Dicas para curtir um fim de tarde em Zadar: Tributo ao Sol e Órgão do Mar

tributo-ao-sol-zadar-croacia.jpg

Zadar é uma cidadezinha encantadora, principalmente na parte que conhecemos como “old town". Você não precisa de muitas horas por lá para conhecer os dois principais pontos turísticos: o Órgão do Mar (Sea Organ) e o Saudação ao Sol (The Greeting to the Sun), que ficam lado a lado.

Mas no meu caso, quis tirar uma tarde inteira para explorar um pouquinho do que Zadar tem a oferecer, e até voltaria para passar alguns dias por lá de tanto que curti a cidadezinha. Nesse post você vai ver minhas dicas para curtir um fim de tarde na cidade passando pelos principais pontos modernos na cidade.

divisoria-sol-ak.png


Riva


Do outro lado do fórum romano fica a Riva, o calçadão a beira mar, que abriga os principais pontos turísticos atuais: O Órgão do Mar e o Tributo ao Sol, ambos feitos pelo arquiteto e artista Nikola Basic.

Se você não viu o post sobre a Old Town com pontos turísticos da Idade Média, clica aqui!

É lá também que ficam algumas feirinhas, pessoas oferecendo passeios de barco ou submarino e muita gente mergulhando no mar, principalmente crianças.

Riva-zadar-beira-mar.jpg
fim-de-tarde-em-zadar.jpg
old-town-zadar-croacia.jpg
divisoria-sol-ak.png

Saudação ao Sol

A Saudação ao Sol (The Greeting to the Sun) é um painel gigante de LED construído no chão num formato circular representando o Sol, com 22 metros de diâmetro. Fica ao lado do Órgão do Mar e é formado por 300 placas de vidro, que armazena a energia solar durante o dia.

o-que-fazer-zadar-croacia.jpg

À noite, o painel de LED se acende e revela várias cores e sequências diferentes de luzes. Aí é só apreciar o jogo de luzes e cores. Infelizmente não pudemos vê-la à noite, pois tínhamos que seguir viagem, mas deve ser o máximo!

Além desse painel principal, também há círculos menores representando cada planeta ao longo da avenida que beira o mar, a Kiva. E em cada um dos planetas, está sua localização geográfica marcada por números.

detalhe-tributo-ao-sol-zadar.jpg
tributo-ao-sol-planetas.jpg

Quando eu fui, parece que esse ponto estava em manutenção, e por isso tinha grades em todo o seu entorno. Não pudemos "entrar” dentro da Saudação. Quem também se decepciona quando vê um ponto turístico em suposta manutenção?

Mas vi também em alguns blogs que alguns dias, no horário do pôr do sol fica tão lotado, com tanta gente em cima, que mal se consegue ver o painel, muito menos tirar fotos. Talvez por isso tenham colocado as grades, não sei. Qual das duas explicações fica mais convincente? Hahaha!

mar-adriatico-croacia.jpg
divisoria-sol-ak.png

Órgão do Mar

O Sea Organ é uma construção humana que se mistura com a natureza e por isso se torna incrível. É dito que foi criada para trazer mais turistas a Zadar, e de fato foi um dos pontos altos para escolhermos incluir Zadar no roteiro.

São tubulações gigantes encravadas numa escadaria de mármore branco à beira mar, onde o vento é empurrado pela força da água para dentro dos tubos, produzindo sons aleatórios e contínuos. Para escutar e entender melhor, resolvi até me abaixar e colocar o ouvido no chão, porque no verão fica muita gente conversando ali ao redor.

orgao-do-mar-melodia.jpg
orgao-do-mar-zadar.jpg

Como o som depende do volume de água, da velocidade e do tempo entre uma onda e outra, é impossível ouvir a mesma melodia. Dizem que pela manhã faz uma melodia mais tranquila e no fim da tarde quando as ondas são maiores, os sons aumentam e ficam tocando em altos e baixos.

O ponto alto da visita é você ficar pelo menos uns 20 ou 30 minutos ali meditando ao som do mar enquanto assiste ao espetáculo do por do sol no horizonte. E que sol, hein? Uma bola vermelha enorme que nenhuma câmera conseguiu captar tanto quanto os meus olhos. Foi um dos momentos mais especiais da viagem.

por-do-sol-zadar-croacia.jpg

Como disse o legendário cineasta britânico Alfred Hitchcock quando passou pela cidade “enquanto o sol se põe, um silêncio contemplador toma conta das pessoas e tudo que se pode ouvir é a música do Adriático, tocada pelo Órgão do Mar”.

Fiquei de fato muito emocionada com aquela presença total ali naquele momento! Se você curtiu esse post ou ficou com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários!

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-sol-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR