Barcelona: super guia de viagem

Barcelona é considerado o Rio de Janeiro da Espanha, só que bem diferente, né? Rs!

Costumam comparar Barcelona e Madri como comparamos Rio e São Paulo, e em geral todo jovem recomenda bem mais a visita à Barcelona.

Apesar de eu ter amado Madri, acho super válida a passagem por “BCN” e é por isso que vou compartilhar nesse post um super guia de viagem para Barcelona.

divisoria-sol-ak.png

Sobre Barcelona

Há muito para se falar sobre a Espanha, mas como esse post é sobre Barcelona, vamos focar! Barcelona é a capital da região conhecida como Catalunya ou Catalunha, cheio de cultura, pontos históricos, turísticos, restaurantes, bares e até mesmo arte nas ruas! É uma cidade realmente encantadora para qualquer um que curte um clima boêmio, e ainda conta com diversas praias, não paradisíacas, mas sim, bem interessantes.

Agora você vai ver o meu guia para curtir Barcelona com muita comida saudável, caminhadas explorando cada detalhe da cidade e um toque de vida noturna! Aqui eu fujo um pouco da rota tradicional mas ainda assim incluo os pontos mais importantes e antigos da cidade, que não podem deixar de serem vistos. 7 noites foi pouco tempo, mas deu para ter uma boa ideia do que a cidade tem para oferecer!

Aproveita e clica aqui para ver o meu roteiro de um mês pela Espanha

divisoria-sol-ak.png

O que fazer

o-que-fazer-em-barcelona.jpg

• Casa Batlló: edifício no estilo modernista catalão criado por Antoni Gaudí, auxiliado pelos arquitetos Josep Maria Jujol e Joan Rubió i Bellversituado. Incrível como pessoas podem ter o privilégio de morar lá! Gaudí usava muitos aspectos da natureza nas suas obras da cidade.

• Casa Amatller: outro edifício com uma loja de chocolates super tradicional. Vale dar uma entradinha para conhecer!

• Casa Milá: também conhecida como La Pedrera, é outro edifício desenhado por Gaudí construída entre os anos 1905 e 1907. Foi construído para Roger Segimon de Milà e hoje é Patrimônio Mundial da Unesco.

• Bairro Gótico: tem ruas medievais bem estreitas repletas de bares modernos, clubes e restaurantes catalães. Os artesãos vendem couro e joias perto da Catedral de Barcelona, enquanto barracas de flores e vendedores de comida de rua ocupam a avenida movimentada La Rambla. A Plaça del Pi, em homenagem à igreja gótica adjacente, abriga um mercado de arte de fim de semana.

• El Born: uma área badalada com ruas medievais estreitas e lojas de grife, cafés durante o dia, além de bares à noite. Vitrais ornamentados estão em exibição na Igreja de Santa Maria do Mar

• Museu do Picasso: localizado em El Born, expõe muitas das obras do artista.

• Parc Güell: é um grande parque urbano com elementos arquitetônicos com vista para o Mar Mediterrâneo.

• La Sagrada Familia: é a obra mais importante de Antonio Gaudí e o monumento mais visitado de Barcelona. Trata-se de uma Igreja modernista iniciada em 1882 e ainda não terminada.

• Montjüic: utilizada desde a antiguidade como posto de vigilância militar, a Montanha de Montjüic é um excelente mirante para contemplar a cidade.

montjuic-vista-barcelona.jpg

• La Barceloneta: uma das principais atrações do bairro são suas praias, as maiores, mais conhecidas e disputadas da cidade, principalmente no verão.

• W Hotel: um hotel luxuoso , com uma vista maravilhosa do porto e da Marina de Barcelona.

• Parc de la Ciutadella: foi durante muitos anos o único parque público de Barcelona. É um espaço muito agradável que oferece a possibilidade de relaxar em um ambiente típico de um museu ao ar livre. 

• Las Ramblas: ou La Rambla é o nome dado a rua mais importante da cidade, que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho de Barcelona em pouco mais de 1 km. Possui várias lojas, bares, restaurantes, flores e o mercado mais famoso da cidade, La Boquería.

• La Boquería: o Mercado de São José, mais conhecido como “La Boquería” é cheio de vendas de todos os tipos. Lá é possível comprar frutas, cereais, grãos, além de pratos de almoço de várias culinárias do mundo.

la-boqueria-mercado.jpg
divisoria-sol-ak.png

O que e onde comer

Para os vegetarianos, veganos, adeptos de comidas orgânicas e saudáveis, Barcelona é o paraíso! Lá você encontra muitas boas opções espalhadas pela cidade. Aqui estão as minhas melhores dicas:

• Flex & Kale: restaurante que tem bombado em Barcelona, fica cheio no verão, mas vale a pena aguardar na fila. Ideal para ir num dia de muita caminhada pela cidade.

• The Surf House: de frente para a praia de Barceloneta, é mais despojado, pra almoçar um hamburguer ou tacos, de biquini e chinelos enquanto ouve música boa e assiste vídeos de surf.

• Brunch & Cake: super pequenino, mas não podia deixar de conhecer. É mais para um café ou brunch, então indico ir pela manhã. Acabei indo para o lanche da tarde e provei um açaí com frutas e um café diferentão com leite e beterraba.

brunch-and-cake-barcelona.jpg

• The Green Spot: um vegetariano chic próximo a praia. Almocei uma massa de beterraba com molho pesto que estava sensacional.

• Creps Barcelona: o lugar para comer crepes em Barcelona, como o próprio nome já diz. É uma coisa super tradicional e mesmo assim eu curti. Normalmente prefiro algo mais contemporâneo!

Para sair um pouquinho da dieta, uma ida à Espanha merece uns bons tapas e vinhos, concorda? Dentre os melhores restaurantes que visitei, selecionei os seguintes:

• Tapas 24: clássico, vale a pena ir nele pra conhecer os pratos típicos.

• El nacional - é na verdade um complexo com vários restaurantes! Super chic e descolado, queria ter voltado!

• Vinitus: uma espécie de bar bem legalzinho à noite. Ficava perto do meu hotel, então quis experimentar e curti, viu? Mas é exclusivo para tapas e drinks ou vinho, não serve jantar!

• Ciudad Comtal - super tradicional, todo mundo vai te recomendar esse. É tipo a Confeitaria Colombo de Barcelona, mas confesso que não amei! Muito confuso e a qualidade deixou a desejar…

divisoria-sol-ak.png

Onde se hospedar

PRAKTIK-VINOTECA-BARCELONA-HOTEL-2.jpg

Olha que máximo: me hospedei num hotel boutique que tinha o vinho como inspiração, bem legal para casais! Gostei tanto que fiz um post inteiro aqui pro blog contando minha experiência no Praktik Vinoteca.

Leia mais:

Praktik Vinoteca: hotel boutique que tem o vinho como tema em Barcelona

divisoria-sol-ak.png

Como se locomover

Metrô: Barcelona é tipo Madri que é tipo Nova York! Você consegue chegar de metro a qualquer lugar. Por isso, esse é o meio de transporte que eu mais recomendo. Compre aqueles passes de 10 viagens e seja feliz!

A pé: pode ser um pouco cansativo percorrer a cidade toda a pé, afinal, ela não é pequena. Sugiro fazer alguns passeios a pé, mas nem todos!

Uber: em geral funciona muito bem, com carros excelentes e ótima qualidade. Usei o serviço para fazer trajetos como estação - hotel e mudança de hotel. Também super indico usar para sair à noite!

como-se-locomover-barcelona.jpg

Ônibus: só tomei o ônibus uma vez, para ir do Porto de Barcelona até a praia de La Barceloneta. Mas achei a qualidade ótima e super usaria em outras ocasiões, pelo menos para deslocamentos na zona turística. O ar condicionado é bem forte nos ônibus durante o verão, o que ajuda a refrescar quando faz muito calor.

Táxi: não usei, mas estavam lá. Assim como no Brasil, acabam sendo mais caros que o Uber, por isso não acho que valha a pena.

Bike: pode ser uma ótima opção para curtir dias de verão! A cidade tem ciclovias mas é preciso ficar ligada!

divisoria-sol-ak.png

Como chegar

Avião: existe vôos saindo do Brasil direto para Madri e Barcelona.

Ônibus: optei pelo ônibus noturno saindo de Madri à noite e chegando em Barcelona de manhã cedo. Fiz uma viagem tranquila com a empresa Alsa. A tabela de horários tem bastante movimento de ônibus para esse trajeto e o preço fica em torno de 25 euros.

Trem: outra ótima opção para chegada em Barcelona é o trem. O trajeto Madri - Barcelona pode ser feito com trem rápido ou regular, variando o preço e o tempo de viagem entre 3 e 6 horas aproximadamente e o preço entre 50 e 70 euros.

Carro: as estradas da Espanha são impecáveis, e se você tiver a oportunidade de alugar um carro, pode ser uma boa opção para viajar. Já dentro da cidade, não acho que faça tanto sentido - ouvi dizer que eles são bem ruins de roda e que os acidentes de trânsito são bem frequentes por lá - além das brigas. Mas nada que um motorista brasileiro não consiga lidar. Rs!

divisoria-sol-ak.png

Quando ir

quando-visitar-barcelona.jpg

Barcelona bomba o ano todo! O verão é bem cheio, os restaurantes tem fila assim como as atrações turísticas, que vc deve comprar com antecedência. O calor é grande, então esteja preparado!

Acredito que entre setembro e novembro e abril a junho sejam as épocas mais agradáveis e com temperatura amena. 

Já no inverno você pode curtir um friozinho e beber bastante vinho com tapas, que é o que eles mais fazem por lá!

divisoria-sol-ak.png

O que levar 

Depende muito da época do ano! De um modo geral, Barcelona tem gente de todo o tipo, então não se preocupe tanto. Não esqueça de colocar na mala biquíni para a praia, protetor solar e labial, e, é claro, muitos euros porque é uma cidade onde se gasta muito! 

Leve roupas e sapatos confortáveis pois provavelmente você vai andar bastante. Leve também roupas mais arrumadinhas para sair à noite para alguma festa ou bar interessante. Look preto com botinha é o meu favorito!

divisoria-sol-ak.png

Informações úteis 

• A voltagem em Barcelona é de 220V, assim como no resto da Espanha.

• Leve adaptadores caso tenha aparelhos que tenham tomadas que sejam diferentes daqueles dois pinos redondos.

• Em Barcelona, o idioma oficial é o catalão, mas todos falam também espanhol. Saiba o básico para se comunicar melhor. Se não der, boa sorte com o portunhol!

• Minha dica é que você experimente fazer os free walking tours. Recomendo demais pela quantidade de informações que você irá absorver sobre a cidade, em termos históricos e culturais.

Ficou alguma dúvida? Já sabe, deixa aqui nos comentários. Tem alguma dica pra acrescentar? Deixa aqui também!

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-sol-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR