Guia do ArtRio para cariocas iniciantes em arte

GUIA-ART-RIO-CAPA.jpg

O Rio realmente precisava de um evento que concentrasse arte num dos lugares mais charmosos da cidade. Desde que surgiu, em 2010, o evento vem ganhando cada vez mais espaço e recebendo cada vez mais pessoas interessadas nos artistas, nos designers, nas galerias, nas obras, nos espaços e no ambiente onde tudo isso acontece. Essa sétima edição aconteceu na Marina da Glória e eu não pude deixar de conferir!

ART-RIO-2017-6.JPG
LINHA-CINZA.png

1º PASSO: FREQUENTAR EVENTOS

Vou aproveitar que tirei algumas fotos para mostrar a vibe do evento, pois sei que muita gente aqui nunca deve ter ido, e meu objetivo é justamente incentivar a ida de cada vez mais interessados. A arte é sempre percebida de diversas formas, mas o importante é que ela seja percebida. E a ArtRio consegue trazer isso de forma leve para os cariocas! ;)

A ArtRio contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte e tem também um forte papel de pólo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias, estimulando o colecionismo, a formação de público e a promoção de artistas jovens. Desta forma, a feira constrói um legado artístico para o público brasileiro, ávido por consumir arte e cultura. - Site ArtRio

ART-RIO-2017-13.JPG

2º PASSO: SE INSPIRAR

Obras na parede, design de móveis, design de interiores, design gráfico, tipografia, moda... em apenas um espaço podemos ter contato com todas essas áreas que podem e devem nos inspirar, independente da nossa profissão. Adoro quando ambientes unem diversos artistas e criam esse universo que transmite de forma fácil, a criatividade. Reparem no espaço abaixo. Incrível, né? 

ART-RIO-2017-9.JPG
ART-RIO-2017-10.JPG
LINHA-CINZA.png

3º PASSO: ABRIR A CABEçA

Mais abaixo ainda, podemos ver o minimalismo nas plantas, o studio O Formigueiro com luminárias e logo abaixo um banco de mármore preto com essa "alça" dourada, que foi minha peça preferida de toda a exposição. Como vocês podem ver, quando eu falo de arte não estou falando de quadros na parede e sim de diversas possibilidades! E embora talvez a gente não possa comprar essas peças, fica de inspiração e como experiência de aguçar o olhar para o que é diferente, e para as tendências nesse meio. Para mim, que também trabalho com Design, isso é muito importante!

ART-RIO-2017-2.JPG
ART-RIO-2017-11.JPG
ART-RIO-2017-12.JPG
LINHA-CINZA.png

4º PASSO: ESTUDAR

Uma dica para iniciantes (ou não) é passar o olho nos livros da editora Taschen, fundada em 1980, e uma das pioneiras no quesito levar a arte para livrarias mais populares. A editora conta com livros de diversos assuntos relacionados à arte e todos eles podem enfeitar o seu apartamento ao mesmo tempo em que te trazem informação de arte. Fotografia, moda, publicidade, arquitetura, cinema e design são alguns dos temas de livros dessa editora alemã, que está sempre presente com estandes no ArtRio, e você também encontra em livrarias como Saraiva e Travessa. Nós agradecemos!

ART-RIO-2017-5.JPG
LINHA-CINZA.png

5º PASSO: CURTIR A EXPERIÊNCIA

A feira também conta com uma espécie de praça de alimentação, que nesse ano estava muito boa! Lá você encontra diversos tipos de lanche como hamburguer, tapioca, pizza, pipoca, além de bebidas e doces. Quem me conhece sabe que eu fui na tapioca, e a melhor parte foi comer com uma vista linda para a Baía de Guanabara e Pão de Açúcar. Não tem nada mais lindo!

Procuro sempre ir nesses eventos na parte da tarde, para pegar o horário do por do sol, acho que tudo faz da experiência de ir até a feira, ainda mais válida. Não é porque estamos indo ver obras de arte que também não podemos olhar a natureza como um quadro, não é mesmo? Sou a favor desse equilíbrio sempre, e estou adorando o fato das plantas estarem entrando cada vez mais em cena nas decorações de ambientes e até mesmo como intervenção artística. 

ART-RIO-2017-14.JPG
ART-RIO-2017-16.JPG

Espero que tenham gostado e aberto um pouco mais a cabeça em relação a como uma ida num evento desse pode te inspirar a começar a se interessar mais pela arte, e quem sabe, no resto do ano, frequentar museus, exposições, galerias, mostras de design e decoração, tudo que envolve esse mundo criativo.

Para ficar de olho na programação, visite o site: http://artrio.art.br/

Beijocas e até o próximo post,
Mandzy.

LINHA-CINZA.png
 
VC-TB-PODE-CURTIR.jpg
 

The September Issue: documentário para ver e rever no Netflix

Setembro chegou! E com ele, uma dica de filme no Netflix para quem já viu, rever e para quem nunca viu, finalmente ver! Anota aí: The September Issue é um documentário que acompanha todo o processo de criação da edição de setembro da revista Vogue americana.

Premiado como o melhor documentário no Sundance Film Festival, o filme sobre a edição de Setembro que, em 2007 em especial, quebrou um recorde: a revista teve, ao todo, 840 páginas – nenhuma outra publicação mensal do mundo jamais teve tantas páginas.

September-Issue-3.png

O documentário começa como Anna Wintour, editora-chefe da revista, comentando o que acha sobre pessoas que criticam a moda, e consequentemente, o seu mundo.

"O que eu vejo é que as pessoas têm medo da moda, e que, por assustá-las ou deixá-las inseguras, elas a criticam. Em geral, as pessoas que denigrem o mundo da moda, se sentem de certa forma excluídas ou não fazem parte do grupo descolado... e como consequência, a ridicularizam. Só por gostar de usar um belo vestido Carolina Herrera, ou sei lá, jeans J Brand em vez de algo básico do K Mart, não significa que você seja burro. Há algo na moda que deixa as pessoas muito nervosas".

Talvez para melhorar a sua imagem, tenha permitido o cineasta R.J. Cutler acompanhá-la durante o processo de criação da revista Vogue de Setembro de 2007. 

September-Issue-4.png

A grande surpresa do filme foi conhecer melhor Grace Coddington, diretora-criativa da revista. Ela é responsável pelo editorias fantásticos e que segundo a própria, sempre tem a intenção de ser um conto de fadas e fazer a pessoa sorrir e sonhar. Grace, que começou a carreira como modelo e entrou no mesmo dia que Anna na Vogue, é seu oposto, cheia de paixão, demonstra mais afetuosidade e “empolgação” no seu serviço

September-Issue-2.png

A Vogue é considerada por muitos a bíblia da moda, e, nesse caso, a edição de setembro seria a mais importante pois é nesse mês que acontecem paralelamente os desfiles da semana de moda de Nova York. É também quando se inicia uma nova temporada e um novo ano fashion!

september.jpg

A importância por trás dos anúncios, das escolhas e o impacto que o posicionamento de uma roupa vai eventualmente ter na economia mundial, o peso de uma crítica positiva ao trabalho de um jovem artista em relação a toda sua carreira, e muito mais! Não perca!

september_issue_1.jpg

  • NOME ORIGINAL: The September Issue
  • PAÍS DE ORIGEM: EUA
  • GÊNERO: Documentário
  • DURAÇÃO: 90 min
  • ANO: 2009
  • DIREÇÃO: R.J. Cutler
  • ROTEIRO: R.J. Cutler
  • EDIÇÃO: Azin Samari
  • FOTOGRAFIA: Robert Richman
  • MÚSICA: Craig Richey
  • PRODUÇÃO: R.J. Cutler, Robert DeBitetto, Alison Ellwood, Lyle Gamm, Eliza Hindmarch, Mary Lisio, Nathan Rotmensz, Robert Sharenow, Sadia Shepard, Lauren Sherman Winnick, Molly Thompson
  • ESTÚDIO: A&E IndieFilms, Actual Reality Pictures
  • ELENCO: Hamish Bowles, Sarah Brown, Charles Churchward, Oscar de la Renta, Patrick DeMarchelier, Jill Demling, Edward Enninful, Brian Fee, Filipa Fino, Tom Florio, Jean-Paul Gaultier, Nicolas Ghesquiere, Tonne Goodman, Laurie Jones, Karen Katz, Alexandra Kour, Karl Lagerfeld, Philip Lim, Luiza Madejak, Jim Mate, Craig McDean, Sonya Mooney, Jessica Nagin, Si Newhouse,, Alberto Orta, Sophie Pera, Stefano Pilati, Phyllis Posnick, Candy Pratts, Alexander Rankovic, Coco Rocha, Jessica Sailer, Elissa Santisi, Bee Shaffer, Ivan Shaw, David Sims, Sally Singer, Virginia Smith, Danko Steiner, Burton Tansky, Mario Testino, Jane Thompson, Isabel Toledo, Charles Townsend, Caroline Trentini, Vera Wang, Daria Werbowy, Stephanie Winston Wolkoff, Raquel Zimmerman, Robert Richman

Fim de tarde na Marina da Glória, com a marca Euro

MARINA-DA-GLORIA-CAPA.jpg
RELOGIO-EURO-1.jpg

Sim, eu amo o verão, é sem dúvidas a minha estação favorita! Mas o inverno no Rio também pode ser delicioso se você souber aproveitar... Hoje vou dar algumas dicas para você curtir o melhor dessa estação na Cidade Maravilhosa!

Tá certo que estamos no inverno, mas isso não quer dizer que teremos uma temperatura muito baixa ou dias chuvosos. Sempre me lembro de quando eu era mais nova, nas férias escolares de julho, passando minhas tardes na praia. E adivinha? O tempo estava sempre maravilhoso!

Além de não ser aquele calor insuportável, ainda podemos sair na rua com roupas relativamente frescas, e buscar lugares para assistir ao por-do-sol, num clima super agradável! E a Marina da Glória tem disso... você pode fazer um late-lunch ou tomar um chá da tarde num dos restaurantes inaugurados para as Olimpíadas, ou simplesmente admirar a paisagem.

Falando em paisagem, não consigo parar de achar lindos os barcos estacionados na Marina, e fico sonhando se um dia terei um daqueles pra mim. Na verdade, nem faço tanta questão de tê-los, mas que a vibe de andar de iate com vento no rosto é boa, é! :)

Nesse dia fiquei brincando de escolher meu, e também aproveitei para observar as cores que estavam se formando no céu, indo do amarelo ao rosa. Só eu acho incrível o poder de assistir ao sol se pondo ou você também? Me conta! :P

RELOGIO-EURO-3.jpg
RELOGIO-EURO-2.jpg

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR