País de Gales: infos, roteiros e dicas

Antes de 2022 eu não imaginava conhecer o País de Gales… acho muito chic quem diz que vai visitar esse país! Mas isso é pura ilusão… o País de Gales é um país como qualquer outro e não tem nada de tão especial assim, rs!

De qualquer forma, foi um destino que eu amei conhecer na minha última viagem pelo Reino Unido. Então se você quer saber mais sobre ele, ou pretende seguir o meu roteiro, nesse post você vai ver as melhores dicas sobre o País de Gales!

Infos

O País de Gales pertence ao Reino Unido e fica entre a Inglaterra e a ilha da Irlanda. É possível chegar na capital Cardiff de carro, ônibus ou trem, mas você também pode voar até o país. Wales, como é chamado em inglês, é um país conhecido pelos seus parques naturais, castelos medievais e vida noturna agitada na capital - muita gente comemora despedidas de solteiro por lá!

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, que não dá nem metade da população do Rio de Janeiro, o país conta com apenas 20 mil km² de terra. Já deu pra perceber que é fácil incluir Wales no seu roteiro pelo Reino Unido, né?

Fui com a minha mãe de Bristol, na Inglaterra, até Cardiff de ônibus numa viagem de cerca de 1 hora de duração, passando por uma ponte que corta caminho. É um destino interessante para casais curtirem uma boa gastronomia, famílias que buscam lugares interativos, jovens que buscam uma vida noturna agitada e até mesmo aposentados que querem conhecer um pouco mais de história.

Leia também:

Onde se hospedar em Cardiff: The Beverly by Inkeepers

A gastronomia na capital me surpreendeu: existem diversos restaurantes, bares e pubs onde você pode degustar boas comidas e bebidas. Para um fim de tarde, indico a região de Cardiff Bay, onde você pode encontrar desde os cafés e sorveterias bem conceituadas, até restaurantes bem arrumadinhos, com diversos tipos de culinária.

Por volta do século XV, o rei inglês Eduardo I (retratado no filme Coração Valente) invadiu os territórios celtas, destruindo cidades inteiras e construindo imponentes fortificações. É por isso que, hoje, Gales é o país com maior número de castelos por metro quadrado no mundo!

Para solidificar seu poder na região, Eduardo I definiu que todo filho primogênito do rei ou rainha da Inglaterra (ou seja, o primeiro na linha de sucessão do trono) receberia o título de Príncipe de Gales.

Hoje, o detentor do título é o príncipe Charles, no futuro poderá ser o príncipe William, e daí por diante.

Apesar da influência anglo-saxônica no País de Gales, a cultura manteve heranças dos povos celtas que ocupavam a região, como o idioma e as lendas.

Os galeses têm dois idiomas oficiais: a língua galesa, que é língua dos celtas, e o inglês, que foi herdado dos colonizadores. Ou seja, você não vai ter problemas em se comunicar em inglês por lá. Porém, muitas vezes terá que fazer um esforço, pois assim como na Escócia e na Irlanda, o sotaque deles é beeeem carregado!

O clima no país é bastante instável e o tempo pode virar de uma hora para outra. Portanto é importante você andar sempre com um guarda-chuva e com casacos para sobrepor caso a temperatura caia.

Durante o verão, que foi a época em que visitei Gales, não fazia calor, mas pelas minhas pesquisas é um dos melhores momentos para conhecer o país, principalmente para quem quer conhecer as praias e aproveitar melhor o dia, já que o sol de põe mais tarde.

Ou seja, se você assim como eu busca passeios ao ar livre, é melhor viajar entre os meses de junho e outubro, quando chove menos e as temperaturas estão mais agradáveis. Já no inverno, assim como todos os destinos no Reino Unido, você pode aproveitar o frio e passear pelos mercados de Natal, e ter um outro panorama do país. Eu, como boa carioca, não me arrisco a ir no inverno! Rs!

Leia também:

Onde se hospedar em Cardiff: The Beverly by Inkeepers

Roteiros

O seu roteiro pelo País de Gales vai depender da quantidade de dias de viagem que você tem. Você pode passar apenas uma noite na capital Cardiff para conhecer o centro de Wales, ou aumentar duas a três noites e conhecer o entorno com idas à parques e castelos.

Roteiro de 3 dias no País de Gales para quem vai de carro:
• 1 noite em Cardiff -
Chegada em Cardiff e caminhada pela cidade passando pelos pontos turísticos e terminando o dia no Cardiff Bay. No dia seguinte, acordar e fazer o passeio para o Caerphilly Castle e depois seguir estrada parando pelos pontos: Parque Nacional Brecon Beacons + cidade de Brecon + Builth Wells + Llyn Clywedog + Beddgelert
• Dormir 1 noite em
Betws-y-Coed para acordar e visitar a cidade de Betws-y-Coed + o Parque Nacional Snowdonia + Castelo de Caernarfon + Beaumaris Castle, na Ilha de Anglesey + Conwy Castle na cidade de Conwy
• Dormir 1 noite em Conwy e seguir viagem para o próximo país

Se você não for alugar carro, sugiro ficar 3 noites em Cardiff e de lá agendar tours para o Caerphilly Castle e para outros destinos que você se interessar.

Com esse roteiro você já consegue ter uma visão geral da capital, da parte histórica e da parte de beleza natural que o Gales tem a oferecer!

Dicas

• A moeda local é a Libra, que torna a viagem um pouco mais cara do que passear pelo resto da Europa em euros. Se prepare com o planejamento de gastos. Em alguns lugares no Reino Unido pode ser mais difícil usar dinheiro em espécie e você pode precisar do seu cartão de crédito.

• Não há voos diretos do Brasil para o País de Gales. É preciso fazer uma conexão em alguma capital da Europa, por isso sugiro sempre fazer uma parada mais longa e aproveitar para conhecer outro país. Eu fiz um roteiro de 15 dias pelo Reino Unido e Irlanda, mas você também pode ir via Paris, Londres e Amsterdã. Escolha o que se enquadra melhor no seu estilo de viagem e também no seu bolso!

• Em Cardiff, o aeroporto internacional fica a 25 minutos de distância do centro. O aluguel de carro em Gales é muito simples e as estradas são, no geral, bem mantidas e sinalizadas. Só tome cuidado com os parkings (tente entender bem como fazer para pagar suas horas de estacionamento nas ruas e também com a velocidade das vias)

• Se atente para o fato de que no Reino Unido a direção é na mão inglesa, com o volante do lado direito do carro!

• Viajar de avião é uma opção interessante para quem quer ganhar tempo visitando destinos internos no Reino Unido, como por exemplo o trajeto entre Cardiff em Gales - Dublin, na Irlanda, num vôo de apenas 45 minutos. Fiz esse trajeto com a Ryanair e foi bem tranquilo!

Se você for visitar apenas Cardiff, não se preocupe pois há transportes internos e também há a opção de fazer tudo a pé, já que as distâncias não são tão grandes entre um ponto e outro. De qualquer forma, sempre terá um táxi disponível - indico voltar de Cardiff Bay de táxi pois fica um pouco mais afastado do centro e à noite não é muito agradável.

Leia também:

Como incluir a Grécia no seu roteiro usando múltiplos destinos

Voando pela primeira vez de IBERIA no trecho Rio-Madri-Atenas

• Sua mala deve ser bem variada caso faça uma viagem grande pelo Reino Unido. Mesmo no verão, peguei dias bem frios e tive que me vestir com camadas e um trench coat por cima para barrar o vento. Caso vá no inverno, você possivelmente vai precisar de roupas térmicas, cachecóis, gorros e luvas.

• Os meses de julho e agosto são os mais movimentados, o que faz subir os preços de hospedagem, transporte e alimentação. A vantagem é que os transportes aéreos e marítimo aumentam a frequência, mas fica mais difícil encontrar acomodação. Outra vantagem de ir nestes meses é que os dias acabam sendo mais longos já que o sol se põe mais tarde, por volta das 20:30.

• Brasileiros não precisam de visto para entrar no País de Gales, que faz parte do Reino Unido.

• O fuso é + 4 horas do horário de Brasília.

• A corrente elétrica no território galês é de 230v, (50 Hz). E os formatos das tomadas são dos tipos G e F, de dois pinos. É bom levar seu adaptador internacional.

• A gorjeta não é esperada no País de Gales. Claro que, se der um agrado, eles vão gostar, mas isso não é obrigatório por lá. O que fazíamos muitas vezes era deixar o troco do pagamento para o garçom.

• É importante lembrar que, se você está viajando com Euros, terá que fazer o câmbio pela moeda local, a Libra. O euro é aceito em poucos lugares e não adianta levar muito dinheiro em espécie para o Reino Unido pois muitos dos gastos serão feitos através do cartão de crédito. Eles estão explorando cada vez mais a pegada cashless.

• O País de Gales é um ótimo destino para mulheres viajando sozinhas. O país não oferece grandes riscos, mas não custa ficar atento com bolsas e carteiras em áreas muito cheias, principalmente durante o verão.

Leia também:

Onde se hospedar em Cardiff: The Beverly by Inkeepers

Você acha que ficou faltando alguma informação? Deixa aqui nos comentários.

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR