São Paulo: dicas para um final de semana cultural e gastronômico

Planejando uma viagem para São Paulo? A cidade que [literalmente] não pára reúne muitas opções de restaurantes e programas culturais para você fazer em um final de semana. Confira abaixo as nossas dicas de lugares legais em São Paulo para você aproveitar um final de semana intensamente!


Dia 1 | Sexta

# Drinks no Skye Bar

Depois de uma semana cansativa, chegou a hora de conhecer novos ares e relaxar com um bom drink!

Localizado no rooftop do Hotel Unique, que possui uma das melhores vistas de São Paulo com direito à Parque Ibirapuera e skyline da Av. Paulista, o Skye Bar é parada obrigatória para quem curte comida e drinks preparados por chefs renomados.

area-piscina-noite-unique.jpg

Com muita gente bonita e música boa, os pratos servidos no restaurante variam entre cozinha brasileira, francesa, italiana e japonesa, e os drinks são recriados a cada seis meses. Vale a visita, nem que seja para algumas fotos com a piscina vermelha de fundo!

Veja também: Como é se hospedar no estiloso Hotel Unique, em São Paulo


Dia 2 | Sábado

# Café da manhã na Santo Pão Boulangerie

Mais do que uma padaria, a Santo Pão proporciona uma experiência para você começar o dia com disposição. O combo menu conta com 3 opções de café da manhã já montados, que saem mais barato para o seu bolso do que pedir separado. Dê uma olhada nas opções do dia!

cafe-da-manha-santo-pao-1.jpg

Indico o combo “Pingado”, que vem com cafe latte e pão artesanal da casa com manteiga na chapa. Pra fechar, escolha um dos cookies de chocolate (preto ou branco) que também são especialidade da casa e leve para ir comendo, pois o dia vai ser longo!

Endereço: R. Padre João Manuel, 968 – Jardim Paulista

# Passeio na Oscar Freire

Terminando o café da manhã, você já vai estar do lado da famosa Rua Oscar Freire. Sendo a maior vitrine do Brasil, a rua hoje hospeda lojas conceito de marcas como Melissa, Chilli Beans, Havaianas, Animale, Riachuelo, Kopenhagen, entre outras.

Vale a pena dar uma boa caminhada e observar o que está sendo feito no varejo a fim de atrair clientes, principalmente nessa época de crise, onde a criatividade tende a ficar mais aguçada.

lush-jardins-1.jpg

Dica: aproveite para conhecer a Lush. Com um mix de loja e spa, ela recebe muitos turistas e paulistas todos os dias em seus 400 metros quadrados em busca de cuidados reais com o corpo, rosto, cabelos, maquiagem, banho, e por aí vai…

Endereço: R. da Consolação, 3459

# Almoço Chez Oscar

O Chez Oscar é um café, bar e restaurante, super tradicional da Oscar Freire. Como você já vai estar por lá, vale a pena a visita. Hoje, eles contam com buffet no horário do almoço, com muitas opções de salada, carboidratos, proteínas, tudo da melhor qualidade.

almoco-chez-oscar-1.jpg

Eu escolhi pedir a la carte, uma outra possibilidade, um dos pratos que mais saem dali: o nhoque rústico recheado com mussarela, creme de parmesão e farofa de pão. Vinha com uma pimentinha que dava o toque final ao prato! 

Endereço: Rua Oscar Freire, 1128

# Sorvete Ben & Jerrys

A marca americana Ben & Jerry’s você já deve conhecer, mas agora precisa conhecer esse fenômeno que é a loja da Oscar Freire, com filas quilométricas aos fins de semana. Essa que é a primeira unidade brasileira, possui 318 metros quadrados e 2 andares para se deliciar, sendo a maior loja da rede no mundo!

ben-and-jerry-2.jpg

Minha pedida foi uma bola de New York Super Fudge Chunk (chocolate com nozes, amêndoas com cobertura de chocolate e flocos sabor chocolate ao leite e chocolate branco – perceberam quantas vezes foi adicionado chocolate numa mesma bola?) e Berry Berry Extraordinary (uma combinação de mirtilo, framboesa & amora). O contraste de sabores fica incrível, principalmente pedindo na casquinha! 

Endereço: Rua Oscar Freire, 957

# Café da tarde no Mirante 9 de Julho

O mirante principal da Av. 9 de Julho, uma das mais movimentadas de São Paulo, mesmo com uma ótima área física, estava totalmente abandonado. Acreditem, ele foi todo reformado e hoje é um point da galera cult de São Paulo, e você vai querer conhecer, nem que seja para tomar um café.

mirante-9-julho.jpg

O local, que virou espaço cultural, cafeteria e restaurante, é ponto de encontro para turistas e moradores que curtem arte, música, cinema e cultura, pois hoje promove diversos eventos, onde as escadas servem como arquibancada e fica aberto gratuitamente para todos.

Os paulistas usam o espaço também como co-working para reuniões, trabalho e palestras, com wi-fi aberto e mesas disponíveis o dia todo. Experimente tomar um café de um dos melhores grãos do Brasil, o “Isso é café”, presente também em diversas cafeterias do mundo!

# Jantar no Due Cuocchi

Inaugurada em 2008, a unidade do restaurante Due Cuocchi que fica no Shopping Cidade Jardim hoje é comandada pelo Chef David Mauricio e fica bem de frente para uma linda vista de São Paulo. À noite é possível ver o skyline com prédios enormes, e durante o dia, você pode almoçar embaixo das jabuticabeiras na varanda.

due-cuochi-prato-3b.jpg

Dica: peça o ravioli de maçã verde ao molho de gorgonzola, o tagliolini com molho de tomate, camarões e limao siciliano com rúculas ou a costela de boi assada ao vinho Chianti com purê de batata.

due-cuochi-prato-2.jpg

Clima perfeito para turistas como eu apreciarem enquanto provam sabores incríveis das massas, risotos, carnes, peixes, aves, e sobremesas, é claro! A decoração dessa unidade é super acolhedora (possui até um jardim suspenso) e o atendimento é excepcional. Vale a visita!

Endereço: R. Manuel Guedes, 93 – Itaim Bibi


Dia 3 | Domingo

# Passeio pela Vila Madalena

A Vila Madalena, ou Vila Madá para os mais íntimos, é um dos bairros mais descolados de São Paulo, tanto de dia quanto à noite. Conta com bares, restaurantes, lojas, galerias, grafites e outros espaços conceituais, tudo em grande estilo.

Vale a pena uma volta pelo bairro para conhecer um pouco desse universo, e é claro, tirar algumas fotos no “Beco do Batman”, famoso no Instagram pelo número de registros com essa localização. Ruas estreitas de paralelepípedo com diversas pinturas a céu aberto trazem cor e vida à cidade. Não perca!

beco-do-batman-2.jpg

Se estiver com tempo, não deixe de passar na loja sustentável da carioca Farm na Rua Harmonia. A loja conceitual, que é cheia de verde, conta também com bazar e eventos! Já a Westwing, é para quem ama pinar espaços e objetos de decor no Pinterest. Da mídia social para a vida real, a loja inaugurou há poucos meses e já é queridinha das blogueiras e meninas descoladas (vende também online).

#Almoço no Pé de Manga

Esse provavelmente será o seu melhor custo benefício quando se trata de um almoço em São Paulo. Sem perder a qualidade, com preço bastante acessível e grande variedade, o local funciona no almoço com a opção de pratos executivos, no jantar com o menu normal e também como bar, servindo uma série de drinks.

restaurante-pe-de-manga-3.jpg

Por isso minha dica é, aproveite sua ida à Vila Madalena para almoçar no Pé de Manga, com ambiente super agradável junto à natureza. Como o próprio nome já diz, o restaurante abriga pés de manga, além de um pequeno lago que conta com uma ponte para atravessar, um clima delicioso.

No menu executivo estão incluídos o buffet liberado de saladas, um prato principal e a sobremesa. Aproveite!

Endereço: R. Arapiraca, 152 – Vila Madalena

# Fim de tarde no Parque Ibirapuera

Cartão postal de São Paulo, o Parque Ibirapuera sempre tem novidades, mesmo para quem já está cansado de visitá-lo. Com galerias, espaço para crianças, gramado para picnics e pistas para skate e bike, o parque tem mesmo muito a oferecer.

parque-ibirapuera-2.jpg

Tire duas horinhas do dia para dar uma volta, apreciar o verde, ver os grafites e quem sabe, visitar uma exposição. Afinal, São Paulo também é a capital cultural do Brasil. Dê uma olhada na programação da Oca, do auditório e da Bienal antes de ir!

# Vinho e petiscos no Le Jazz Brasserie

Se você ainda tiver com tempo de relaxar no domingo à noite, aproveite essa dica: de culinária francesa, o Le Jazz serve almoço, jantar, vinhos e drinks.

Ideal para fechar sua viagem com chave de ouro. Funciona em 3 endereços, então você não terá desculpa para não conhecer, nem que seja para provar apenas alguns petiscos.

le-jazz-jardins-1.jpg

Caso vá embora só na segunda, aproveite e tome um vinho para entrar no clima do lugar. De petiscos, recomendo o queijo Camembert Empanado com mel, pimenta do reino e torrada e o Prato Mediterrâneo, composto por tomate assado, fundo de alcachofra, queijo de cabra, tartare de atum, caviar de berinjela e tapenade de azeitonas, também servido com torrada. Delícia!

le-jazz-jardins-3.jpg

Endereço: R. Dr. Melo Alves, 734


Já que São Paulo é a capital gastronômica do Brasil, não deixe de conhecer alguns dos restaurantes citados nesse post nos intervalos de seus passeios culturais, ou de suas reuniões de negócio.

Você já experimentou algum desses spots? Me conta! Qualquer dúvida, escreve nos comentários, ok?

Esse post é fruto de uma parceria com o blog Mala de Aventuras. Descrevi minhas experiências com o objetivo de compartilhar essas dicas pois acredito ser bastante relevante para os leitores do blog. 

banner-new-11.jpg