Grand Palace em Bangkok: o templo mais importante da Tailândia

GUIAS-DE-VIAGEM-SUD-ASIA-III-01.jpg

Terminando - ou começando - a semana com um post muito especial sobre o templo mais importante da Tailândia! O Grand Palace, em Bangkok, é aquele lugar que toca nossa alma. Durante cerca de 150 anos, esse palácio, que é na verdade um complexo de construções magníficas, foi a casa da famíla real tailandesa. Ele foi construído no século XVIII, a pedidos do rei Rama I e abrigou a família até meados do século XX, quando a monarquia foi abolida. 

GOLDEN GUARDS

GOLDEN GUARDS

O palácio fica no distrito de Phra Nakhon, bem no centro de Bangkok e ocupa uma área de 218.400 metros quadrados. É fácil chegar lá de táxi ou tuk tuk, só tome cuidado com os famosos golpes que os motoristas de Bangkok costumam dar nos turistas. Se você estiver hospedado perto da Khao San Road, por exemplo, pode ir até mesmo andando e evitar stress!

Na entrada, assim como em outros templos, é solicitado que você esteja usando roupas que cubram suas pernas e seus ombros. Não adianta, não tem jeitinho brasileiro nessas horas... Logo na entrada, você vai observar que os jardins são super bem cuidados e é tudo muito bem preservado.

Os telhados pontudos, as portas trabalhadas, as esculturas de guardiões, os mosaicos brilhantes, uma réplica do templo de Angkor e, é claro, o Buda de Esmeralda, são as atrações principais do local. Este último, também chamado de What Phra Kaew, é considerado o templo mais sagrado da Tailândia. O buda que fica lá dentro, foi esculpido em pedra de esmeralda na cidade de Chiang Mai - que vou falar num outro post - e levado para lá. Infelizmente não se pode tirar foto dele por questões religiosas e devemos respeitar isso, né? :)

TEMPLO EMERALD

TEMPLO EMERALD

Separe bastante tempo do dia para esse passeio, pois ele será um dos melhores da sua viagem. A entrada do Grand Palace é cara, se comparada com outros templos, cerca de 500 Baht, mas não se preocupe... cada centavo será recompensado. O palácio abre às 08:30 da manhã e fecha para entrar às 15:30 então você pode conhecer o What Pho, ou templo do buda deitado - ou reclinado - logo depois, no mesmo dia, pois eles ficam lado a lado. :)

É ou não um lugar com inspiração de sobra? :)

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

ESPIA-TAMBEM.png

Tailândia: 7 spots de tirar o fôlego no passeio pela famosa Maya Bay

GUIAS-DE-VIAGEM-SUD-ASIA-III-02.jpg

Maya Bay é, provavelmente, um dos 5 passeios mais procurados por quem visita a Tailândia. E não é à toa... Esse é um dos passeios de barco mais lindos que já fiz! 

O primeiro passo para se chegar à Maya Bay é escolher o tipo de barco que pretende passear. Há diversas opções: fast boat, slow boat, lancha, barquinho de madeira... Além disso, você precisa definir se deseja fazer o half day tour ou o entire day tour. Há também a opção de alugar barcos privativos. E antes que perguntem... não é possível se hospedar em Maya Bay, hunf!

Escolhi fazer o entire day tour no big boat, pois tinha tempo suficiente e o preço compensava. Paguei 700 Baht - cerca de 28 dólares, além dos 100 Baht obrigatórios para entrar na baía. Aconselho o half day tour apenas se você realmente está com a viagem corrida, pois ele pula alguns spots bem legais!

A vantagem de alugar um barco pequeno, é que você terá mais liberdade de escolher o tempo que deseja ficar em cada lugar e poder escolher visitar Maya Bay em horários alternativos, como no nascer e no por do sol. Apenas nesses horários você irá econtrar a praia vazia e poderá aproveitar melhor, tanto a paisagem quanto as fotos. Mas pensando por outro lado, se o mar estiver agitado, pode ser que você tenha um ataque cardíaco antes mesmo de chegar em Maya. A sensação é de que o mar irá te engolir! 

As paradas

1- Shark Point @ Long Beach

Parada para snorkeling na praia de Long Beach, onde costuma-se ver tubarões. Não acredito muito nesse papo, masss, vai que você dá uma grande sorte - ou azar! - e encontra algum pelo caminho... 

2- Vicking Caves

Parada interessante apenas para tirar fotos. O local é bem bonito e a água bem clarinha. Aproveite os poucos minutos ali!

3- Blue Lagoon

É nada menos que a continuação das Vicking Caves... Continue aproveitando e tirando fotos...

4- Maya Bay

É uma reserva com várias restrições, tanto para os turistas, quanto para as embarcações. Alguns barcos chegam pela própria praia, outros chegam pelas pedras. No meu caso, tive que descer do barco num caiaque, chegar na pedra e passar por dentro de uma caverninha até chegar propriamente dentro da baía. Depois veio a parte da trilha até a praia, ufa! Foi uma chegada "com emoção" mas não indicaria para os meus pais, que gostam das coisas com mais conforto, por exemplo. 

5 - Monkey Beach

Como o próprio nome já diz, essa é a praia dos macacos! Há macacos para roubar e vender, e é permitido alimentá-los. Curte a ideia? Se preferir, pode passar seu tempo dentro d'água, fazendo snorkeling ou kayaking sem precisar lidar com essas criaturinhas do mal! 

6- Bamboo Beach

Outra parada para snorkeling ou kayaking. Desta vez, muita gente permanece nos barcos por dois motivos: tudo começa a ficar repetitivo e todo mundo começa a ficar cansado! É hora de pensar em voltar para o hotel...

7- Sunset 

Não é sempre que se pega um por do sol bonito. No dia que fui, por exemplo, havia muitas nuvens no céu. As empresas que fazem os passeios colocam esse ponto como atração, mas na verdade é algo natural que irá acontecer no caminho de volta para a ilha. De qualquer forma, é uma vista que relaxa e te deixa com um sorriso bobo de orelha a orelha, aquele momento que você realiza que está na Tailândia. Aproveite!

Quem já fez esse passeio? Quem tem dúvidas? Me escrevam contando! :)

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

GWK Park: um parque cultural na ilha de Bali

GUIAS-DE-VIAGEM-SUD-ASIA-II-08.jpg

A pergunta do dia era: vale a pena a visita ao parque GWK em Bali? O que esperar desse parque recém construído? Por que ir ao parque ao invés de ficar na praia? Nesse post vou responder todas essas perguntas, e ainda contar um pouquinho da história de Bali para vocês! 

Para começo de conversa, o GWK é um parque cultural que fica em Ungasan, perto da subida para Uluwatu. GWK significa Garuda Wisnu Kencana, e sua estátua representa o Deus Vishnu que tem forte influência hindu. Essa estátua foi projetada para ser uma das maiores e mais grandiosas do mundo, com 120 metros de altura - para vocês terem noção, o Cristo Redentor tem 20 metros...

O parque conta com diversas atrações pensadas tanto para turistas quanto para os próprios balineses. Dança, culinária, casamentos, eventos, compras, são só algumas das atrações que o parque oferece. Se você está indo pra Bali, fica de olho na programação!

ULUWATU-PARK-BALI-04.jpg
ULUWATU-PARK-BALI-06.jpg
ULUWATU-PARK-BALI-10.jpg
ULUWATU-PARK-BALI-08.jpg
ULUWATU-PARK-BALI-09.jpg
ULUWATU-PARK-BALI-05.jpg

O passeio ao parque é indispensável? Não. Sinceramente, você não vai perder muita coisa. Uma ida a um templo como o Uluwatu ou o Tanah Lot, já vai te fazer entrar em contato com a cultura local. O parque vale a pena caso você tenha tempo de sobra... que foi o meu caso.

Como passei quase 1 mês em Bali, e durante muitos dias o tempo estava bem fechado - era temporada das chuvas - nós separamos um desses dias para visitar o parque, e por isso - só por isso, valeu a pena. Senti falta de explicações, pessoas falando inglês, a história sendo contada. O máximo que vimos além das estátuas foi uma apresentação de dança, que foi legal.

Mas tenho que ressaltar que o parque tinha acabado de ser inaugurado, então hoje acredito que ele já esteja mais preparado para receber turistas, com uma estrutura e programação mais amplas. De qualquer forma, é um lugar legal para passar uma tarde, só não espere grandes coisas, combinado?

Além disso, temos que lembrar que estamos na Indonésia, e não nos Estados Unidos, então para os moldes locais, esse parque é o máximo - como se fosse a Disney deles! Rs! É isso, espero que esse post tenha ajudado vocês a decidirem se devem ou não incluir o parque na roteiro de viagem de vocês! ;)

ULUWATU-PARK-BALI-07.jpg
ULUWATU-PARK-BALI-02.jpg
ULUWATU-PARK-BALI-01.jpg

GWK PARK
Jl. Raya Uluwatu, Ungasan, Kuta Selatan - Badung 80364, Bali-Indonesia
Funcionamento: 08.00 - 22.00
+62 (361) 700 808 / +62 (361) 703 626
info@gwkbali.com
 

Gostaram?

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR