The September Issue: documentário para ver e rever no Netflix

Setembro chegou! E com ele, uma dica de filme no Netflix para quem já viu, rever e para quem nunca viu, finalmente ver! Anota aí: The September Issue é um documentário que acompanha todo o processo de criação da edição de setembro da revista Vogue americana.

Premiado como o melhor documentário no Sundance Film Festival, o filme sobre a edição de Setembro que, em 2007 em especial, quebrou um recorde: a revista teve, ao todo, 840 páginas – nenhuma outra publicação mensal do mundo jamais teve tantas páginas.

September-Issue-3.png

O documentário começa como Anna Wintour, editora-chefe da revista, comentando o que acha sobre pessoas que criticam a moda, e consequentemente, o seu mundo.

"O que eu vejo é que as pessoas têm medo da moda, e que, por assustá-las ou deixá-las inseguras, elas a criticam. Em geral, as pessoas que denigrem o mundo da moda, se sentem de certa forma excluídas ou não fazem parte do grupo descolado... e como consequência, a ridicularizam. Só por gostar de usar um belo vestido Carolina Herrera, ou sei lá, jeans J Brand em vez de algo básico do K Mart, não significa que você seja burro. Há algo na moda que deixa as pessoas muito nervosas".

Talvez para melhorar a sua imagem, tenha permitido o cineasta R.J. Cutler acompanhá-la durante o processo de criação da revista Vogue de Setembro de 2007. 

September-Issue-4.png

A grande surpresa do filme foi conhecer melhor Grace Coddington, diretora-criativa da revista. Ela é responsável pelo editorias fantásticos e que segundo a própria, sempre tem a intenção de ser um conto de fadas e fazer a pessoa sorrir e sonhar. Grace, que começou a carreira como modelo e entrou no mesmo dia que Anna na Vogue, é seu oposto, cheia de paixão, demonstra mais afetuosidade e “empolgação” no seu serviço

September-Issue-2.png

A Vogue é considerada por muitos a bíblia da moda, e, nesse caso, a edição de setembro seria a mais importante pois é nesse mês que acontecem paralelamente os desfiles da semana de moda de Nova York. É também quando se inicia uma nova temporada e um novo ano fashion!

september.jpg

A importância por trás dos anúncios, das escolhas e o impacto que o posicionamento de uma roupa vai eventualmente ter na economia mundial, o peso de uma crítica positiva ao trabalho de um jovem artista em relação a toda sua carreira, e muito mais! Não perca!

september_issue_1.jpg

  • NOME ORIGINAL: The September Issue
  • PAÍS DE ORIGEM: EUA
  • GÊNERO: Documentário
  • DURAÇÃO: 90 min
  • ANO: 2009
  • DIREÇÃO: R.J. Cutler
  • ROTEIRO: R.J. Cutler
  • EDIÇÃO: Azin Samari
  • FOTOGRAFIA: Robert Richman
  • MÚSICA: Craig Richey
  • PRODUÇÃO: R.J. Cutler, Robert DeBitetto, Alison Ellwood, Lyle Gamm, Eliza Hindmarch, Mary Lisio, Nathan Rotmensz, Robert Sharenow, Sadia Shepard, Lauren Sherman Winnick, Molly Thompson
  • ESTÚDIO: A&E IndieFilms, Actual Reality Pictures
  • ELENCO: Hamish Bowles, Sarah Brown, Charles Churchward, Oscar de la Renta, Patrick DeMarchelier, Jill Demling, Edward Enninful, Brian Fee, Filipa Fino, Tom Florio, Jean-Paul Gaultier, Nicolas Ghesquiere, Tonne Goodman, Laurie Jones, Karen Katz, Alexandra Kour, Karl Lagerfeld, Philip Lim, Luiza Madejak, Jim Mate, Craig McDean, Sonya Mooney, Jessica Nagin, Si Newhouse,, Alberto Orta, Sophie Pera, Stefano Pilati, Phyllis Posnick, Candy Pratts, Alexander Rankovic, Coco Rocha, Jessica Sailer, Elissa Santisi, Bee Shaffer, Ivan Shaw, David Sims, Sally Singer, Virginia Smith, Danko Steiner, Burton Tansky, Mario Testino, Jane Thompson, Isabel Toledo, Charles Townsend, Caroline Trentini, Vera Wang, Daria Werbowy, Stephanie Winston Wolkoff, Raquel Zimmerman, Robert Richman