Restaurante Pérgula, no Belmond Copacabana Palace: Conceito mediterrâneo com toque brasileiro

PERGULA-COPACABANA-PALACE-3.jpg

Na última quinta-feira fui convidada para conferir, com mais três amigas, a reformulação do cardápio e espaço do Restaurante Pérgula, no Belmond Copacabana Palace. É claro que fiquei muito feliz, pois sou uma amante da gastronomia e sabia que sairia de lá encantada. O que eu não sabia era que iria ter a oportunidade de experimentar tantos sabores deliciosos numa mesma noite, num local super agradável. Foi uma noite incrível (obrigada, Alex e Cassiano!)

Para começar a experiência, você já "chega chegando" na impactante área da piscina do hotel. Não consigo dizer se é mais bonita de dia ou à noite... E logo à sua esquerda estará o Pérgula - há também o italiano Cipriani e o asiático Mee. Quem vai ao Pérgula pode escolher ficar na área com vista para a piscina, ou na parte de dentro, com vista para a rua. Ele oferece o melhor da culinária brasileira e internacional, mas sempre com toques brasileiros. 

PERGULA-COPACABANA-PALACE-8.jpg
PERGULA-COPACABANA-PALACE-6.jpg

Depois de experiências em viagens pela Europa, o chef chegou ao conceito da culinária mediterrânea com toque carioca, sendo todos os ingredientes 100% brasileiros. A produção é diária e compartilhada, tanto na cozinha e pode ser compartilhada também na mesa pelos clientes, que foi o que fizemos! 

Há também o renomado brunch aos domingos. A Pérgula ganhou uma “show kitchen” integrada com o salão, onde o público poderá interagir com o chef Filipe Rizzato, além de acompanhar o preparo e finalização de pratos. Mas pasmem... para esse ano já não existe mais reservas! Agora só no ano que vem...

O ambiente

Hoje, após a reforma, todos os materiais dentro do restaurante são 100% brasileiros, exceto pelo espelho que é italiano. Lá você encontra um clima tropical-chic, com cadeiras do Sérgio Rodrigues, pinturas e flores que tornam o ambiente super aconchegante.

De quinta à domingo, a presença do DJ garante uma animação extra a partir das 19h. Ao lado dele, dentro do restaurante, há uma mesa alta, ideal para comemorações em grupo. Fora isso, o sofá (que foi a minha escolha) permite que você relaxe e esqueça de tudo dentro daquela atmosfera do Pérgula.

PERGULA-COPACABANA-PALACE-2.jpg
PERGULA-COPACABANA-PALACE-19.jpg
PERGULA-COPACABANA-PALACE-5.jpg

O menu

O menu é bem variado dentro do conceito "mediterrâneo com toque carioca". Há algumas opções de entrada, pratos principais e sobremesas. Tivemos a oportunidade de experimentar algumas das opções do menu, que eu vou mostrar logo abaixo, e também fomos contempladas com o espumante da casa. Um brinde à #novapergula.

PERGULA-COPACABANA-PALACE-12.jpg
PERGULA-COPACABANA-PALACE-10.jpg

Entradinhas

Para começar, pães artesanais com azeite e manteiga, quem não gosta? Depois foram chegando os pratos propriamente ditos. Experimentamos 4 opções: Carpaccio de filé mignon grelhado e molho grana padano; Salada de rúcula, queijo de ovelha e figos caramelados ao balsâmico; Têmpura de camarão e aspargos, mini cenouras e purê de batata roxa; Lula grelhada com folhas. Estavam todas deliciosas, mas a minha preferida foi a lula! ;)

PERGULA-COPACABANA-PALACE-14.jpg
PERGULA-COPACABANA-PALACE-17.jpg
Carpaccio de filé mignon grelhado e molho grana padano

Carpaccio de filé mignon grelhado e molho grana padano

salada de rúcula, queijo de ovelha e figos caramelados ao balsâmico

salada de rúcula, queijo de ovelha e figos caramelados ao balsâmico

Têmpura de camarão e aspargos, mini cenouras e purê de batata roxa

Têmpura de camarão e aspargos, mini cenouras e purê de batata roxa

Lula grelhada e folhas

Lula grelhada e folhas

Pratos principais

Como as entradas estavam muito gostosas, não achei que os pratos principais iriam me encantar tanto! Experimentei mais 4 opções do menu: Risotto de beterraba com queijo de cabra e agrião; Moqueca de shiitake, arroz basmati e caju caramelado; Polvo grelhado, batatas ao murro e molho romesco; Peixe do dia, abobrinha e bertalha à catalana. E posso falar? O risotto ganhou meu coração! Os outros também estavam deliciosos - e devo confessar que não sou muito fã de polvo nem shiitake, hein! Não vejo a hora de voltar e experimentar as outras opções para zerar o cardápio do Pérgula! Rs!

Risotto de beterraba com queijo de cabra e agrião; Moqueca de shiitake, arroz basmati e caju caramelado; Polvo grelhado, batatas ao murro e molho romesco; Peixe do dia, abobrinha e bertalha à catalana.

Risotto de beterraba com queijo de cabra e agrião; Moqueca de shiitake, arroz basmati e caju caramelado; Polvo grelhado, batatas ao murro e molho romesco; Peixe do dia, abobrinha e bertalha à catalana.

Polvo grelhado, batatas ao murro e molho romesco

Polvo grelhado, batatas ao murro e molho romesco

Sobremesas

Além das entradinhas, pratos principais e do espumante do hotel, também experimentamos os drinks sem álcool. Eu fui no Sex on the Beach, e as meninas escolheram Mojito e Piña Colada. Estavam bem gostosos como sobremesa, por serem docinhos.

Maaas, para fechar com chave de ouro, ainda experimentamos três sobremesas: uma de cacau, na qual você quebra ele e chega ao delicioso recheio, a outra era uma espécie de tortinha de coco (não sou muito fã de coco, mas estava bem boa) e a última, de frutas vermelhas que vem num formato de muffin, que foi a minha favorita, nunca provei nada igual! Lembra um suspiro, que dissolve na boca! Yummy!

PERGULA-COPACABANA-PALACE-1.jpg
PERGULA-COPACABANA-PALACE-18.jpg
PERGULA-COPACABANA-PALACE-7.jpg

Gostei de tudo, desde o ambiente aconchegante, ao atendimento e à montagem dos pratos, até o sabor dos pratos propriamente ditos. De verdade, espero voltar muitas vezes - de preferência em dias com dj, que sempre fica mais animado! Quem me conhece sabe que adoro uma música boa! :P

Horário de funcionamento
Café da manha: Segunda a Sexta - 6:30 às 10:30h
Almoço: Segunda a Sábado: 12:00 às 17:00 h
Brunch aos Domingos: 13:00 às 16:00h
Jantar: Domingo a Quarta: 18:00 à 00:00h
Quinta a Sábado: 10:00 à 00:00h
Bar da Piscina: Segunda a Quarta: 12:00 às 19:00h
Quinta a Sábado: 10:00 às 00:00h
Domingo: 10:00 às 19:00h

Reservas
21 2545 8787

Belmond Copacabana Palace
Avenida Atlântica 1702, Rio de Janeiro

Para ver o menu completo dos três restaurantes, entre aqui no site do hotel.


Espero que tenham gostado e queiram ver mais posts gastronômicos como esse porque eu amo! Me contem! ;P