Sudeste Asiático: dicas e roteiro de 3 meses por 5 países

GUIAS-DE-VIAGEM-SUD-ASIA-01.jpg

Ultimamente muitos amigos e conhecidos estão com viagens planejadas ou se planejando para viajar pelo sudeste da Ásia e me procuram para pedir dicas. Quem me conhece sabe que eu amo falar sobre minhas viagens e experiências por cada lugar que passei, faço isso com a maior alegria! :)

Mas nada melhor do que deixar tudo registrado aqui para que todos tenham acesso, certo? Por isso, resolvi me planejar para contar um pouquinho por dia sobre cada lugar, mostrando meus roteiros, fotos e dicas. Espero que gostem e aproveitem da melhor forma e fiquem ligados por aqui nas próximas semanas!

Travessia Tailândia - Laos

Travessia Tailândia - Laos

Hoje vou começar com um resumo da minha viagem que durou 3 meses. Sim, foram 3 meses intensos e não consegui conhecer muitos dos países que gostaria... Por isso, minha primeira dica é: não adianta se empolgar e separar 1 mês de férias no trabalho para conhecer todo o sudeste asiático. Eu sei que muitos pensam "já que estou indo para o outro lado do mundo, vou aproveitar para conhecer tudo!". Mas acreditem, viajar para a Ásia não é a coisa mais difícil do mundo e você terá outras oportunidades de voltar.

Sim, são muitas e muitas dúvidas... Alguns têm medo, outros não têm dinheiro ou tempo suficiente, mas sempre há uma forma de ir. E eu super incentivo isso, porque essa é uma viagem de grandes trocas e aprendizados, principalmente se você vai com a cabeça aberta para isso.

TRANSFER DE AONANG BEACH (KRABI) PARA O PORTO

TRANSFER DE AONANG BEACH (KRABI) PARA O PORTO

Roteiro

Vamos então ao meu roteiro, já na ordem: 

23 dias na Indonésia (Bali e Lombok)

01 dia na Malásia (Kuala Lampur - conexão)

30 dias na Tailândia (Norte a Sul)

07 dias no Laos (Norte a Sul)

08 dias no Cambodia (Norte a Sul)

Os países que pretendia conhecer mas não consegui foram: Vietnã, MyanmarFilipinas e Singapura. Esses 4 estão na lista para a próxima! Mas como fiz a viagem sem rumo, o que veio acabou sendo lucro e fiquei satisfeita pois conheci muito bem todos os países, com exceção da Malásia.

Dicas

Não vá achando que todos os países são iguais, porque não são. Cada um tem suas particularidades, suas histórias, suas comidas típicas, suas moradias típicas, seu jeito de tratar o turista... enfim, são diferentes povos, culturas, nações. Prepare-se para viver experiências únicas que você nunca viveria no Brasil. Mas fique esperto como se estivesse no Brasil, porque a gente nunca sabe o que pode encontrar pelo caminho...

Tenha sempre uma certa quantia de dinheiro em espécie com você, pois alguns locais não aceitam cartão e outros não possuem máquinas de saque. Além disso, ao entrar em alguns países, você precisa pagar o visto na hora. Algumas vezes vale ter dólar (eles sempre aceitam), pois provavelmente você ainda não terá sacado o dinheiro local. Essas dicas valem mais para quem cruza as fronteiras por terra ou mar, já que de avião é sempre mais fácil, né gente?

Outra coisa, procure treinar o inglês para se virar por lá, pois a comunicação pode ser bem difícil! Se não for com alguém que fale inglês, se comunicar por gestos agrava a situação! Procure também aprender as palavras básicas na língua de cada país como por favor, obrigada, quanto custa, para que serve, como faço, aonde fica, essas expressões que você vai precisar usar em perguntas quando ficar perdido. E já adianto, você vai ficar perdido alguma vez, mesmo com a ajuda de mapas! Mas não se desespere...Tente rir da situação e pensar que depois terá muita história para contar.

O ideal é sempre ter um roteiro planejado e bem definido com hotéis já agendados, mas se você for como eu, deixando para fechar tudo na hora, também não terá grandes problemas - sempre conhecerá alguém pelo caminho que te dará dicas preciosas. Última dica: deixe um pouco o medo de lado e relaxe, pois em vários momentos você terá que entregar sua mala nas mãos de alguém que nunca viu ou pegar um tuk tuk em saber se o motorista é confiável. FIque sempre atento, é claro, mas acima de tudo, relaxe e curta o passeio! No fim, tudo dá certo!

Gostaram das dicas? O que mais vocês gostariam de saber?

Amanhã vou começar a postar sobre cada lugar que passei! :)

Beijocas,
Mandzy.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

 

Tudo que Seminyak tem a oferecer, Bali

GUIAS-DE-VIAGEM-SUD-ASIA-II-03.jpg

Se você tiver 3 dias para conhecer Bali, eu vou te indicar se hospedar e curtir o máximo de Seminyak! O bairro contempla todo o estilo e agito de Bali, praias, lojas, mercadinhos, restaurantes, beachclubs e você ainda pode escolher se hospedar num hotel 5 estrelas com massagem e spa!

Ou seja, dá pra reunir muita coisa legal, mas para passeios mais culturais, você vai precisar ir um pouco mais longe. O lado bom, é que pela localização central, você pode se deslocar para diversos cantos da ilha como Uluwatu e Ubud, e voltar tranquilamente para Seminyak no fim da tarde. O trânsito pode ser um pouco caótico, mas simplesmente não tem como se estressar em Bali. 

Nesse post reuni um apanhado de coisas para fazer around Seminyak! Espero que gostem!

PRAIA

Curti muito a praia de Seminyak. Não é muito movimentada e tem diversos locais para você parar e comer ou beber em grande estilo. O acesso é super fácil e o por do sol... bem, esse eu deixo para vocês entenderem através das fotos:

PASSEIO-SEMINYAK-BALI-05.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-14.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-04.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-08.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-18.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-07.jpg

BEACH CLUBS

Além da praia, a maioria dos hoteis da beira oferecem o serviço de beach club, onde você paga uma espécie de day use com DJ, e muitas vezes promoções de drinks, ou até mesmo bebidas liberadas. Procure a programação caso você curta esse estilo de lugar.

COCOON-BEACH-CLUB-01.jpg
POTATO-HEAD-BEACHCLUB-05.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-01.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-02.jpg

HOSPEDAGEM

Assim como os beach clubs, você encontra diversos hoteis de frente para a praia, com lindas piscinas e cenários perfeitos para passar as férias. A rede hoteleira e o turismo de Bali, em geral é bem grande, então não vão faltar opções! ;)

PASSEIO-SEMINYAK-BALI-10.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-06.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-19.jpg

LOJINHAS

Qual mulher não ama viajar e conhecer novas lojinhas - ou boutiques locais? Em Bali, o forte são as batas, as bolsas e os acessórios. É sério, tem muita quantidade deles, todos coloridos, estampados, com uma riqueza de detalhes. Vale a pena explorar as lojinhas de Seminyak!

PASSEIO-SEMINYAK-BALI-03.jpg

RESTAURANTES E BARES

Sério, Seminyak conta tanto com restaurantes chics, de chefs renomados de diversos tipos de cozinha (asiática, internacional, mediterrânea) a bares super descolados, com decor super cool, e alguns ainda viram boate à noite. O chato é que nem morando em Bali daria para conhecer tudo... Faça suas escolhas! 

PASSEIO-SEMINYAK-BALI-16.jpg

DECORAÇÃO DAS RUAS

Bali é conhecida pelas oferendas deixadas no chão, em frente às lojas, que ajudam a decorar as ruas. O que muita gente não sabe, é que em alguns lugares - e Seminyak é um deles - você pode olhar para qualquer lado que vai encontrar decorações super coloridas, presas às árvores, às paredes e onde mais funcionar. E eu AMO isso em Bali! <3

PASSEIO-SEMINYAK-BALI-17.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-13.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-15.jpg
PASSEIO-SEMINYAK-BALI-11.jpg

Gostaram de descobrir Seminyak comigo?

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Fazendo escala em Kuala Lumpur, na Malásia

GUIAS-DE-VIAGEM-SUD-ASIA-12.jpg

Quem faz escala em Kuala Lumpur, na Malásia, pode e deve sair do aeroporto por algumas horas para conhecer, nem que seja a região central da cidade. Como ficaríamos cerca de 12h nesta escala, já nos organizamos para fazer um passeio antes mesmo de chegar lá, e nesse post vou te contar tudo!

Por volta das 9h da manhã, saímos do aeroporto no trem Klia Express que faz o trajeto aeroporto-sentral em 30 minutos. Ele parte a cada 15 minutos e é bastante confortável, custando cerca de $30 ida e volta

Chegando na Sentral, resolvemos pegar um táxi para ir ver as famosas Petronas Towers. Um taxista que veio até nos disse que daria $10 então topamos ir com ele, mas na volta pegamos um táxi na rua com taxímetro e pagamos cerca de $4, o que ficou claro que tínhamos sido enganadas... 

As Petronas Twin Towers lembram um pouco o World Trade Center em NY, por serem um cartão postal, além de serem as mais altas da cidade. Logo no térreo do complexo, há um shopping enorme chamado Suria, com lojas de grifes como Chanel, Prada, e outras. Mas pasmem, o banheiro do shopping é bem no estilo asiático, sem privada, só aquele buraco no chão... no meio de um shopping super chique! Vai entender! Rs! 

Passamos um bom tempo observando o entorno, tiramos algumas fotos do lado de fora, onde há também um lago com chafariz super bem cuidado! No geral, a cidade parece ser bem desenvolvida. 

Do outro lado da rua, fica um outro shopping chamado AK com lojas mais populares como H&M, H&M Home, Cotton on, Superdry, etc. Também ficamos um tempo olhando essas lojas antes de dar a hora de voltarmos para o aeroporto.

O aeroporto em si também é um shopping! Entitulado Gateway, seu slogan é "o shopping com aeroporto", ou seja, para mim a Malásia se resumiu numa escala nada cultural! Vimos apenas lojas e mais lojas. Mesmo assim, foi interessante pisar em novas terras e fiquei com vontade de retornar ao país em breve! ;) 

IMG_3224.JPG
IMG_3222.JPG
IMG_3245.JPG
IMG_3220.JPG
IMG_3219.JPG

Curtiram?

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR