Itacaré: a aconchegante pousada Vila do Dengo

GUIAS-DE-VIAGEM-BRASIL-17.jpg

Está planejando uma viagem para Itacaré, na Bahia, e não sabe onde se hospedar? Nesse post, compartilho com vocês minha experiência em uma resenha completa sobre minha estadia na Pousada Vila do Dengo, perfeita tanto para casais quanto para grupos maiores, e com ótima localização.

A pousada tem um nome que chama a atenção logo de cara. Inspirado no relato de Dona Naiá, baiana famosa da vila de Barra Grande, o nome Vila do Dengo tenta passar um clima de aconchego para que os hóspedes relaxem e curtam suas férias da forma mais confortável possível - e a experiência que tive foi exatamente essa!

Leia também o post: Itacaré: super guia de viagem

Localização

A Vila do Dengo fica no Condomínio Conchas do Mar II entre a Pituba e a Praia da Concha, bem próximo da maioria das pousadas da região. A rua da Pituba, a menos de 5 minutos a pé da pousada, possui restaurantes com diversos tipos de comida, desde sanduíches a pratos de chef. Ali você também encontra agências de turismo, lojas e feirinhas de artesanato.

A pousada possui uma área verde de 2.000 m² e oferece instalações super aconchegantes, o que é perceptível desde o momento em que se entra na recepção. A construção é bem rústica, com bastante madeira, o que me fez sentir que estava mesmo na Bahia!

A decoração da pousada é super interessante, bastante colorida com alguns toques retrô. Há esculturas de baianas, mandalas típicas da região e elementos ligados ao surf, já que Itacaré é conhecido como um dos melhores picos de surf no Brasil! Você sabia disso?

Estrutura

Quartos

Quando você sai da recepção e entra no espaço em si, percebe claramente uma diferença entre a parte da frente e a parte de trás da pousada. É que ela foi expandida, ganhando novos quartos e piscinas. Os quartos da frente são mais rústicos, enquanto os de trás são mais modernos. Mas no geral, esse mix funciona e todas as suítes continuam oferecendo as mesmas facilidades.

São, ao todo, 42 apartamentos, com cama king size, ar condicionado, TVs de 32 a 42” led/lcd com sistema SKY, DVD e frigobar. Eles se dividem entre: suíte térrea, suíte superior e suíte família. Eu fiquei hospedada na suíte superior da parte nova, com varandinha e vista para as piscinas e para o bar. O quarto era bem limpinho, moderno e aconchegante, claro.

Área compartilhada

A área comum aos hóspedes da Vila do Dengo é bem grande: conta com várias piscinas, hidromassagem coberta e aquecida, hidromassagem descoberta, bar com sucos e drinks, sauna e restaurante aberto até às 20h (onde também é servido o café da manhã).

Dessa forma, acaba sendo um ótimo ambiente para passar um tempo em família aproveitando todas essas comodidades, ou fazer novos amigos, já que sua distribuição favorece essa socialização. Mas caso você queira ficar na sua, também há espaço para esse isolamento. Pousada boa é assim, bem democrática! ;)

Café da manhã

O café da manhã da Vila do Dengo é bem completo. Tem variedades de pães, frutas, bolos, sucos, cereais, café, leite, chás, biscoitos, geléias, ovos, entre outros. Isso é bom porque como a cidade oferece muitas atividades que gastam boas calorias como trilhas, rafting e surf, você pode (e deve) se alimentar bem antes de partir para o seu passeio.

A melhor parte de estar hospedada na Bahia é que a tapioca vem incluída no café da manhã. Na Pousada do Dengo não é diferente: já nas mesas você encontra um cardápio com opções de recheios doces e salgados tanto para as tapiocas quanto para os ovos e omeletes. Duas baianas vestidas com trajes típicos ficam disponíveis para te recepcionar, fazer os pedidos e retirar a mesa. Elas são super simpáticas e sorridentes. Você já começa o dia feliz!

IMG_1602.JPG

Bar

O bar é uma área bem legal para passar a manhã ou o finalzinho da tarde, quando você retorna daquele passeio cansativo. Ali você pode pedir diversos tipos de bebidas, deitar na espreguiçadeira ou mergulhar na piscina que fica em frente. Só não aconselho ler um livro pois a música normalmente é alta. Há outros espaços para isso mais próximos à recepção.

Como a suíte que fiquei hospedada era bem ali em frente, a música também chegava no quarto quando estava com a porta da varanda aberta, mas ao mesmo tempo era bom para ver como estava o movimento. Além disso, o bar só abre a partir das 11h, então não chega a acordar os hóspedes. Fique tranquilo!

Atividades

Perto da pousada, você encontra diversas praias para visitar a pé, além de lojinhas, bares e restaurantes, cultura e artesanato na rua principal. Indo mais longe, você encontra inúmeras atividades de lazer para todos os gostos, desde aulas de surf, a rafting, caminhadas por trilhas, cachoeiras, entre outros.

O pessoal da recepção da Vila do Dengo me ajudou muito com a escolha dos passeios. Primeiro, me mostraram um panorama geral da cidade e das atividades. Depois, chamaram um representante de uma empresa para ir conversar comigo na recepção, onde fechei dois pacotes: Rio das Conchas com Cachoeira do Cleandro no primeiro dia e Passeio pelas 4 praias rurais (Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho) no segundo dia.

Quando ir?

Fevereiro foi definitivamente uma ótima época para visitar Itacaré: o tempo estava bom (apesar de chuvas de verão curtinhas no final da tarde), havia bastante onda para os surfistas e ainda era alta temporada, com movimento e agito. Acredito que Janeiro seja mais cheio ainda, e assim mais difícil de fechar passeios e encontrar lugares livres. Mas de toda forma, a cidade é bem preparada para receber turistas.

Entre Março e Maio as chuvas começam a chegar com mais força, mas não costumam durar muito. Ou seja, se você for nessa época também vai pegar dias de muito sol, apesar de pegar chuva também! Rs! Como costuma fazer muito calor, às vezes essas chuvas caem até bem.

Junho a Agosto já se pode perceber o inverno, com temperaturas mais baixas, maior chance de chuva e o mar mais mexido. É bom evitar essa época, mas pode ser que você dê sorte e pegue uma semana de muito sol, quem sabe? Mas se eu fosse indicar uma época do ano para ir fora do verão, seria de Setembro a Novembro. Em Setembro é a época que as baleias chegam na costa, e isso atrai muitos turistas curiosos para vê-las. Já nos meses de Outubro e Novembro o tempo está mais firme, e são meses em que acontece o campeonato de surf, que também traz certo agito para a cidade. Fora que os preços não são tão caros quanto na alta temporada! ;)

Como chegar?

Indo de avião, o aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, que fica a apenas 76km de distância. O aeroporto é bem pequeno e por isso só recebe vôos diretos de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Campinas e Salvador (eu, por exemplo, fui do Rio com escala em Congonhas, SP). Chegando lá, você pode alugar um carro, pegar um transfer (deixe agendado antes de ir), ou até mesmo um ônibus da rodoviária de Ilhéus até Itacaré.

Em cerca de uma hora você chegará ao paraíso. Para ir direto até a Vila do Dengo, entre na rua que fica entre a Praia da Concha e a Pituba, todos por lá conhecem a região. Chegando nessa rua você vai avistar plaquinhas de diversas pousadas, então é só entrar na rua que indica a Vila do Dengo e seguir até o final. A pousada vai estar ali de frente para você! :)

 

 Informações úteis

  • Na Vila do Dengo não são permitidos animais de estimação.

  • A recepção fica aberta 24h por dia.

  • A pousada oferece estacionamento grátis.

  • No geral, o wi-fi funciona bem em todas as áreas e é gratuito.

  • O taxi é um pouco caro em Itacaré. Considere fechar passeios ou alugar carro para se locomover para praias e locais mais distantes do Centro. Mas fique ligado pois em alta temporada é difícil achar vaga para estacionar.

  • A voltagem na Bahia é de 110V.

  • Média de uma diária na Vila do Dengo: R$300 (baixa temporada).

Endereço: Loteamento Conchas do Mar Quadra C, Itacaré/BA

Telefone: (73) 3251-3098

Site: www.viladodengo.com.br

E-mail: viladodengo@gmail.com

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

La Nave Bistrô.Bar: ambiente descontraído no Planetário da Gávea

LA-NAVE-BISTRO-CAPA.jpg

Se você ainda não conhece o La Nave, o bistrô mais cool no Rio de Janeiro, a hora de conhecer é agora! Ideal para quem está a passeio no Rio (vale uma ida logo após o Jardim Botânico, hein!) e para os próprios cariocas que procuram um lugar diferente, o bistrô abriu as portas com um conceito super interessante que traduz a nova cozinha artesanal carioca. Vem conhecer o La Nave Bistrô.Bar!

Sobre o La Nave

O La Nave chegou chegando no Rio de Janeiro e conquistou a todos que já estiveram por lá. O "Bistrô.Bar" agrega uma cozinha contemporânea à uma área cultural da cidade, o Planetário da Gávea, combinando alta gastronomia e boa música na dose certa. Eu pude comprovar isso na minha visita ao restaurante! 

Inaugurado no ano passado pelo chef e sócio Daniel Pinho, o bistrô é repleto de estilo, tanto no ambiente quanto no cardápio versátil. Quando você vê, mal sabe que as antigas hélices de navio na decoração fazem referência ao nome da casa, inspirado no clássico E la Nave Va, do cineasta italiano Federico Fellini (fonte: Veja Rio).

entrada-la-nave
detalhe-la-nave-bistro

Decor

Você entra no La Nave e o ambiente como um todo já chama a atenção. Quando você começa a reparar nos detalhes, como o teto, por exemplo, a atmosfera descontraída do restaurante fica ainda mais evidente. É um mix curioso de design, arte e sofisticação à sua própria maneira. Madeira e sucata dominam, trazendo aconchego. Todos os detalhes do projeto arquitetônico foram minuciosamente trabalhados, selecionados e esculpidos artisticamente. Reparem nas fotos: é ou não é o máximo?

decoracao-la-nave-bistro
visao-geral-la-nave

Com mesas do lado de dentro e do lado de fora, altas e baixas, para casais ou grandes grupos, o restaurante atende todas às necessidades, com muita atenção. Os garçons que me atenderam foram super prestativos, me indicaram ótimos pratos e drinks - é que eu preciso dessa ajudinha, já que sou muito indecisa (rs). Já sei que posso contar com eles na próxima! ;)

mesa-la-nave
detalhe-mesa-la-nave

Cheguei bem na hora que o restaurante reabriu, às 19h (fiquem espertos, pois ele fecha às 17h e depois reabre à noite), o que foi ótimo pois estava vazio e consegui conversar com todo mundo, tirar essas fotos e me acomodar. Logo depois foi enchendo e quando fui embora, por volta das 21h, estava bombando de gente! Isso porque era uma quarta-feira chuvosa...

Ainda sobre o ambiente, destaco as músicas de super bom gosto que tocaram nas duas horas de experiência que tive por lá. Sabe quando você quer usar o Shazam de 5 em 5 minutos? Pois é! A música, sem dúvidas, fez da minha experiência no La Nave ainda mais agradável, e a noite por lá deixa o clima ainda mais intimista.

Bar

O bar da casa é bem completo, a começar pelo espaço que ele ocupa no estabelecimento. Dentre as opções do menu estão drinks clássicos, drinks da casa, drinks com cachaça, vodka, sakê, whisky, gins, digestivos, caipis, jarras, shots, cervejas, champagne e espumantes e vinhos. Ufa! Se quiser mais detalhes sobre marcas e ingredientes, veja aqui.

bar-la-nave-bistro

Eu escolhi o Pierrot (R$27), drink da casa composto por vodka, morango, polpa de açaí, limão tahiti, triplo sec e xarope de pimenta. Foi uma sugestão da garçonete e eu super aprovo. Nunca tinha experimentado um drink com polpa de açaí, e olha que sou viciada na fruta!

drink-la-nave

Cardápio

O menu do Bistrô.Bar, criado pelo chef Daniel Pinho, traduz a nova cozinha artesanal carioca. A cozinha de autor valoriza o pequeno produtor e combina ingredientes naturais, como hortaliças e pimentas frescas da pequena horta local, com serviço de qualidade. 

cardapio-la-nave-bistro

O menu é dividido em snacks, bons bocados, bolinhos da nave, sandubas, panelinhas e caçarolas, pratos principais e sobremesas. Como dito antes, escolhi dois pratos sugeridos: Do Japa (R$39), um tartare de salmão ao molho de gengibre, shoyu e pimenta dedo-de-moça com chips de batata Asterix como entrada e o Magret (R$73) de pato semi-curado e grelhado ao molho rôti e risoto de laranja, couve e castanhas do pará como prato principal.

do-japa-la-nave
tartare-la-nave
magret-pato-la-nave

Nem preciso dizer que não coube sobremesa dentro de mim, né? Quem me conhece sabe, rs! Mas confesso que fiquei de olho no Croc Lemon (R$25), um mil folhas de citron, redução de Limoncello e sorbet de limão. Fica para a próxima! :)

Minha experiência

Depois de toda essa empolgação, nem preciso dizer que foi uma experiência única, né? Acho que todo mundo que conhece o La Nave concorda comigo nesse aspecto. Para ficar mais próximo da realidade, preparei um vídeo sobre a minha experiência nesse bistrô. Aperta o play!

+ infos

Funcionamento

Segunda-feira: Fechado
Terça a Quinta: de 12:00 às 17:00 e de 19:00 às 24:00h
Sexta e Sábado: de 12:00 às 17:00 e de 19:00 às 1:00h
Domingo: 12:00 às 19:00h

Endereço

Planetário da Gávea 
Avenida Padre Leonel Franca,
240 Gávea, Rio de Janeiro - RJ

Estacionamento no local

Faça sua reserva pelo telefone (21) 3259-0255 e depois conte aqui nos comentários o que achou! 

Leia também

Pulê: bistrô francês especializado em frango assado, com opções vegetarianas em Ipanema

Restaurante Pérgula, no Belmond Copacabana Palace: Conceito mediterrâneo com toque brasileiro

Conhecendo o restaurante Luce Cucina & Carbone no Fashion Mall

Naturalie Bistrô: restaurante e café vegetariano em Botafogo

Restaurante Miam Miam: "comfort food" em Botafogo

Beijocas,
Mandzy.

Itacaré: saiba o que o centrinho oferece dia & noite

GUIAS-DE-VIAGEM-BRASIL-20.jpg

Em Itacaré, a rua principal, conhecida como a Rua da Pituba é onde tudo acontece! Nesse post você vai saber tudo o que o centrinho de Itacaré oferece tanto de dia quanto à noite.

Leia também o post: Itacaré: super guia de viagem

Centrinho à noite

Com lojas, bares, restaurante, sorveteria, hostels, agências de turismo, feirinha de artesanato e muito mais, uma noite não será suficiente para você conhecer tudo que a rua tem a oferecer. Um bom horário para chegar é entre 19h e 20h, quando todos os estabelecimentos estão abertos.

É o local ideal para comprar algumas lembrancinhas e comer bem. Os restaurantes variam: tem hamburgueria, cozinha italiana, cozinha brasileira, entre outros. Nada muito chique, pode ir bem despojado curtir essa noite que provavelmente irá terminar em algum barzinho com música ao vivo! Indico o Manga Rosa e o Espaço Brasil.

Restaurante Espaço Brasil

Depois de um tempo me alimentando apenas de sanduíche e hamburguer, decidi parar no Espaço Brasil para jantar uma comida brasileira deliciosa. Realmente o ambiente é muito agradável e o prato bem servido. O serviço já fica um pouco a desejar... pedi um prato que incluía feijão e ninguém me avisou que o feijão tinha acabado (sim, acabou o feijão no melhor restaurante brasileiro da cidade). Quando chegou o prato, o garçom me perguntou se eu queria farofa no lugar do feijão, o que me deixou muito frustrada! Mas acredito que em dias normais, não falte feijão e os clientes saiam bastante satisfeitos, pois realmente é tudo muito saboroso.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR