América do Sul: roteiro e dicas para visitar Chile, Peru e Bolívia no inverno

GUIA-VIAGEM-AMERICA-SUL.jpg

Já fazia um tempo que eu estava de olho na América do Sul, pois eu só conhecia Buenos Aires e sabia que estava perdendo muitos lugares interessantes e pertinho de casa! Assim que voltei da Ásia, encontrei uma amiga que também planejava fazer essa viagem e passamos cerca de um ano esperando por ela - e aproveitando para organizar roteiros, conversar com pessoas que já tinham ido, comprar passagens, etc.

divisoria-sol-ak.png

Roteiro

O tempo que tínhamos em função das férias no trabalho era de apenas 16 dias, o que nos permitiu dividir a viagem da seguinte forma:

Bolívia: 5 dias (Sucre, Uyuni, La Paz, Copacabana e Isla del Sol)

Chile: 4 dias (San Pedro do Atacama e arredores)

Peru: 7 dias (Arequipa, Cusco e arredores e Machu Picchu)

Claro que se pensarmos na quantidade de dias, foi muito pouco tempo em cada lugar, mas no final das contas, conseguimos fazer todos os passeios que planejamos e não achei que nos faltou tempo em nenhum dos lugares.

PANORAMICA-DESERTO-BOLIVIA.jpg
divisoria-sol-ak.png

Dicas

• Essa é uma viagem para desapegar de tudo. Se você não possui esse espírito, provavelmente não irá curtir!

• Aproveite para passar alguns minutos contemplando em paisagens que você encontrará pelo caminho como o salar de Uyuni, Macchu Picchu e o deserto do Atacama. Cada lugar é único e indescritível. Só indo para saber!

• Leve mais dinheiro em espécie do que você acha que irá precisar, pois a maioria dos lugares não aceita cartão, e quando o dinheiro acaba no meio do deserto você não consegue ter acesso a uma máquina ATM, certo?

• Separe, e compre, se preciso, botas resistentes e roupas térmicas. Se pretende ir durante o inverno, como eu fui, essa dica é essencial! Outros acessórios como luvas, gorros e sacos de dormir, você consegue encontrar por lá mesmo. 

• A única passagem que precisa comprar com antecedência é de Ollantaytambo para Águas Calientes se você pretende ir de trem (para ir à Machu Picchu), pois essa passagem é cara e se, na hora tiver esgotado, você fica sem ter como subir. Todas as outras passagens você consegue fechar localmente sem grandes problemas.

• Caso queira subir a montanha de Wayna Picchu, que fica dentro de Machu Picchu, também é necessário comprar o ingresso com cerca de 3 meses de antecedência, pois nesta são admitidos apenas 400 visitantes por dia. 

• Sempre fique de olho nas condições do transporte, comida e guias nos passeios de vocês, pois isso pode fazer toda a diferença. No Uyuni, por exemplo, procure recomendações de guias, pois alguns são completamente malucos! 

PANORAMICA-LAGUNA-BOLIVIA.jpg

À princípio, essas são as dicas para você começar a planejar sua viagem. Muita gente acaba incluindo outros países como Argentina e Colômbia, mas eu não tive tempo e acredito que só esses três países já permitem uma viagem inesquecível!

divisoria-sol-ak.png
SALAR-DE-UYUNI-ENTARDECER.jpg

Nos próximos posts falarei sobre cada lugar especificamente, mas podem mandar mensagens com as dúvidas de vocês aqui mesmo, ok? ;)

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-sol-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR