Vale a pena conhecer a Isla Del Sol na Bolívia? Minhas impressões

templo-isla-del-sol.jpg

A Isla del Sol, como o próprio nome já diz, é uma bela ilha em meio ao Lago Titicaca - o lago mais alto do mundo e o segundo maior da América do Sul. É, sem dúvidas, um dos destinos principais para quem visita a Bolívia.

Na Isla del Sol você também vai conhecer muito da história e da cultura Inca, numa viagem no tempo. Se você tem interesse, vem comigo nesse post que eu te conto se vale mesmo a pena!

Leia também:

Visitando Copacabana e o famoso Lago Titicaca, o lago mais alto do mundo

divisoria-sol-ak.png

Lago Titicaca

O Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, a mais de 3.800 metros de altitude. Dá pra acreditar?

Ele faz fronteira entre Bolívia e Peru, mas dizem que seu lado mais bonito é o lado boliviano mesmo. Caso você queira conhecer o lado peruano, visite Puno e suas ilhas flutuantes. Você até pode ficar na casa de um nativo para conhecer o estilo de vida e alimentação do povo local.

Meu primo passou por essa experiência e amou. Eu não cheguei a conhecer Puno, portanto só posso falar sobre o lado boliviano. Uma pena, gostaria de conhecer os dois! Rs!

praia-isla-del-sol copy.jpg

Isla del Sol

A Isla del Sol é considerada um grande sítio arqueológico, onde podemos encontrar mais de 80 ruínas que datam de até 3.000 a.C. A ilha é dividida entre norte e sul e, normalmente, era indicado conhecer as duas regiões. Entretanto, devido a um conflito local entre os habitantes da ilha, a parte norte foi fechada para o turismo e só podemos agora visitar a parte sul.

Ela é considerada um santuário do Império Inca: foi lá que no passado se ergueu o enorme templo dedicado ao deus Sol, que teria nascido lá. Atualmente, a Isla del Sol é habitada por comunidades tradicionais de origem quéchua aimará. Estas culturas vivem basicamente da agricultura, da criação de animais – dentre eles as famosas lhamas – do artesanato e do turismo.

Você pode escolher dormir na ilha ou fazer um passeio bate e volta da cidade de Copacabana. Escolhi não dormir na ilha por conta do deslocamento com mala e tudo mais. Na minha opinião, um dia na ilha já é o suficiente para conhecer a beleza e a história do local.

como-chegar-isla-del-sol.jpg

A Trilha Inca

Fui no Inverno e mesmo assim o sol na Isla del Sol é forte. Não esqueça de levar protetor solar, chapéu e óculos escuros. Outra coisa que me ajudou ao longo da viagem pela Bolívia foi um saquinho de folhas de coca, que apesar do gosto e da dormência na boca, fazia diferença contra o mau estar causado pela altitude.

A trilha Inca cruza a Isla del Sol de Norte a Sul. O trajeto em volta da ilha é lindíssimo! O guia nos leva até a Mesa Cerimonial, Chinkana, Labirinto, e depois percorre a caminhada até o norte da ilha, em uma trilha espetacular.

o-que-fazer-na-isla-del-sol.jpg

A parte sul da ilha é uma graça e muito bem estruturada, mas de cara já deu para perceber que teríamos uma certa dificuldade por causa de algumas subidas e da altitude. O lago já está a quase 4000 m de altitude, e o pontos mais alto da ilha está mais ou menos 300 metros acima, ou seja, o esforço pouco não é.

Essa caminhada vale muito a pena e tem cerca de 8km. Mas lembrando que estará na altitude, o tempo de duração sempre é maior do que você imagina. Mas que ótimo, pois diante das subidas e descidas e do tempo de caminhada, já serve como uma bela atividade física para o dia. Lembre, portanto, de levar água e comida para o passeio, você vai precisar.

Se você não comer ao longo de todo esse trajeto, além de ficar fraco, acaba perdendo massa magra e acumulando gordura. É muito importante se alimentar bem nas trilhas e em lugares de altitude. Então, se prepare para não dar mole.

trilha-isla-del-sol.jpg
visual-lago-titicaca.jpg
divisoria-sol-ak.png

Isla de la Luna

A Isla de la Luna fica a cerca de 8 km da Isla del Sol e uma ilha sagrada para as culturas pré-hispânicas. Não tive tempo de visitar essa ilha - para ser sincera nem ouvi falar muito sobre ela. Se tivesse mais tempo na cidade com certeza iria conhecer, mas como não tive, acho que não perdi muita coisa.

Dicas extras

Cada povoado da Isla del Sol cobra uma “taxa de visita”. Muitas vezes os turistas não são informados dessas taxas, como foi o meu caso. Mas já estou te avisando aqui! Chegando na ilha, pode ter que desembolsar um pequeno “pedágio”.

Os locais informam que essas taxas são do governo, mas na Isla não há nenhuma presença governamental, então acredito que essas taxas sejam revertidas em benefícios para comunidade que carece de uma série de coisas, como verão.

incas-isla-del-sol.jpg
onde-se-hospedar-isla-del-sol.jpg
chegada-isla-del-sol.jpg
divisoria-sol-ak.png

Como chegar na Isla del Sol saindo de Copacabana

1 – Barco privativo

Há barcos que fazem Isla del Sol + Isla de La Luna no mesmo dia, mas não recomendo essa opção pois você não terá tempo de aproveitar nenhuma das duas direito. Se quiser conhecer a Isla de La Luna, sugiro acrescentar um dia no roteiro. De qualquer forma o barco privativo é bem mais caro do que o normal.

2 – Barco comum (só ida)

Diariamente, existem dois horários de barcos que saem de Copacabana em direção a Isla del Sol: 8:30h e 13h. Para quem vai pernoitar na ilha, eles vendem a passagem só de ida por 20 bolivianos. Eles te desembarcam no porto de sua preferência, no lado norte ou no lado sul. Para voltar, é preciso comprar a passagem no porto da ilha, por 25 bolivianos. Diariamente, há duas saídas para Copacabana, às 10:30h e às 16h.

3 – Bate e volta em Isla del Sol com guia

Você compra a passagem de ida e volta, e pode escolher o opcional de um guia, para conhecer ou o lado sul ou o lado norte da ilha. Essa opção é boa para quem pega a primeira saída do barco, de manhã. Para quem vai no barco das 13h, eu considero pouco tempo, já que o último barco de volta sai de Isla del Sol às 16h. Mesmo assim, muita gente que vinha no mesmo barco que nós, às 13h, escolheu essa opção de bate-e-volta. Para quem tem pouco tempo e não pode pernoitar na ilha, é uma opção a considerar. O custo da passagem ida-e-volta é de 35 bolivianos (sem guia).

ilha-do-sol-bolivia.jpg
o-que-levar-bolivia.jpg
viagem-para-bolivia.jpg

Minha sugestão é passar dois dias inteiros em Copacabana. No primeiro dia você conhece a pequena cidade de Copacabana e no dia seguinte você faz o tour bate-volta para a Isla del Sol.

Vale dizer que o barco não é dos mais confortáveis, mas pelo menos ele é fechado e nos protegeu do frio que estava fazendo.

lago-titicaca.jpg
lago-titicaca-porto.jpg

O que eu posso garantir é que a Isla del Sol vai ser um lugar único na sua viagem pela América do Sul. Acho que vale muito a pena se você vai passar por Bolívia e Peru, já que o Lago Titicaca está na divisa dos dois países.

Se você vai só a Bolívia, tente pesar o número de dias com o seu interesse pela história e cultura local. Caso seja de seu interesse, aí sim acho que vale a pena! Lembre-se que sempre vai rolar um perrengue até chegar lá. No meu caso, valeu a pena todo o perrengue, pois foi no mínimo, história pra contar.

Espia também:

Visitando Copacabana e o famoso Lago Titicaca, o lago mais alto do mundo

Conhecendo o incrível Salar de Uyuni na Bolívia

América do Sul: roteiro e dicas para visitar Chile, Peru e Bolívia no inverno

Qual o seu estilo de viagem? Gostou de saber mais sobre a Isla del Sol?

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-sol-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR