Top 10 passeios gratuitos para fazer em Madri

MADRI-PARQUE-DEL-RETIRO-PICNIC.jpg

Madri é uma capital que oferece muitos passeios ao ar livre, museus cheios de história e zonas de cultura e gastronomia como nenhuma outra. Quando estive por lá, amei fazer os passeios gratuitos que a cidade oferece.

Se você estiver em Madri durante o verão, ou até mesmo na meia estação, não deixe de visitar os parques. Veja nesse post minha lista completa de passeios gratuitos para se fazer em Madri.

Leia também:

Roteiro de um mês pela Espanha, infos & dicas

Safestay Madrid: me hospedando no trendy hostel da capital espanhola

Barcelona: super guia de viagem

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Hora de anotar as dicas que eu tenho pra você!

1- Fazer um picnic no Parque del Retiro

O Parque del Retiro é o mais famoso de Madri, criado entre 1630 e 1640. Pessoas visitam o parque diariamente para corridas, caminhadas e é claro, picnics!

Lá dentro você também pode remar em caiaques, visitar o Palácio de Cristal criado como uma estufa para exibir flores das Filipinas e também o Palácio de Velázques, que até hoje exibe exposições. Deu pra perceber que o parque é bem grande, e você pode até se perder por lá, né? O fato é que você não pode deixar de visitá-lo!

2- Descer a Gran Vía parando de loja em loja

Bem, eu não sei você mas eu adoro conhecer lojas de outras cidades, principalmente quando são típicas de um país. No caso da Gran Vía, ela abriga diversas grifes internacionais e marcas espanholas consagradas.

Se você tem tempo, vale a pena caminhar pela avenida observando o comportamento das pessoas, as tendências locais e a arquitetura madrileña.

Ao final da sua caminhada, você vai se deparar com a Porta de Alcalá em uma das extremidades e a Plaza de España na outra extremidade. Ambos são pontos turísticos de Madrid, portanto, caminhe pela avenida de 'cabo a rabo'.

MADRI-GRAN-VIA-2.jpg
MADRI-GRAN-VIA.jpg

3- Visitar museus: a coleção Thyssen-Bornemisza, o Museu del Prado e o Museu Reina Sofía

Madri conta com um triângulo de museus incríveis lado a lado. Caso você queira visitá-los de graça, com organização no planejamento, você consegue separar a tarde de uma segunda-feira na cidade para visitar todos, ou então separados por dias. Funciona assim:

Às Segundas Na Coleção Thyssen-Bornemisza, eles liberam a entrada gratuita para a exibição da coleção permanente, a qualquer turista, das 12h às 16h. Durante esse tempo você vai conseguir ver muitas salas, todas divididas por temas, que incluem obras de importantes artistas europeus. Super indico!

Já no Museu del Prado, a entrada gratuita acontece de segunda a sábado entre 18h e 20h e nos domingos e feriados das 17h às 19h. Mas como sempre tem fila, não há muito o que fazer além de esperar, principalmente em dias de verão.

Por último, o Museu Reina Sofía fica grátis todos os dias das 19h às 21h e aos domingos das 13:30/14:30 às 19h. Ele não abre às terças-feiras, mas você consegue fazer num mesmo dia o combo de museus se programando!

4- Caminhar da Puerta del Sol até o Palácio Real

Esse passeio também pode ser feito como um Free Walking Tour. A Puerta del Sol é uma das praças mais importantes da Europa e conecta outros pontos turísticos da cidade.

Já o Palácio Real - também denominado de Palácio de Oriente - é a residência oficial do Rei de Espanha. O tour vai te levar por diversos pontos turísticos de Madrid, e vai ser uma ótima forma de conhecer um pouco mais da história da capital e do país.

MADRI-PORTA-DO-SOL.jpg

5- Visitar o Museu del Prado

O Museu del Prado já possui mais de 200 anos de existência e guarda obras importantes de artistas como Goya, Velázquez, Rembrandt, Botticelli e Caravaggio. É um passeio imperdível em Madri, mesmo que por 2 horinhas, o tempo que você terá para visitar as principais obras.

Isso porque a entrada grátis funciona nas duas últimas horas de abertura do museu: de Segunda à Sábado, entre às 18h e às 20h e Domingos das 17h às 19h. Minha dica é chegar uns 15 minutos antes para pegar a fila logo no início (no verão as filas costumam ser bem maiores)! E se você sair com aquele gostinho de quero mais, é só retornar no dia seguinte!

6- Visitar a Plaza de España e terminar no Templo de Debod

MADRI-PLAZA-DE-ESPANA.jpg

7- Caminhar pelas ruas do bairro de Malasaña

Esse bairro é, sem dúvidas, o mais cool de Madri! Repleto de brechós e construções antigas, é lá que estão as farmácias mais antigas da capital. Sugiro a visita a Farmácia Cardona, inaugurada em 1833.

A verdade é que tudo nesse bairro vai ser uma informação nova para você de um jeito super autêntico. Leve alguns trocados para comprar discos, livros, roupas usadas e acessórios, ou apenas registre as imagens inusitadas dali.

MADRI-MALASANA.jpg

8- Visitar o Museu Reina Sofía

Esse museu fica pertinho dos outros dois indicados acima, e possui obras como a Guernica de Picasso, além de outros artistas consagrados como Salvador Dalí, Miró, Kandinsky, Caravaggio, Van Gogh, Gauguin e Cézanne - ou seja, também é imperdível!

O horário gratuito para visitar o Reina Sofía é entre às 19h e às 21h, exceto aos domingos, que é mais extenso: das 13:30 às 19h, que seria o dia ideal. Aproveita!

9- Conhecer a Plaza Mayor e buscar provinhas no Mercado de San Miguel

Os mercados europeus são ótimos para quem quer economizar na comida. Você consegue comer bem, experimentar comidas típicas e até mesmo ganhar provinhas.

O Mercado de San Miguel fica juntinho da Plaza Mayor, um dos pontos turísticos mais importantes em Madrid e conta com 9 pórticos. Durante o verão, o Mercado fica muito cheio!

Em uma de minhas visitas eu até tentei comer por lá mas estava cansada, e não tinha onde sentar, além do calor que fazia lá dentro. Decidi então almoçar num dos restaurantes de dentro da Plaza. De qualquer forma, vale a visita, nem que seja para conhecer.

MADRI-PLAZA-MAYOR-2.JPG
MADRI-MERCADO-SAN-MIGUEL-2.jpg

10- Visitar a feira El Rastro aos domingos

Vou ser MUITO SINCERA: eu esperava bem mais dessa feira, mas não podemos negar que ela é um ponto importante da cidade. Como esse post era sobre passeios gratuitos, resolvi incluir na lista, mas ao mesmo tempo deixei para o último lugar.

O que penso na verdade: ao invés de ser uma feira de artesanato, tem muita coisa no estilo "chinesa”, sabe? Roupa de qualidade ruim, imitação de grandes marcas, eu não gosto dessas coisas.

No meio de um monte de barraquinha ruim, encontrei uma com tema de viagens que foi a mais legalzinha. Tinham quadros, agendas, camisetas, etc. Tudo com tema viagens, mas acabei não comprando nada.

MADRI-FEIRA-EL-RASTRO.jpg

Curtiu a lista? Já fez algum desses passeios? Comenta aqui!

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR