Itacaré: descubra o famoso caminho das praias

Pronta para conhecer as praias mais famosas de Itacaré?

Praia do Resende

Essa é a primeira praia do chamado "Caminho da Praia", que começa no início da rua da Pituba. É uma praia muito bonita, com um gramado bastante extenso, onde acontecem aulões de yoga e muita onda boa para os surfistas. Deu pra sentir a vibe?

Praia da Tiririca

Caminhando pelas pedras ou pela estrada, você chega na praia seguinte, a Praia da Tiririca. Ela é considerada o melhor pico de surf da Bahia com ondas durante o ano todo. É ali que acontecem campeonatos de surf, inclusive internacionais, entre Outubro e Novembro, organizados pela Associação de Surf de Itacaré.

Fora dos campeonatos, você pode fazer aulas de surf ou alugar pranchas com facilidade por lá. Você paga R$15 a hora de uso ou então R$40 pelo dia todo na Brother's Surf School, podendo escolher entre diversos tipos. Mas caso você seja iniciante, não se jogue no mar sem um acompanhante ou professor pois pode ser bem perigoso! Além de ondas enormes, você encontra muitos "locais" que vão disputar ondas com você e infelizmente você pode se machucar. Quando voltar do mar, aproveite para tomar um açaí na mesma barraca da Brother's Surf School!

No mais, essa é minha praia preferida da região, a mais cool e animada. Além do surf, a praia também conta com um skate bowl para quem prefere terra ao mar, e um slackline ao lado para os menos radicais. É uma ótima praia para ir em casal ou com amigos. No final da tarde, a galera monta uma fogueira e fica ali sentado conversando, num clima super agradável. Já quero voltar!

Praia do Costa

Essa praia é bem pequena, comparada com as outras, e não possui infra estrutura alguma. Como vocês podem ver pela foto, o dia em que passei por lá estava bem nublado, então resolvi não perder muito tempo ali. Além disso, ouvi dizer que é bem perigosa para mergulho ou para o surf por conta da forte correnteza que puxa muito para as pedras. De qualquer forma, tem uma areia bem branquinha e é mais deserta do que as outras, então pode ser legal caso você procure descanso e sossego. Bem ao lado desta praia está localizado o principal camping da região, chamado Camping Rai Luc.

Praia da Ribeira

Dentre as 4 praias do "Caminho da Praia", a Ribeira é a mais povoada, com diversas barracas que servem bebidas e tiragostos a moradores e turistas. Não curti essa praia por conta dessa "bagunça visual" que acaba prejudicando a beleza natural da praia, embora seja cercada pela mata atlântica.

Para chegar na areia, é preciso atravessar um rio - que por sinal as crianças adoram! Dependendo da época, talvez você tenha que levar seus pertences na cabeça para não molharem. Ainda no rio, há uma tirolesa que é a atração principal e faz parte do circuito de arvorismo da Ribeira.

A Praia da Ribeira não possui grandes ondas, e por isso é indicada para surfistas iniciantes. Caso você já esteja no nível avançado, é por lá que se faz a trilha para a Prainha, a praia seguinte à Ribeira, que tem ondas muito boas para o surf.

Prainha

Saindo da Praia da Ribeira, a trilha para a Prainha dura cerca de 40 minutos de caminhada, passando por riachos e mangues. Você pode levar sua prancha, já que lá também é um bom pico para o surf, mas é recomendável contratar um guia, na Praia da Ribeira mesmo ou nas agências da Rua da Pituba - ou ir com alguém que conheça o caminho pois a trilha possui bifurcações e não é sinalizada. Acredito que isso ainda se mantenha assim para que os guias continuem recebendo seu sustento, o que faz parte da geração de empregos na cidade.

Confesso que não tive tempo de fazer essa trilha, mas dizem que ela é de nível médio (nada de pânico!) e passa por paisagens maravilhosas. Se eu fosse você, incluiria esse passeio no seu roteiro por Itacaré - e depois me contaria como foi! Pelo menos eu tenho um bom motivo para voltar a Itacaré, certo? :P

Praia da Concha

É a praia com melhor infra-estrutura de Itacaré - possui pousadas, estacionamento, restaurantes e quiosques servindo de tudo, mas não é a praia mais bonita. Sem ondas, é ideal para a prática de stand up paddle e caiaque. Indico chegar perto do farol, e lá ficar até a hora do pôr do sol, que é realmente mágica ali.

Caso você tenha poucos dias, pode visitar essa praia somente para ver o pôr do sol. Há um mirante em um dos seus extremos chamado Mirante Ponta do Xaréu, no qual você consegue avistar os dois lados da costa, o que dá uma boa visão panorâmica para se despedir do sol. No dia que fui, o céu tinha algumas nuvens, mas isso não atrapalhou: consegui ver pescadores, barcos de movimentando e muitas cores surgindo no horizonte. Lindo, lindo!

Praia das Contas

Esta é a praia dos pescadores, e de acesso ao Rio das Contas. Berço da história de Itacaré, em sua orla há vários bares e restaurantes tradicionais, além de barraquinhas de sanduíche e cachorro quente. É de lá que saem os barcos para o passeio para a Cachoeira do Engenho.

Quem aí já foi para Itacaré? O que acharam das praias? Me contem!


- Leia também -