Itacaré: uma experiência gastronômica na Vila Barracuda

A Pousada e Restaurante Vila Barracuda é daqueles lugares que você não esquece mais. A construção em si já é maravilhosa, e os toques de decoração dados pela gerente Juliana Ghiotto, deixaram o ambiente com cara de "casa dos sonhos". Mas ela é bem real, viu? Você pode se hospedar num dos 9 quartos da pousada ou apenas degustar um jantar, como eu fiz.

A história dessa pousada é muito interessante: um grupo de amigos suecos composto por cantores, hoteleiros e empresários, se juntou com um casal de brasileiros e abriu, em 2013, a Vila Barracuda, um hotel boutique que é pousada e casa ao mesmo tempo. Acabou se diferenciando das outras hospedagens de Itacaré por sua sofisticação e bom gosto, apesar da simplicidade.

Hoje em dia considerada única, ela tem o objetivo de fazer o hóspede se sentir em casa, relaxando na rede ou na piscina, e se deliciando com o bar e a cozinha. A gastronomia do local se destaca, por oferecer drinks e pratos com ingredientes frescos e de qualidade, produzidos em locais próximos.

Estrutura

Há duas entradas: pela orla, ao lado do Orla 55 ou pela rua de trás. Aconselho entrar pela orla, pois você já cairá na parte externa do estabelecimento, onde estão a piscina, as espreguiçadeiras e algumas mesas, que você pode sentar.

Você vai logo avistar o bar, que conta com profissionais super bem preparados e um ambiente no estilo "Casa Cor", com direito a telão passando programas do Canal Off e sofás com livros para a leitura, além de outras mesas e muitos objetos de decoração, remetendo a casa de um explorador: globos, binóculos, pinturas e pranchas de surf.

Restaurante

O conceito da cozinha do Vila Barracuda é baseado na culinária local, incluindo frutos do mar e frutas como o cacau tanto no prato quanto na sobremesa. Como o próprio chef Fernando disse "eu acredito que ser nativo de Itacaré e crescer próximo do mar desde pequeno, trouxe todo o conhecimento local que hoje, como o chef do Vila Barracuda, me permite mostrar aos hóspedes um pouco sobre a nossa cultura através dos pratos.".

Sendo assim, a cozinha do hotel, assim com o bar, são integrados com o salão principal e a área externa, proporcionando uma experiência única, pois é possível acompanhar a criação e execução de cada prato. O restaurante funciona do café da manhã até o jantar. As manhãs são comandadas pela dupla Gil e Dê, duas baianas que oferecem tapiocas e omeletes com diferentes recheios, além de pães, bolos, sucos e granola feitos em casa. A tarde e a noite ficam por conta do bartender Marcelo e do chef Fernando.

Bar

Escolhi jantar do lado de fora, sentindo a brisa da orla de Itacaré. Comecei pedindo uma caipivodka de cacau no próprio cacau, que foi até uma sugestão do Marcelo. Vocês já experimentaram? É muito interessante, nunca achei que fosse provar algo do tipo!

Mas além das caipivodkas, o bar conta com muitas opções de bebida como caipirinha, caipisaquê, champagne, gin tônicas, Mojito, Piña colada, clássicos como Dry Martini, Margarita e Bloody Mary, além de doses de licor, whisky, tequila, cognac e rum. Aposto que o Marcelo, terá várias sugestões para você!

Cozinha

O ceviche de cacau com manga como starter e o tartar de peixe branco com batatas chips como prato principal foram a combinação perfeita para esse jantar tão especial. Eu amo comida de chef (quem não gosta?), e os diferentes sabores que surgiam a cada garfada, agradaram muito meu paladar.

O cardápio ainda conta com polvo, bruschetta, camarão grelhado com gengibre, spaghetti com camarão picante, entre outros pratos principais assinados pelo chef Fernando Luz. Para completar, fui servida com uma mousse de cacau com mix de gergelim, que estava fantástico. Cheguei a conclusão de que não tem como ir na Bahia e não experimentar receitas com o cacau fresco de lá. Na Vila Barracuda, a experiência foi melhor ainda!

A Juliana, que foi super receptiva, ainda me levou para conhecer uma suíte superior com uma vista incrível para a piscina e para a orla, além de ser super espaçosa e aconchegante. Já quero voltar para Itacaré e ficar hospedada na Vila Barracuda, além de provar os outros pratos do restaurante!

Atividades

  • Aulas de surf e surf trips
  • Passeio de barco no Rio de Contas, manguezal e cachoeira
  • Locação e passeios de Stand Up Paddle
  • Passeio de barco pela baía de Camamu até Barra Grande
  • Passeio para as piscinas naturais de Taipu de Fora
  • Transfer para as praias
  • Aulas de yoga e massagem

Essas são algumas das propostas do hotel para que você possa explorar a natureza, praticar esportes, e fazer passeios incríveis. A equipe está disponível para organizar tours personalizados para cada grupo, de acordo com seus gostos.

Como chegar?

Indo de avião, o aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, que fica a apenas 76km de distância. O aeroporto é bem pequeno e por isso só recebe vôos diretos de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Campinas e Salvador (eu, por exemplo, fui do Rio com escala em Congonhas, SP). Chegando lá, você pode alugar um carro, pegar um transfer (deixe agendado antes de ir), ou até mesmo um ônibus da rodoviária de Ilhéus até Itacaré. Em cerca de uma hora você chegará ao número 55 da orla de Itacaré.

Chegando por Salvador, a viagem dura aproximadamente 5 horas, sendo 1 hora de ferry boat, e 4 horas de carro. Essa estrada não é considerada boa, portanto indico o agendamento de um transfer, ou até mesmo um outro vôo de Salvador para Ilhéus. Basta se organizar com antecedência.

Informações úteis

  • É possível jantar no Vila Barracuda mesmo não estando hospedado no hotel. Basta fazer uma reserva!
  • Também é possível pedir pratos do menu da Vila Barracuda no Orla 55, caso você não tenha tempo de visitar os dois.
  • O hotel conta com 9 suítes, em 4 categorias: suíte master, suíte superior, suíte standard e quarto duplo.
  • Dê uma olhada no site e nas tarifas e planeje sua viagem!
  • A média de uma diária é de R$350 para uma suíte de casal.

Endereço: Rua João Coutinho, 55 - Centro, Itacaré/BA

Telefone: (73) 3251-2760

Site: www.vilabarracuda.com.br

E-mail: reservas@vilabarracuda.com.br

O carinho e o cuidado com que tudo é feito por lá nos encanta e nos transporta para uma experiência única e eu fiquei realmente muito feliz de ter tido essa oportunidade. Garanto que quem for, não vai se arrepender!

Amanda.

 
 

- Leia também -