Como eu organizo e mantenho organizadas as minhas roupas

como-manter-roupas-organizadas.jpg

Ultimamente tenho adorado cuidar do meu cantinho, desde cultivar as plantas até arrumar o meu quarto. É claro que as roupas não poderiam ficar de fora da minha organização, e por isso decidi escrever esse post.

Vou te mostrar como organizo minhas roupas e não só isso, mas como faço para mantê-las organizadas, já que é fácil bagunçar quando você tem pouco espaço e muita coisa. Vem ler!

divisoria-amor-ak.png

Como eu organizo

Já contei em outro post como eu montei o meu closet em gesso de forma rápida, prática e barata. Quando minha tia desenvolveu o projeto, ela criou nichos de acordo com o que imaginava que eu fosse precisar. Depois de muito trocar de lugar cada uma das minhas peças, hoje eu acho que encontrei a melhor solução de arrumação.

Leia também: Como eu montei meu mini closet de forma rápida, prática e barata

Decidi dividir os nichos em categorias de forma que eu conseguisse acomodar todas as minhas peças já que eu ganho muita roupa. Por fim, ficou dividido assim:

No alto

• bolsas grandes

• bolsas pequenas e clutches

• calças grossas

• gorros, cachecóis e luvas

• tricôs

• bolsas de praia, cangas, toalhas e bonés

• pijamas, roupas de cama e travesseiro extra

• chapéus pendurados

No meio

• Arara principal com vestidos, calças e blusas em tecido

• shorts e saias curtas

• calças

• t-shirts e regatas

• roupas de tecidos finos/ festa

Embaixo

• sapatos

• camisas, batas e casacos

Nada melhor do que imagens para conseguirmos visualizar aquilo que lemos, certo? Por isso separei algumas fotos para vocês entenderem melhor minha organização por categorias. Apenas a arara principal não possui uma arrumação muito definida porque nela entram todas as peças em tecido, podendo ser vestidos, calças, macacões ou saias longas.

Nesta arara também tenho cerca de três peças por cabide porque se não fosse assim teria que trocar meus cabides para outros mais finos, mas curto muito a estética dos cabides em madeira. E você?

arara-principal-closet-amanda-kraemer.jpg
clutches-bolsas-closet-amanda-kraemer.jpg
praia-e-viagem-closet-amanda-kraemer.jpg
tricos-closet-amanda-kraemer.jpg
chapeus-closet-amanda-kraemer.jpg
calcas-closet-amanda-kraemer.jpg
sapatos-closet-amanda-kraemer.jpg
shorts-e-saias-closet-amanda-kraemer.jpg
bolsas-grandes-e-pequenas-amanda-kraemer.jpg
roupas-de-festa-closet-amanda-kraemer.jpg
camisas-e-casacos-amanda-kraemer.jpg
roupas-de-frio-closet-amanda-kraemer.jpg
divisoria-amor-ak.png

Como mantenho organizado

Uma vez por semana faço uma arrumação geral com roupas que ficavam pra fora, como por exemplo no banheiro ou em cima da cama, além de roupas que estejam dentro do guarda-roupas mas em lugares errados de acordo com a minha organização. Só fazendo isso já consigo mantê-lo bem arrumado!

O ideal é escolher um dia certo na semana, por exemplo, sábado, para essa arrumação e repetir toda semana até criar o hábito. Sábado é o dia que eu costumo tirar a poeira do chão, arrumar os sapatos e dar uma geral nos vidros e espelhos também! Pra mim tem funcionado muito bem!

como-organizar-sapatos.jpg

E você, já experimentou mudar suas roupas de lugar para deixá-las mais organizadas? Ou então escolher um dia na semana para dar uma geral nas suas peças?

O importante é não deixar chegar num ponto onde você não consiga nem achar as peças que gostaria, e nem se sentir confortável de olhar para seu armário. Combinado?

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Leitura na praia: Seja Mais Produtivo. Agora. + Checklists para 2020

Esses dias tive a oportunidade de ler um livro - que tinha muita curiosidade de ler - em apenas dois dias. Foi um final de semana de muita praia, onde pude relaxar e ler com calma, marcando as passagens mais importantes e destacando alguns checklists para rever sempre que possível.

Decidi compartilhar com vocês algumas das melhores partes do livro “Seja mais produtivo. Agora. - Como eliminar a procrastinação, fazer o tempo render e trabalhar melhor com menos esforço”, de Ana Prado, que acabou sendo um guia para o meu ano de 2020.

Tenho certeza que vocês que gostam de ler sobre produtividade, também vão curtir!

divisoria-ondas-ak.png

Sobre o livro

livro-seja-mais-produtivo-agora.jpg

“Somos cobrados por longas jornadas de trabalho e metas cada vez mais agressivas. Tentamos correr atrás de nossos sonhos pessoais, mas não sabemos priorizar o que realmente é importante. No meio disso tudo, é inevitável sentir o tempo passando rápido demais. Nossas jornadas de trabalho são longas, mas a lista de afazeres não diminui. O problema, claro, está no que acreditamos ser produtividade.

Não é produtivo trabalhar 12 horas por dia sem parar. Não é produtivo começar todas as tarefas que caem na nossa mesa. Não é produtivo manter a caixa de e-mais vazia a todo custo. Este livro analisa - e põe em prática - as mais conceituadas técnicas de organização (além das mais recentes pesquisas científicas) para descobrir como aumentar nosso rendimento. Explica, também, como o cérebro opera para que possamos aproveitar ao máximo nossos picos de concentração.

Você vai aprender a reconhecer as tarefas realmente importantes - e as que podem ser ignoradas. Vai, finalmente, entender como abandonar hábitos destrutivos e colocar outros mais benéficos no lugar. E o principal: você vai compreender que ser produtivo é maravilhoso, mas apenas se o objetivo fizer sentido para você. Está na hora de botar as mãos nos seus sonhos”.

Ana Prado é jornalista formada pela USP e quando lançou o livro em 2017 escrevia para a revista Super Interessante da Editora Abril há sete anos. É criadora e autora do blog Como as Pessoas Funcionam, da Super, e editora do site Guia do Estudante.

divisoria-ondas-ak.png

Sessão 1: organizando a bagunça

organizando-a-bagunca.jpg

Cheklist

• Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo - e escreva todos em uma folha de papel separados por colunas. Para ter certeza de que está indo para algum lugar, você precisa saber onde quer chegar.

• Liste todas as pendências que estão em sua cabeça e registre-as em um sistema atualizado e fácil de encontrar.

• Identifique suas tarefas improdutivas e esforce-se para tirá-las do dia. Todo mundo sempre gasta tempo e energia com coisas que nem precisariam ser feitas e que não trazem nenhum benefício.

• Classifique suas pendências em urgentes, importantes e circunstanciais, e defina quais são as ações necessárias para resolver cada uma. Esforce-se para focar no importante, reduzir as tarefas urgentes e diminuir as circunstanciais.

  1. Urgente: aquilo com prazo apertadíssimo. Ou seja, que deve ser feito imediatamente. Por essa mesma razão, trata-se de algo que geralmente é feito sob pressão e que gera stress

  2. Importante: tem um prazo para ser realizado e necessariamente trará bons resultados, seja a curto, médio ou longo prazo.

  3. Circunstancial: atividade que não é nem urgente, nem importante. Apenas toma o seu tempo e não gera grandes benefícios.

• Estime o tempo que suas tarefas levarão e anote. Não se preocupe se você errar na sua avaliação e acabar levando muito mais tempo para alguma tarefa: essa é uma habilidade que vem com o treino. Mas não desista, pois isso é fundamental para o item seguinte.

• Organize suas ações necessárias em um planejamento semanal ou quinzenal, sempre guardando um tempo livre para descansr e mais uma fatia para aquelas tarefas inesperadas que podem surgir.

divisoria-ondas-ak.png

Sessão 2: como criar uma nova rotina

por-que-e-tao-dificil-mudar-habitos.jpg

Checklist

• Identifique os hábitos e comportamentos que você quer mudar e o motivo por que quer mudá-los. Anote-os.

• Identifique quais são os estímulos que induzem você a essas ações indesejadas. Não se preocupe em concluir esta etapa muito rapidamente: isso exige uma boa dose de autoconhecimento e de observação atenta.

• Crie um plano para substituir seus velhos comportamentos por outros, usando esses estímulos (caso não possa evitá-los) e buscando uma recompensa equivalente. Faça testes até encontrar o substituto ideal.

• Cultive a constância em suas ações, por mais penoso que seja. É impossível mudar de comportamento sem manter a frequência, e com o tempo ficará mais fácil.

• Ataque sua mania de procrastinar: identifique as formas e as situações em que você adia suas tarefas, anote tudo e deixe em um lugar fácil de ver.

• Enxergue as tarefas como algo concreto. Se ela for mais complexa, separe-a em partes menores, fazendo uma lista de ações para atacá-la. Quando não enxergamos nossos objetivos de uma forma concreta, tendemos a deixá-los para o futuro.

• Force-se a começar as coisas. Simples assim. O problema de muita gente está em começar - depois a coisa deslancha. Além disso, tudo parece bem mais difícil quando só fica dentro da nossa cabeça e não tomamos nenhuma ação.

divisoria-ondas-ak.png

Sessão 3: o segredo do foco

leitura-na-praia.jpg

Checklist

• Leve em conta seus ciclos de atenção: identifique os melhores e piores períodos para fazer diferentes tipos de atividades. Entenda quais são os fatores que favorecem e atrapalham sua concentração.

• Respeite seu tempo de descanso e faça pausas de tempos em tempos. Sair para dar uma voltinha ou bater um papo rápido com um amigo é muito mais produtivo do que ficar horas seguidas olhando para a tela do computador. Só não deixe que essa pausa vire desculpa para largar o trabalho!

• Estabeleça prazos para começar e terminar as tarefas, respeitando o tempo que elas levam para serem concluídas. Lembre-se: o trabalho se expande até preencher o tempo disponível para a sua realização. Se você reservar um dia inteiro para algo que levaria só duas horas, você realmente vai gastar o dia todo nessa tarefa.

• Seja flexível em seu planejamento. Ter um plano não significa cronometrar todo o seu dia. Lembre-se que imprevistos acontecem.

• Cultive uma atitude de estar no presente, mas sem julgar as coisas. Treine-se para não se prender ao passado ou ficar antecipando o futuro. Se precisar de ajuda para manter esse foco, traga a sua atenção para a respiração por alguns minutos.

• Identifique e respeite seus limites. Nossa energia é finita, e ter limites é algo humano, não é sinal de fraqueza. E lembre-se sempre: não adianta se acabar de trabalhar se isso não estiver rendendo algo de real valor para você.

divisoria-ondas-ak.png

Sessão 4: domine de vez a tecnologia (para não ser dominado por ela)

organizacao-leitura-amanda-kraemer.jpg
australian-gold-melhor-bronzer.jpg

Checklist

• Vire a polícia do multitasking: abandone-o na sua vida. Repita sempre o mantra: “devo focar em uma coisa de cada vez. Uma coisa de cada vez."

• Organize em blocos atividades que costumam permear todo o seu dia, como a leitura de notícias e de e-mails. Você pode, por exemplo, reservar sempre 15 minutos assim que acorda, 10 minutos durante o horário de almoço e mais 20 minutos antes do fim do expediente para checar e responder seus e-mails importantes.

• Alterne tarefas complexas com outras mais simples. Isso faz com que seu cérebro não fique sobrecarregado e dará a você mais fôlego para continuar o trabalho.

• Treine para não deixar que outros interrompam seu trabalho com algo que não seja urgente nem importante. Se aparecer algo não urgente para fazer, registre isso em uma lista e só passe para essa tarefa quando for a hora.

• Delegue as tarefas que não precisem ser realizadas por você e aprenda a falar “não".

• Reserve um tempo periodicamente para deixar o smartphone, a TV e o computador de lado. Tenha devaneios à vontade durante esse período.

• Trate como sagradas as suas horas de sono. Dormir não é um luxo.

• Use - a seu favor - a grande variedade de ferramentas tecnológicas que ajudam a organizar o dia. Teste-as e use aquelas que lhe forem mais úteis. E lembre-se de que você precisa ser constante para que isso se torne de fato um hábito.

E aí, curtiu as dicas da Ana Prado? Como eu já disse, tomei esses checklists como guias para o meu ano de 2020. Espero que ajude você também!

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-ondas-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR