Voando pela primeira vez de IBERIA no trecho Rio-Madri-Atenas

SOBREVOANDO-ILHAS-BALEARES.jpg

Essa foi a minha primeira vez voando de Iberia e como uma grande amante de viagens aéreas, não poderia deixar de registrar aqui um pouco sobre essa nova experiência. Você também está indo viajar de Iberia? Me conta nos comentários!

No ano passado, quando fui a Madrid, voei de Avianca já que ganhei créditos da companhia para uma nova passagem internacional pelos problemas que tive na minha viagem para a Colômbia. Agora a Avianca já não existe mais (RIP, Avianca!) e ainda bem, temos boas companhias que fazem trajetos do Rio, onde moro, para a Europa.

Vem saber um pouco mais sobre como é voar de Iberia no trecho Rio-Madrid e também Madrid-Atenas aqui nesse post!

ak-separador-de-post-6.png

Primeiro trecho: Rio-Madrid


O vôo número 6024 sai do Rio as 19:10, o que é um horário um pouco importuno por conta do trânsito na cidade. Mas é aquela coisa que a gente já está cansado de saber: para se prevenir é só sair de casa com antecedência!

Cheguei no aeroporto do Galeão as 16:30 e fui logo fazer o check in. Tinha direito a uma mala despachada de 23kg de acordo com a minha compra, e adivinha quanto estava pesando a minha? 23,5kg! Sempre viajo assim com emoção... Ainda bem que tem uma taxa de tolerância!

PASSAGENS-PARA-EUROPA.jpg
AVIAO-IBERIA-MADRI.jpg

Logo em seguida já era hora de andar até o portão de embarque e passar por todo aquele processo de raio X. Por fim, era hora de embarcar! Esperamos um pouco mais do que o previsto dentro avião - ele decolou com uns 30 minutos de atraso - mas nada que atrapalhasse o horário do pouso em Madri.

Achei todos os funcionários da Iberia no Rio super atenciosos e simpáticos, já os funcionários do avião, que eram espanhóis, nem tanto... Mas no geral tive uma boa primeira impressão da companhia.

Chegou a hora do jantar e sinceramente, me surpreendi com o sabor da massa! podíamos escolher entre a carne e a lasanha, fui na segunda opção por ser mais certeira - e não me arrependi. So yummy!

Além disso, podíamos pedir vinho mesmo na classe econômica. Era uma mini garrafa de aproximadamente 180ml de vinho tinto espanhol. Muito bom pra acompanhar a massa. Depois disso, adivinha?

Dormi por 4 horas seguidas sem acordar, o que garantiu minha estabilidade para o dia seguinte.

Ah, não posso esquecer de mencionar que tivemos um café da manhã com bastante variedade também: sanduíche, iogurte, bolo, chocolate, sucos, café e chá. Não se compara com Emirates ou Etihad, mas está aprovado!

JANTAR-IBERIA-MADRI.jpg
VOO-IBERIA-MADRID-02.jpg
VOO-IBERIA-MADRID.jpg
ak-separador-de-post-6.png

Algumas considerações

Pontos positivos do vôo: além da comida boa, fizemos uma ótima aterrissagem e chegamos na hora prevista.

Pontos negativos do vôo: banheiros sujos desde o início da viagem, não houve cuidado com limpeza. Além disso, a tripulação não nos deixou ficar com as janelas abertas, nem ao mesmo pela manhã - pediam para baixar e só levantar durante decolagem e pouso.

Não sei se isso virou uma regra geral, mas para mim olhar para fora sempre foi a melhor parte de viajar de avião. É olhando para as nuvens e para o nascer do sol que eu sempre me recompus e sonhei em explorar o mundo - parece que agora esse prazer nos foi tirado… HUNF!

Assim que cheguei no Aeroporto Internacional Adolfo Suárez, mais conhecido como Barajas, em Madri, me dei conta de que havia deixado meu caderninho com todas as anotações da viagem no bolso da frente do avião enquanto dormia e esqueci de retirá-lo na hora da saída.

Neste momento estava passando pelo controle de passaporte, que é obrigatório mesmo seu destino final não sendo a Espanha. Por um segundo eu congelei, porque havia deixado para trás todo o meu planejamento para 20 dias de atividades! Não queria acreditar que tinha perdido meu caderninho de viagens, mas naquele momento não havia nada que eu pudesse fazer.

Quando passei para o outro lado, fui tentar resgatá-lo com o pessoal do Achados e Perdidos da Ibéria, conforme me foi instruído. Chegando lá, eles entraram em contato com o pessoal da tripulação que disse que o avião já tinha fechado e eles não poderiam mais procurar naquele dia, ou seja, eu teria que seguir viagem sem o caderno. :(

Mas… havia a possibilidade de enviar um e-mail para a companhia, solicitando o envio do caderno para o meu endereço. Dessa forma, eu pelo menos teria de volta algo que tinha um valor sentimental para mim.

Mas, o que aconteceu na prática foi que nunca me responderam meu e-mail e eu não vi mais o meu caderno. Já sabendo que isso poderia acontecer, decidi então comprar um novo caderno para repor, pois acredito que caderninhos fazem parte de uma viagem. É nele que concentro todas as informações para passar aqui no blog, além de adicionar os bilhetes, folhetos de passeios e outros informativos ao longo da dos dias e das aventuras. Justo, né?

GAROTAS-VIAJANTES.jpg
O-QUE-FAZER-NO-VOO.jpg
ak-separador-de-post-6.png

Segundo trecho: Madrid - Atenas


O vôo 328 saindo às 14:30 de Madri com destino Grécia estava bem lotado. Parece que todo mundo estava indo passar as férias na Grécia, não só nós. Esse foi um vôo mais curto, com duração de cerca de 3 horas, sem comida alguma e nenhum outro atrativo como filmes ou vinho.

Mas de fato valeu a pena só pela vista da janela. Sobrevoamos as ilhas de Maiorca, Menorca e Ibiza, onde havia visitado no ano passado e fiquei muito emocionada. Como havia feito esses trajetos de ferry, não fazia ideia de como eram vistos de cima! As imagens são surreais de linda!

VOO-IBERIA-ATENAS.jpg
SOBREVOANDO-ILHAS-BALEARES.jpg
SOBREVOANDO-ILHAS-ESPANHA.jpg
CAMISA-WANDERLUST.jpg
AEROPORTO-ATENAS.jpg

Chegamos no aeroporto de Atenas por volta das 19:30 e ainda estava claro! Já mencionei aqui que amo isso no verão europeu?!

Depois disso foi só diversão!

ak-separador-de-post-6.png
 
VC-TB-PODE-CURTIR.jpg