Receitinha Fit: salgado vegano (ou não)

SALGADO-VEGANO-CAPA.jpg

Oi gente! Continuando com as receitinhas fit em parceria com a minha nutri Isabel Vieira, hoje resolvemos fazer diferente! Temos aqui duas opções de salgado: um vegano de cogumelos com alho poró e um não-vegano de frango com tomate e cebola. Fica a seu critério experimentar fazer as duas versões ou apenas uma. O que não vale é deixar de contar pra gente o que achou, ok?

Pegue um lápis e papel para anotar nossa receita ou simplesmente vá até o final do post para acompanhar o vídeo completo da preparação da receita. Esperamos que você curta e se delicie com o salgado de hoje! 😋

divisoria-amor-ak.png

Ingredientes

120g de cogumelo (paris)

200g de grão de bico cozido

120g de couve flor cozida

1/2 alho poró tamanho médio

1 colher de chá de páprica doce

1 colher de chá de páprica picante

2 colheres de sopa de gergelim preto

2 colheres de sopa de azeite

1 pitada de sal

Rendimento: 6 unidades

Utensílios: frigideira, forminhas de cupcake, multiprocessador, garfo, prato e assadeira

divisoria-amor-ak.png

Preparo

Siga o nosso passo a passo e caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! ;)

PASSO 1

Despeje o grão de bico e a couve-flor já cozidos no multiprocessador. Adicione páprica, sal, gergelim preto e tempero a gosto. Bata até virar uma massa consistente.

PASSO 2

Para o recheio, refogue azeite e alho, adicione o alho poró fatiado e o cogumelo também fatiado. Adicione uma pitada de sal. Mexa bem.

PASSO 3

Preencha as forminhas de cupcake com a massa retirada do multiprocessador. Cubra bem o fundo e os cantos da forminha. Adicione recheio vindo da frigideira.

PASSO 4

Organize as forminhas numa assadeira e leve ao forno pré aquecido a 200 graus.

PASSO 5

Retire os salgados do forno depois que estiverem com a massa bem dourada e crocante. Retire-os das forminhas de cupcake e se sirva.

Dica: você também pode congelar para comer ao longo da semana ou conforme seu planejamento alimentar. O importante é que você terá nas mãos um lanche saudável e bastante nutritivo! 

receita-salgado-vegano-ou-nao.jpeg
receita-vegana-alho-poro.jpeg
divisoria-amor-ak.png

Vídeo

Quer agendar uma consulta? A Isabel atende em Copacabana e responde no e-mail isabel@thaisvieira.com.br. Fique de olho nos próximos posts para não perder mais dicas sobre alimentação saudável!

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Casa Tuxi: pousada descolada com bar & restô em anexo

CASA-TUXI-CAPA.jpg

"A Casa Tuxi abriu suas portas em dezembro de 2015 com a proposta de ter um que de especial na forma de ser e receber. A pousada é o resultado do casamento entre uma clássica construção do século passado, completamente renovada, e um anexo, recém projetado, feito de concreto, personalidade e graça.

Foi colocar água na piscina, encher o lugar de plantas e as paredes de arte. Daí vieram os amigos, com as panelas, e assim nasceu o restaurante e bar. Boa comida, bom vinho e ambiente alegre surpreendem. Além disso, bolamos um projeto de decoração itinerante, pra você poder levar um pouco da gente pra casa. Um mix de possibilidades num lugar só. Uma pousada que é restaurante, um restaurante que é bar, um bar que vende móveis, uma loja de móveis que é galeria de arte onde também se toca música, se lê bons livros e se faz amigos."

À frente de todo o projeto da pousada, Fernanda Tuxi, fotógrada e produtora de eventos com um olhar super apurado, cuidou de tudo para a gente: idealização, reforma, decoração, recepção, atendimento, sempre com um sorriso no rosto e mostrando a alegria e garra de cuidar desse mundo chamado Casa Tuxi. Quer saber uma curiosidade? O casarão deu origem ao livro "O Cortiço" de Aluísio Azevedo.

Conversei com ela num papo ótimo e descontraído na piscina, onde ela me contou diversos momentos que passou em sua vida até chegar onde está hoje. Depois de desfazer a sociedade, deu a volta por cima. Com ótimas perspectivas para o futuro, ela e a Casa Tuxi andam de vento em popa com novos projetos e contam com a sua visita quando quiser viver uma experiência descolada no Rio de Janeiro.

Localização

A pousada fica numa região com muita opção de bares, restaurantes, mercados, shoppings, lojas e transporte público. Próximo ao metrô de Botafogo, Zona Sul do Rio, lá você não terá problemas para se encontrar. Botafogo é a nova cara boêmia do Rio e você estará bem no centro dessa efervecência.

A própria pousada conta com um bar em anexo, chamado Segreto Bar, e próximo dela está o Casarão 1903 (já demos a dica dele aqui nesse post, lembram?), além de ficar próxima das ruas Nelson Mandela e Voluntários da Pátria, com grande movimento de jovens.

Mas se você procura sossego, não se preocupe: a pousada possui quartos isolados, onde você pode aproveitar para ler, relaxar, dormir bem e esquecer de tudo. Durante o dia, curta a piscina ou dê uma caminhada pelo Aterro do Flamengo, com acesso bem próximo dali.

Área compartilhada

SALÃO PRINCIPAL

Logo na entrada você já vai se sentir em casa: o salão da recepção possui um sofá bem acolhedor, onde você pode trocar experiências com outros hóspedes, fazer amigos e relaxar. A decoração com prancha de surf, skate, móveis coloridos e objetos singulares, garantem a descontração.

Detalhe para o book da Casa Tuxi na mesinha que conta com os melhores passeios do Rio e do entorno, organizados pela pousada. Dê uma olhada e monte a sua programação!

SALAO-CASA-TUXI-2.jpg

PISCINA

A área da piscina é super relaxante. Você pode pedir uma música, relaxar nas cadeiras ou na boia e tirar os problemas da cabeça. Essa é a hora e o lugar certo para isso! E se você mora no Rio, também pode marcar um final de semana em casal ou entre amigos na Casa Tuxi, como foi o meu caso. 

AREA-PISCINA-CASA-TUXI-5.jpg
AREA-PISCINA-CASA-TUXI-6.jpg
AREA-PISCINA-CASA-TUXI-2.jpg
AREA-PISCINA-CASA-TUXI.jpg

Quartos

Os quartos variam entre clássicos, mezaninos e descolados. Tive a sorte de visitar todos os quartos, e me hospedei no Clássico, com uma atmosfera contemporânea e charmosa. Essa categoria está equipada com ar condicionado, tv a cabo, frigobar e sinal wifi e comporta 2 pessoas em camas de casal.

BANHEIRO-CASA-TUXI.jpg

Os Mezaninos aproveitam o pé direito duplo da casa usando o espaço e criando um ambiente especial. Estão equipados com ar condicionado, tv a cabo, frigobar e sinal wifi e comportam 3 ou 4 pessoas. Eles tem um ar mais de hostel, onde você compartilha o quarto com os amigos ou família.

Os Descolados tem um conceito urbano todo pensado no seu bem estar. Estão equipados com ar condicionado, tv a cabo, frigobar e sinal wifi e comportam 1 ou 2 pessoas em camas de casal ou duas de solteiro.

Todas as camas têm suas estruturas montadas de bambu, os banheiros possem água quente e fazem você se sentir em casa! ;)

Café da manhã

O café da manhã no Segreto Bar remete à uma experiência lúdica: louças de porcelana, café, manteiga, pães, geleia e frios numa linda arrumação. Não tem como não começar bem o dia! A música ambiente e a luz natural que entra pelo vidro completam a ambiência do bar pela manhã.

CAFE-DA-MANHA-CASA-TUXI-2.jpg

E o mais legal é que a pousada abre para o café da manhã nos finais de semana mesmo para quem não está hospedado (R$25,90 por pessoa). É só reservar os lugares e chamar alguém para viver essa experiência lúdica com você. Eu mesma já quero voltar...

Segreto Bar & Restô

"A proposta do Segreto é trazer gastronomia de primeira, para hóspedes e clientes do bairro, num ambiente descontraído e cheio de bossa. Seja de manhã para um brunch, almoço à tarde ou um jantar a dois, o Segreto é uma boa pedida. À beira da piscina os clientes também podem tomar bons drinks ou vinhos apreciando o céu estrelado. Que tal?!"

Atualmente o Segreto conta com jazz às quintas e happy hour nas sextas. Aos sábados, um sambinha agita o bar, que ganha outra cara à noite. Para ficar por dentro da programação completa, siga-os no instagram em @segretoresto e @casatuxi.

Tive a sorte de me hospedar na pousada em plena quinta-feira e poder acompanhar a banda de jazz Notre Jam dar conta do som com saxofone, teclado, guitarra e bateria. Enquanto isso saíam do bar drinks de vodka e cachaça, vinhos e petiscos para acompanhar as bebidas, além dos pratos principais do dia.

Pedi um guacamole acompanhado de uma caipivodka de morango super saborosa. A combinação de sabores com a música ficou excelente! Que vibe! ;)

Na área externa, passam projeções de imagens de pontos turísticos do Rio de Janeiro e a iluminação colorida na piscina dá um toque acolhedor à pousada. O bar abre a partir das 18h e os shows começam às 20h. É bom chegar antes disso para garantir um lugar com conforto!

AREA-PISCINA-NOITE-CASA-TUXI.jpg

Minha avaliação

Quem me acompanha pelo Instagram (já me segue lá? @amanda.kraemer) viu que postei diversas fotos aproveitando meus momentos na pousada. Se você procura um lugar descolado no Rio, a Casa Tuxi é uma ótima opção! #FicaADica ;)

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Búzios: super guia de viagem

GUIA-BUZIOS-CAPA.jpg

Está indo passar o feriado ou férias na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e precisa de um guia de Búzios? Você acaba de encontrar o post certo! Búzios é o balneário que frequentei durante toda a minha adolescência, com a família, com amigas e com namorado, e por isso resolvi compartilhar com vocês o que Búzios tem de melhor a oferecer!

Leia também o post: Dica de casa top para alugar na Praia de Geribá, em Búzios

Sobre Búzios

No litoral do estado do Rio, a Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios (ou até mesmo BZS para os mais novos) é o lugar mais interessante para você passar temporadas, finais de semana e feriados na região conhecida como Região dos Lagos. Mais interessante porque em Búzios você consegue curtir lindas praias, comer em restaurantes maravilhosos, sair para dançar à noite, e tudo isso sem muvuca, o que infelizmente acontece em outras cidades de praia da região.

Eu frequento o balneário desde pequena e já vivi inúmeros momentos incríveis ao lado da família, amigos e ex namorados, então por isso indico Búzios para pessoas de todos os estilos e todas as idades! Aproveite os feriados e planeje uma viagem para esse paraíso! Preparado para montar seu roteiro?

Um pouco de história

A vila de pescadores que encantou a diva Brigitte Bardot na década de 60 se transformou em um sofisticado balneário, repleto de atrações o ano inteiro. Mas a ocupação da cidade começou bem antes, com embarcações francesas e inglesas se estabelecendo devido à precária presença de portugueses na região. 

Durante a década de 50, foi o lugar escolhido para a construção das primeiras casas de verão por algumas famílias da burguesia brasileira e francesa atraídas pela geografia paradisíaca, exuberância da caça submarina e proximidade relativa da cidade do Rio de Janeiro. Elas herdaram ou compraram e reformaram os antigos imóveis da enseada portuária, principalmente na Praia de Manguinhos.

Mas a transformação real do povoado começou em 1964, com a temporada de férias da atriz Brigitte Bardot e seu namorado brasileiro na Armação. A presença da estrela do cinema francês virou notícia em vários meios de comunicação nacionais e internacionais, dando impulso ao que foi considerado um dos balneários mais charmosos do mundo! Passou a ser frequentado por franceses e argentinos, e esse último grupo continua sendo responsável por grande parte do turismo em Búzios nos dias de hoje. 

O que fazer

 

Praias

IMG_5350.JPG

Composta por 23 praias, o balneário possui grande diversidade em termos de estilo e extensão. Você pode frequentar praias curtinhas ou enormes, praias tranquilas ou praias com ondas, e até mesmo praia de nudismo! 😱

• Geribá: a preferida da juventude, atrai surfistas o ano inteiro

• Ferradurinha: ideal para fazer SUP e caminhar nas pedras

• Tartaruga e João Fernandes: indicadas para quem viaja com os pequenos

• Ferradura: para se aventurar com caiaques e banana boat

João Fernandinho: ideal para relaxar e tomar um drink (ou açaí) enquanto lê um livro

• Praias do Canto, da Armação e dos Ossos: têm cenário digno de uma vila de pescadores, com barquinhos coloridos

 Azeda e Azedinha: pequeninas e contornadas por vegetação exuberante

• Manguinhos e Rasa: pontos de encontro dos adeptos do wind e do kitesurf por conta do vento 

 

Porto da Barra

Pólo de gastronomia e cultura de Búzios, o Porto da Barra, em Manguinhos, reúne bares, restaurantes, galeria de arte e lojas de decoração, moda e surf. Por lá estão estabelecimentos tradicionais, como o Bar dos Pescadores, os contemporâneos Zuza e Donna Jô e o português Cais de Gaia. E tem ainda os informais Anexo PraiaPetiscos do Porto e Porto da Canoa. De segunda a sexta, vários restaurantes do espaço oferecem cardápio executivo. E o por do sol no píer é indescritível!

 

Rua das Pedras & Orla Bardot

Ícone de Búzios, a Rua das Pedras é o point do balneário. Com pouco mais de 600 metros de extensão, a "passarela" (porque é ali onde as pessoas desfilam) reúne bares cool, restaurantes sofisticados, lojas de grife, pousadas, cafés, galerias de arte, sorveterias, boates...

Quando ir

O verão é definitivamente uma ótima época para visitar Búzios: o tempo fica bom e ainda é alta temporada, com movimento e agito e várias festas nas boates e beachclubs. Essa é a época com mais trânsito e dificuldade para encontrar vagas, mas de toda forma, a cidade é bem preparada para receber turistas.

Entre Março e Maio as chuvas começam a chegar com mais força, mas não costumam durar muito. Ou seja, se você for nessa época vai pegar dias de muito sol, apesar de pegar alguma chuva! Rs! Como costuma fazer muito calor, às vezes essas chuvas caem até bem.

Junho a Agosto já pode-se perceber o inverno, com temperaturas mais baixas e maior chance de chuva. Pode ser que você dê sorte e pegue uma semana de muito sol também, e temperaturas mais amenas, o que pode ser ideal para casais e famílias que procuram sossego.

Se eu fosse indicar uma época do ano para ir fora do verão, seria de Setembro a Novembro, são meses em que não costuma chover e há diversos feriados, o que também traz certo agito para a cidade. Fora que os preços não são tão caros quanto na alta temporada! ;)

BANNERS_VIAGEM-34.jpg

o que & onde comer

 Donna Jô: inaugurado no lugar do Quadrucci, o Donna Jô é assinado pela arquiteta Bel Lobo e possui uma varandinha com deck de madeira ideal para assistir ao pôr do sol. Com assinatura da chef Joana Gallo, capricha nos pratos inspirados na culinária contemporânea. As massas artesanais, porém, são produzidas no balneário. Para começar os trabalhos, a dica são os pasteizinhos de alho poró com catupiry, pimenta dedo de moça e molho de laranja. Entre os pratos principais, fazem sucesso o risoto de lagosta, o polvo grelhado, o pargo com farofinha de panko e as moquecas. Quem não abre mão das carnes encontra costeleta de cordeiro, medalhões de mignon e filé recheado com brie.

• Porto da Canoa: Apesar de estar ao lado do Porto da Barra, o quiosque - mais conhecido como Bar do Gordo - é perfeito para assistir o pôr do sol petiscando pastéis e casquinhas de peixe. A localização é uma das melhores do complexo - quase na beira da praia, com mesinhas ao ar livre e um pequeno espaço coberto. Leve dinheiro ou débito - o bar não aceita cartões de crédito e tem tudo a preços bem acessíveis.

chez-michou-buzios

• Chez Michou: reserve um dia para ir à essa creperia super tradicional na Rua das Pedras. Ela funciona desde que me conheço por gente. Os crepes, com os recheios variadíssimos, fazem sucesso há mais de 30 anos. Entre os preferidos está o clássico Alessandro, com queijo, presunto, tomate e orégano e o crepe "Choppinho", um crepe aberto com parmesão e gorgonzola. Para a sobremesa, crepe de banana com chocolate crocante e sorvete de creme. Hmmmm....

restaurante-havana-buzios
IMG_5351.JPG

• Pátio Havana: a casa chama a atenção ainda do lado de fora, pela fachada que se destaca do resto dos restaurantes. Amplo e dividido em cinco ambientes, oferece pátio, bistrô, whiskeria, lounge com sinuca e adega com projeto e decoração dos arquitetos Sig Bergamin e Hélio Pellegrino. Foi inaugurado em 1998 com o intuito de oferecer uma programação musical de qualidade acompanhada por uma cozinha descolada. Curti: Pizza caprese e vinho tinto ao som de uma boa MPB.

• Buda Beach: com vista para a Orla Bardot, o amplo restaurante com 280 lugares, torna-se um dos maiores em Búzios, oferecendo um bar club musical, almoço, happy hour e jantar. O cardápio é bastante variado, agradando a todos os paladares. Pizzas no forno a lenha, sushis, culinária nacional e internacional, e por aí vai... Para deixar mais animado, música ao vivo e DJ em determinados dias da semana, sem contar com a decoração cheia de brilho. Confira a programação antes de ir.

• Lorenzo Pizzeria & Cantina: fundado em 2005 com o conceito de pizzaria e cantina Italiana, tem ambiente bem familiar, com instalações amplas e acolhedoras. Com pratos, focados na comida italiana tradicional, produz de maneira artesanal, pastas, pães caseiros, pizzas no forno a lenha, antipastos, risotos, peixes, além de carnes e uma ampla carta de vinhos para acompanhá-los. É bem saboroso e vale a pena a visita, principalmente no inverno.

• Mil Frutas: para fechar sua refeição, indico um sorvetinho na casquinha do Mil Frutas. Além de deliciosos, os sorvetes são ainda saudáveis - nenhum deles leva gordura hidrogenada, conservantes ou corantes. Os destaques ficam por conta dos sabores exóticos como jaca, cupuaçu, lichia, canjica, taipoca, castanha do pará ou ainda os mesclados como o de chocolate com manga e gengibre, chessecake e goiabada com queijo e o meu preferido, chocolate belga.

O que levar

Biquínis e bodies arrumadinhos, que dê para você emendar num beachclub ou mais básicos caso queira apenas pegar um solzinho na areia

Protetor solar e protetor labial pois o sol é de arder!

Chinelos e rasteirinhas é o que você mais vai usar por lá. Deixe os saltos em casa, pois mesmo para as festas à noite você terá que caminhar pela Rua das Pedras, o que não combina com salto alto, né?

Batas e vestidinhos, tudo num estilo hippie-chic. Capriche nos acessórios como bolsas de praia, chapéus e canga.

Go pro: é possível que você use tanto nas praias calminhas quanto nos esportes que for praticar como caiaque, surf, escalada, entre outros.

Onde se hospedar

vila-dengo
vila-barracuda

Aluguel por temporada: já dei a dica de uma casa para alugar na Praia de Geribá com capacidade para até 20 pessoas e de confiança (eu mesma me hospedo lá há mais de 10 anos)! Pode ser uma ótima opção caso vá em grupo.

Leia o post: Búzios: dica de casa top para alugar em Geribá 🏡

Requinte: indico a Casas Brancas, um hotel boutique & spa de frente para a praia, na Orla Bardot, perto de lojas e restaurantes incríveis. Indico para casais e pequenos grupos familiares que procuram um ótimo serviço e uma experiência inesquecível!

Pousada em Geribá: indico a Recanto Al Mare.

Como se locomover

Acqua-Taxi: ideal para circular entre as praias, pois você evita o trânsito da alta temporada.

Carro: é ótimo estar de carro em Búzios para fazer compras, se deslocar das praias para a Rua das Pedras, mas você pode ter problemas para encontrar vaga ou ter que pagar muito caro, além de pegar bastante trânsito dia & noite na alta temporada.

• Uber: é uma alternativa para quem não quer ter perrengue. Graças a Deus o Uber chegou a Búzios e apesar de demorar um pouco, o serviço funciona bem!

• Van: antes de existir o Uber, quando eu ainda era adolescente, a opção para a Rua das Pedras era sempre a boa e velha van. Embora possa ser bem perigoso, ela cumpria o seu papel de transporte. Ainda bem que agora não precisamos mais dela, portanto essa é a última opção, ok?

Como chegar

Avião: voe para o Rio e pegue um carro/ônibus/transfer até Búzios ou vá até o Aeroporto de Cabo Frio, a 30 km, recebe voos regulares da empresa AZUL, provenintes do Rio de Janeiro, Campinas e Belo Horizonte. Do aeroporto de Cabo Frio à Buzios são cerca de 20 minutos de carro, taxis e similares. Já o Aeroporto Umberto Modiano, dentro de Búzios, opera com uma pista de 1300m x 30m, revestimento em asfalto, balizamento noturno e capacidade para receber jatos executivos, táxis aéreos e helicópetros.

• Carro: do Rio de Janeiro, são aproximadamente duas horas de viagem. Após cruzar a ponte Rio-Niterói, pegar à esquerda no sentido Rio Bonito. Pouco depois de Rio Bonito, virar à direita - Via Lagos, sentido Araruama/Cabo Frio (Região dos Lagos). Ao terminar a Via Lagos, continuar por 5 km e subir um pequeno viaduto de acesso à RJ-106, e pegar a direção Macaé/Búzios. Após 14 km (logo depois do posto de gasolina "Até que enfim"), entrar à direita e seguir por cerca de 10 minutos até Búzios.

Ônibus: do Rio para Búzios há ônibus direto. Saídas diárias da Rodoviária Novo Rio e do Aeroporto do Galeão pela Viação 1001. Acesse o site da companhia para conferir os horários! Através do site ou por telefone da Viação 1001 pode-se comprar passagens antecipadamente com pagamento por cartão de crédito. Em períodos de feriados e alta estação é conveniente comprar sua passagem com boa antecedência. Para chegar à Rodoviária Novo Rio desde o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, você pode pegar táxis ou ônibus com ar condicionado (frescão) da Viação Real, com saídas periódicas durante todo o dia.

 

Informações úteis

  • A voltagem em Búzios é de 110V.

  • A distância do Rio é de 170km.

  • Algumas atrações ficam dentro de propriedades particulares, outro motivo para levar dinheiro físico.

  • Há uma rua no Centro com diversos bancos como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, além de caixa 24h para emergências, mas a maioria dos estabelecimentos aceita cartão.

  • Telefone do acqua-táxi: (22) 9861-2499

Fontes: Búzios On Line e Prefeitura da Cidade de Búzios

Qualquer outra dúvida, pode deixar aqui nos comentários, ok? ;)

Leia também

Búzios: dica de casa top para alugar em Geribá 🏡

Casamento na praia: 5 pontos a considerar na hora do planejamento

Dicas para um fim de semana de refúgio na Ilha da Gigóia

Yoo2 by Intercity: o hotel mais cool do Rio de Janeiro

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR