Maison de la Plage: a sua maison de crepes em Copacabana

Semana passada fui conhecer a Maison de la Plage, um dos três bistrôs que oferece crepes de trigo sarraceno no Rio, de massa leve e deliciosa. Vem conhecer você também um pouco mais sobre a @minhamaison como é conhecida no Instagram!

 
RESTAURANTE-MAISON-DE-LA-PLAGE.jpg
 

O ambiente

Pensa num casarão datado do ano de 1928, que já foi um respeitável café de época, depois foi alugado e há pouco voltou para as mãos da família Paiva? Me encantei com a história por trás do bistrô, que está resgatando toda a aura de uma época de ouro de Copacabana! 

Tive a oportunidade de conhecer o bistrô, que também funciona como hospedaria, numa terça-feira de música ao vivo, e pude experimentar o menu do chef para dois, composto de: entrada + galletes - como são chamados os crepes de trigo sarraceno + sobremesa - que mais a frente conto com detalhes, mas já adianto que é puro sabor! ;)

FullSizeRender (1).jpg
FullSizeRender (2).jpg

O menu

Como eu disse acima, o menu do chef é composto por três pratos para duas pessoas. A entrada e a sobremesa são divididas, mas o prato principal vem em duas unidades separadas. É tudo já sugerido, para que você não se preocupe em escolher, mas também há a chance de trocar o sabor do crepe principal. Além disso, você pode escolher que seu menu venha acompanhado de Sidra ou não.

Entrada: aperitivo de linguicinha caramelada ao molho de sidra e mostarda dijon. Aprovado, o molho tem um fundo doce, mas não é enjoativo, creio que por conta da mostarda. Ideal para ir degustando enquanto ouve uma música e brinda com a Sidra.

CREPERIA-COPACABANA-RIO-01.jpg
 
 
ENTRADA-RESTAURANTE-MAISON-DE-LA-PLAGE.jpg

Prato principal: 2 galettes de magret de pato com peras caramelizadas no mel e mousseline de queijo de cabra. É aqui que você vai sentir a leveza da massa de uma galette, a qual eu particularmente nunca havia provado! Experimentei também a galette com recheio de filet mignon com mousseline de queijo de cabra boursin ao molho de cogumelos Paris com redução no vinho do porto e maçãs caramelizadas. Ambas estavam deliciosas, sendo a opção de filet mignon um pouco mais suave que a sugerida pelo chef, que já é mais marcante. Você costuma gostar de sabores mais suaves ou marcantes?

MAISON-DE-LA-PLAGE-CREPES.jpg
 
 
CREPES-VEGETARIANOS-RIO-DE-JANEIRO.jpg

Sobremesa: o famoso crepe Suzette na manteiga perfumada, sumo de laranja, flambado com licor cointreau e maçãs caramelizadas. Olha, a entrada e o prato principais eram bons, mas essa sobremesa... ganhou meu coração! É para fechar com chave de ouro mesmo! 

A ida ao bistrô também vale caso você só queira experimentar a sobremesa. Dessa forma, você vai querer retornar, nem que seja para repetí-la! :)

CREPE-SUZETTE-01.jpg
 
 

Espero que você se sinta inspirado a conhecer esse pedacinho da França no Brasil. Sempre digo que restaurantes típicos são uma forma de viajarmos sem sairmos da nossa cidade - o que vale para moradores do Rio. Se você é de fora, provavelmente irá passar por Copacabana, o bairro mais turístico da cidade, e também pode aproveitar para experimentar os sabores da Maison de la Plage!

Depois volta aqui e me conta o que achou, combinado? 

Beijocas,
Mandzy.


Maison de la Plage
Rua Siqueira Campos, 182 - Rio de Janeiro
Terça à Sábado das 18h às 22h
Telefone: + 55 21 3082-1261 (indico ligar para perguntar sobre a música ao vivo)
Instagram: @minhamaison


Pulê: bistrô francês especializado em frango assado, com opções vegetarianas em Ipanema

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-15.JPG

Sábado foi dia de conhecer um bistrô recém inaugurado aqui em Ipanema, do mesmo dono do Canastra, indicado por uma amiga (beijos, @gab.lobo)! Basta olhar algumas fotos do lugar e dos pratos que já dá vontade de conhecer e se inspirar... fique agora com os detalhes da minha experiência conhecendo o Pulê.

Mas antes, vou contar uma curiosidade: descobri na matéria publicada pela coluna Ela do Jornal O Globo, que o restaurante é do descendente do escritor russo Liev Tolstói, Vassia Tostói, fotógrafo francês, casado com a brasileira Daniela. "A ideia era fazer um simples frango de padaria, mas ficou chique" - disse ela. O casal está há 10 anos juntos e frequentemente viaja para a Rússia, para encontros da família que possui o segundo museu mais visitado do país! Bela história, não?


DECOR

Um caso de amor à primeira vista. Começando pelas plantas e a decoração super tropical do restaurante - incluindo papeis de parede, parede de tijolos brancos e os famosos azulejos de metrô inglês, além de muita madeira e mesas de mármore <3. Ambiente descontraído, de super bom gosto e cheio de detalhes para se inspirar. Leve algum tempo reparando realmente nos quadros, porta retratos, almofadas e nas louças.

Quando se trata de iluminação, o bistrô se divide. A parte da frente é bastante clara, pois deixa entrar a luz natural, já a parte dos fundos, é bem mais escura, e traz um clima intimista. Como sempre prefiro almoçar em locais bem iluminados, escolhi uma mesa perto da entrada. Cheguei  por volta das 13h e ainda tinha alguns lugares vazios. Às 14h estava com fila de espera! 

O Pulê é aquele lugar que te faz se sentir em casa, conversar sem parar (o que tem o lado bom e o lado ruim), além da opção de pedir alguns drinks para brindar. Fui com uma amiga, a @robertapatez e curtimos muito, mesmo sem termos pedido drinks. Estava um pouco quente - parece que o ar condicionado não dava muita vazão - então bebemos bastante água.

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-06.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-02.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-04.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-16.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-14.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-17.JPG
 LOOK: ÓCULOS RAYBAN | TOP EVHOÉ INTIMATES | CAMISA COTTON ON | CALÇA DRESS TO | TÊNIS ANACAPRI | BOLSA BLOOM BAGS | ANEL B.LEAL

LOOK: ÓCULOS RAYBAN | TOP EVHOÉ INTIMATES | CAMISA COTTON ON | CALÇA DRESS TO | TÊNIS ANACAPRI | BOLSA BLOOM BAGS | ANEL B.LEAL


MENU

Agora vamos ao que interessa, a comida! O nome Pulê vem do francês Poulet que significa frango. O carro chefe é um frango assado muito bonito, que o pessoal da mesa ao lado pediu, e eu não tive coragem de pedir para fotografar, mas confiem, deve ser muito bom! Como vocês sabem que não sou tão fã assim desse estilo de comida, acabei indo numas opções que foram perfeitas para mim!

De entrada, eu e Roberta dividimos o Tarte Tatin de queijo de cabra, cebola confitada e tomate italiano. Servido com rúculas e castanhas, com um molho delicioso. Amei! No menu também há algumas entradas mediterrâneas como a Salada Grega, Provoleta, Camembert, Shitake e Cuzcus Marroquino.

O ponto alto foi realmente quando chegaram as louças para dividirmos a entrada. É cada prato mais lindo que o outro: alguns com ilustrações de coqueiro, outros de araras e outros florais. Dá vontade de levar pra casa! Hehehe!

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-13.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-10.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-12.JPG

Hora do prato principal e precisamos de alguns minutinhos pensando. Ficamos na dúvida entre o Risotto Vegetariano de abóbora japonesa e gorgonzola, e o Babaganouch com Gravlax de Salmão - traduzindo: salmão marinado e sagu com caviar de berinjela. Acabamos pedindo os dois e experimentamos um pouco de cada, e foi a melhor coisa que fizemos!

Os sabores se misturavam muito bem na boca. Agora, achamos meio desproporcional, pois o risotto era um prato bem grande se comparado com o salmão, vejam pela foto. Mas como dividimos, acabou sendo perfeito, pois as duas comeram mais ou menos a mesma quantidade. Super indico fazerem dessa forma!

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-01.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-03.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-09.JPG

Dentre as outras opções do menu estavam: Humus com pipoca de grão de bico, Linguini com frutos do mar, Polvo Grelhado com pupunha fresca e, é claro, o Frango Assado, único prato que serve duas pessoas, vem com batata calabrese e cebola, um acompanhamento e um molho à escolher. Também é possível escolher a carne ou o peixe da noite com acompanhamentos para o jantar.

De sobremesa, as opções variam em Carpaccio de Abacaxi, Mousse de Chocolate e Sorvete. Obviamente, se você me conhece, sabe que nunca sobra espaço para a sobremesa por aqui, hahaha! Mas se eu fosse escolher, iria certamente experimentar o carpaccio, que vem com especiaria, crumble e sorvete. Hmmmmm! 

Sobre os sabores, não temos nada a reclamar. Restaurante de alta qualidade e diversas opções, preço justo para o local e ambiente acolhedor. Só estava um pouco quente! Rs! E como designer não curti muito o projeto do cardápio e o guardanapo (identidade visual como um todo). Mas de resto, recomendo para todos os cariocas e turistas, uma ida em família, com amigos, ou em casal. Espero voltar em breve à noite para alguns drinks e novos pratos! ;)

LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-05.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-07.JPG
LE-PULE-RESTAURANTE-IPANEMA-11.JPG

Pulê Restaurante & Bar
Aberto todos os dias para almoço e de terça à domingo para jantar
Rua dos Jangadeiros, 10 - Praça General Osório, Ipanema
Telefone:  (21) 2523 2466
Instagram: https://www.instagram.com/pule.restaurante/

Espero que goste da dica! E já sabe, se for, conta aqui nos comentários o que achou! ;)

Beijocas,
Mandzy.


Café Secreto: hidden spot que todo carioca deveria conhecer

VILA-DO-LARGO-6-03.jpg

Sexta passada foi dia de brunch no Café Secreto, e quem me acompanha no Instagram (@amanda.kraemer), viu que eu mostrei um pouquinho do ambiente super descolado, além do nosso pedido. Fui com uma amiga e curtimos muito o clima europeu que o Café Secreto proporciona. Quem também quer conhecer?

O café fica na Vila do Largo, uma vila do início do século passado, que até hoje mantém os tijolos aparentes nas suas construções contrastando com as plantas verdinhas. Hoje, o ambiente é usado para diferentes propostas, sendo que algumas casas/ateliês funcionam como espaços de co-working, outras como lojas e cafés e até mesmo residências. Tudo isso bem pertinho do metrô do Largo do Machado, que liga os bairros do Flamengo, Laranjeiras e Catete na Zona Sul do Rio.

VILA-DO-LARGO-6-04.jpg
VILA-DO-LARGO-6-01.jpg
VILA-DO-LARGO-6-02.jpg

Comandado por Gabi Ribeiro, que é formada em cinema mas trabalhou em cafés e restaurantes na França, quando voltou ao Brasil, encontrou o espaço para abrir o seu próprio negócio. Nascida em Santos, sempre ouviu histórias sobre o café que passava pelo porto de sua cidade - principal ponto de embarque dos grãos e da chegada de imigrantes no século XX para trabalhar nas principais lavouras de café do país - e nunca deixou de ter uma ligação com esse universo.

Ao lado do expert Raul Ribeiro, eles buscam manter um cardápio bem artesanal com xícaras de diversos tipos de café, além de pães de fermentação natural. Eu e Dani pedimos um cappuccino, um mocaccino, o pão com geleia e manteiga, e uma torta de chocolate. Estava tudo delicioso, só a torta que achamos um pouco doce demais, mas fiquei com vontade de voltar para experimentar o iogurte com granola, os cookies, o café gelado com limão e o chá de hibisco com laranja nos dias mais quentes. Hmmmmm! =P

CAFE-SECRETO-RIO-07.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-05.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-08.jpg

O ambiente intimista é ideal para dias mais frescos, quando o carioca não pensa em praia ou lugares a céu aberto. A atmosfera quentinha e acolhedora, e como o próprio nome já diz, bem escondido da correria da cidade, trazem esse clima de cidadezinha europeia, em pleno Rio de Janeiro. Livros, revistas, música e cartazes, tudo contribui para nos teletransportar nem que seja por uma horinha durante a semana agitada, já que o café funciona em horário comercial.

CAFE-SECRETO-RIO-01.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-03.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-06.jpg
CAFE-SECRETO-RIO-09.jpg

Eu poderia me estender, contando quantos métodos de preparar café eles tem por lá, mas acredito que essas coisas devem ser vistas com os próprios olhos e entendidas através de conversas no próprio local. O barista explica tudo! Se você é do Rio ou está visitando a Cidade Maravilhosa, mas gosta de programas mais alternativos, vai adorar conhecer o Café Secreto!

CAFE-SECRETO-RIO-04.jpg

Café Secreto
Rua Gago Coutinho, 6 - Vila do Largo, casa 8 - Laranjeiras
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 9h às 18h. Não abre nos fins de semana.
Facebook: https://www.facebook.com/cafesecretorj/
Instagram: @cafesecreto_rj

Gostaram da dica?

Beijocas,
Mandzy.