenos ou grandes, dependendo da forma como lidamos com ele. No post de hoje, vou te dar alguns conselhos para criar uma nova autogestão, tornando o tempo seu aliado, tanto no trabalho quanto na sua vida pessoal. O propósito disso? Viver uma vida com mais qualidade, saúde e realizações. Pronta? Anota aí:

1- Reduza as tarefas e não o tempo

 FOTO: CREW

FOTO: CREW

Eu sempre tive diversos interesses e com eles, a vontade de fazer milhares de coisas na minha semana. Acontece que chegou um momento em que eu iria pirar se continuasse fazendo tudo aquilo: chegou o momento de reduzir tarefas e isso foi libertador! 

Não adianta colocarmos pouco tempo para cada tarefa achando que vamos conseguir realizar tudo. As coisas levam tempo, principalmente para quem mora em cidades grandes, onde qualquer atendimento ou deslocamento é demorado. A solução é realmente cortar ou delegar algumas tarefas, deixando tempo suficiente para aquelas mais importantes.

2- Desista de atividades supérfluas

 FOTO: OLU ELETU

FOTO: OLU ELETU

Definidas as prioridades em relação às tarefas a serem feitas, exclua aquelas que são supérfluas, que não irão te acrescentar em nada, apenas ocupar o seu tempo. Atenção: não é porque a atividade está como um lazer para você que ela seja supérflua. O lazer também é importante para descansar corpo e mente, ok?

3- Eleja a atividade mais importante e faça ela primeiro

 FOTO: TIM GOUW

FOTO: TIM GOUW

As chances de você se sentir mais realizada tendo feito as atividades mais importantes primeiro são muito maiores. Isso porque você fica aliviado quando termina aquilo que te ocupa mais a cabeça, e então se sente pronto para seguir para a próxima. Caso contrário, algo pode dar errado realizando uma tarefa menos importante e atrasando o que é mais importante. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. 

4- Concentre-se 100% em uma coisa

 FOTO: WILLIAM IVEN

FOTO: WILLIAM IVEN

Hoje em dia a gente costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo e isso soa quase como normal. Mas não deveria... Quando estamos 100% concentrados numa única coisa, rendemos muito mais, o tempo é melhor aproveitado e ficamos mais satisfeitos com o resultado, do que quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo, sem concentração em cada uma delas. 

5- Nem tudo que é urgente é importante

 FOTO: BROOKE LARK

FOTO: BROOKE LARK

Essa aqui eu também aprendi por experiência própria, e hoje em dia sempre que me pedem algo com urgência eu questiono: é urgente mesmo ou o cliente só está me dando pressão? Obs: vale para pressões familiares também! Antigamente eu ficava louca, me descabelando para conseguir realizar a tarefa em 10 segundos (que era o tempo que eu via como urgente) e esse desespero acabava me fazendo realizar tudo sem pensar direito no que estava fazendo. De que vale trabalhar dessa forma?

Questione sempre o quão urgente é a tarefa e qual o prazo decente você pode dar para cumpri-la, sempre equilibrando seu bem estar e a competência na entrega para o cliente. Dessa forma, os dois lados saem ganhando com um trabalho de melhor qualidade, dentro do seu tempo.

6- Defina uma única prioridade por vez para obrigações profissionais e para obrigações particulares­­

 FOTO: WILLIAM IVEN

FOTO: WILLIAM IVEN

Essa dica também é valiosa porque muitas das vezes temos 5 prioridades ao mesmo tempo e não sabemos em qual focar. Agora mesmo, tenho três prioridades profissionais em mente, mas estou me obrigando a definir uma ordem para solucioná-las. Assim que eu terminar a primeira, eu parto para a segunda e assim por diante. A mesma regra serve para obrigações pessoais, embora elas possam sempre ser feitas paralelamente às profissionais, se você souber gerir bem o seu tempo.

Por último, para te ajudar melhor na definição de prioridades, você pode seguir a seguinte estratégia: a obrigação principal:

  • Deve prometer lucro acima da média

  • Deve ter um potencial grande para o futuro

  • Deve ser observada por um número de pessoas fora do comum

Com essas dicas, garanto que você irá muito mais longe, sem se desgastar tanto. Faz parte do processo saber dizer não, controlar o tempo a seu favor e estar sempre questionando e repensando seus hábitos! #FicaADica

Beijocas,
Mandzy.