Dicas para curtir um fim de tarde em Sibenik, Croácia

vinho-croacia-archie.jpg

Confesso que nunca tinha ouvido falar em Šibenik antes de estar lá do lado dessa cidadezinha super charmosa na Croácia! Você já ouviu alguma coisa sobre ela?

Pois bem, seguindo a dica de algumas pessoas quando estávamos em Split, resolvemos incluir uma passagem em Šibenik para assistir ao pôr do sol logo depois da nossa visita ao parque Krka, já que a cidade fica bem próxima ao parque.

Não me arrependi e nesse post vou contar o por quê você deveria conhecer Šibenik também durante sua viagem para a Croácia! Vem comigo!

Leia também: Croácia: infos, roteiros & dicas

divisoria-amor-ak.png

Primeiro de tudo, precisamos deixar claro que Šibenik, localizada na costa da Dalmácia, é um patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO! É lá que o rio Krka (aquele do famoso parque natural) desemboca no Mar Adriático. Além disso, é uma cidade bastante histórica e por isso merece tanta atenção.

A Catedral de St. James é um mix do período do Renascimento com a arte gótica, e por isso tão importante para o país. Šibenik foi também uma das primeiras cidades a ter iluminação elétrica nas ruas, antes mesmo de cidades como Londres, Paris e Barcelona.

Com população de 51,553 habitantes, Šibenik é o centro político, educacional, de transporte, industrial e turístico do condado de Šibenik-Knin. Aqui estão algumas dicas para você curtir um fim de tarde na cidade!

divisoria-amor-ak.png

1- Lembre-se de pagar o public parking assim que estacionar

Estacionamos na orla, bem em frente à catedral para tirarmos algumas fotos antes de caminharmos pela cidadezinha. Acontece que os 5 minutos que iríamos tirar fotos se tornaram 12 minutos e com isso levamos uma bela de uma multa!

Na Croácia eles são muito exigentes com o pagamento dos public parkings e você só tem 5 minutos de tolerância. Quando procuramos alguém para reivindicar não havia absolutamente ninguém que poderia nos ajudar! Apesar de os croatas serem extremamente solícitos, tem horas que eles simplesmente não podem fazer nada por nós.

Então para que esse detalhe não interfira no seu passeio, estacione o seu carro e imediatamente procure um totem de pagamento. Daí sim você pode ficar livre para passear bastante!

Leia também:

Vale a pena alugar carro na Croácia? Como levamos 4 multas em 5 dias de viagem

divisoria-amor-ak.png

2- visite a Catedral de St. James

A Catedral de St. James de Šibenik começou a ser construída em 1431 foi terminada em 1536. Como eu disse mais em cima, ela é muito importante para os croatas, como um símbolo arquitetônico de orgulho para eles.

Ela pode ser visitada todos os dias mediante um ingresso bem em conta, e os horários variam em função da época do ano. No meu caso, como cheguei bem tarde, a entrada já estava fechando, por isso optamos por observá-la apenas do lado de fora e deixarmos para ver o espetáculo do pôr do sol, mas se tivéssemos chegado mais cedo, com certeza entraríamos para conhecer.

Tudo funciona bem perto da Catedral e por isso ela é um bom ponto de partida para explorar a cidadezinha, que tem ruas estreitas e cheias de escadarias. Na hora do pôr do sol fica ainda mais especial pois a cor da cidade muda ficando meio rosada. Linda demais!

catedral-st-james.jpg
arco-foto-sibenik.jpg
sibenik-cidade-patrimonio.jpg
croacia-guia-de-viagem.jpg

3- Caminhe pela orla

Durante sua caminhada observe os barquinhos e também as construções locais. Você vai ver que a cidade é um charme! Me lembrou um pouco Carmel, na Califórnia.

fim-de-tarde-em-sibenik.jpg
onde-ir-na-croacia.jpg

Vimos muitas roupas penduradas para fora você da janela, como nas cenas de filmes. Pelo menos no centro boa parte das construções são de pedra e as janelas verdes. Não sabíamos o motivo, mas quando visitamos Dubrovnik, um motorista de Uber nos contou que era para diferenciar as janelas da Itália, que eram azuis, durante o período da conquista. Não sabemos se é verdade mas faz sentido!

down-town-sibenik.jpg
IMG_0883.jpg
old-town-croacia.jpg
divisoria-amor-ak.png

4- Escolha um local para beber um bom vinho croata

Escolhemos o restaurante Archie, que fica bem de frente para a orla, e você pode escolher ficar do lado de dentro ou no terrace, como eles chamam o anexo. Decidimos ficar mais confortáveis no sofazinho e pedir uma comidinha e um vinho ali mesmo. Foi um fim de tarde super agradável, e sem dúvidas, um dos pontos altos da viagem!

restaurante-logo.jpg
archie-restaurante-sibenik.jpg
onde-comer-em-sibenik.jpg
jantar-mediterraneo-peixe.jpg
sobremesa-croacia.jpg

Esse na verdade foi o nosso jantar, já que o sol se põe muito tarde durante o verão na Croácia, por volta das 21h. Aqui no Brasil não estamos acostumadas a jantar de dia, mas lá a fome bate e é isso! Rs! Aproveitamos para brindar a vida, e a nossa viagem incrível! E a nossa multa também, por que não? Hahahha

brinde-a-vida.jpg
divisoria-amor-ak.png

5- Espere a noite cair para ver a cidade toda iluminada

Essa dica é boa: se você não tiver horário para ir embora de Šibenik, espere a noite cair porque a cidade também fica lindo à noite, toda iluminada. Parecia que estávamos dentro de um cenário de filme…

Partimos então pra dormir em Split, outra cidade imperdível na costa da Croácia!

noite-em-sibenik.jpg
divisoria-amor-ak.png

Se você, assim como eu ama explorar uma cidadezinha pequena e charmosa, você vai amar Šibenik! Ah, e se curtiu esse post, comenta aqui pra eu saber e deixa sua sugestão para os próximos!

Espia também:

Krka National Park: dicas para visitar o parque das cachoeiras na Croácia

Dubrovnik: super guia de viagem

Dicas para curtir um fim de tarde em Zadar: Tributo ao Sol e Órgão do Mar

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR