5 lugares imperdíveis em Sucre, a cidade branca e capital da Bolívia

como-chegar-em-sucre.jpg

Confesso que quando fechei minha viagem para a Bolívia, não fazia ideia do que esperar. Estava animada para conhecer o famoso Salar de Uyuni, mas cidades como Sucre estavam no roteiro como coadjuvantes. E por esse mesmo motivo a cidade, que é também capital constitucional da Bolívia, me surpreendeu!

Sucre foi fundada pelos espanhóis em 1538, manteve o ar colonial das ruas estreitas de pedra, casarões históricos e igrejas da época a 2.810 metros de altitude. Como a maioria das construções são branquinhas, ela ficou conhecida como a "cidade branca" da Bolívia. Não à toa, foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1991.

Se você quer conhecer a cidade, não deixe de visitar esses lugares imperdíveis que indico nesse post. Preste atenção na Cordilheira dos Andes ao fundo e viva momentos inesquecíveis como eu vivi em Sucre! Aliás, que pôr do sol… Vem conhecer essa cidade charmosa comigo!

Leia também: América do Sul: roteiro e dicas para visitar Chile, Peru e Bolívia no inverno

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Praça 25 de Mayo

É a praça principal da cidade, bem arborizada, onde estão as construções mais imponentes como o Palácio do Governo e a Catedral. É ao redor dela que estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Ali perto também estão escolas, mercados, lojas de câmbio, de tudo um pouco. A praça em si é toda arborizada e bem cuidada! Ela tem esse nome em comemoração ao primeiro grito de liberdade da América que aconteceu em 25 de Maio de 1809.

praca-25-maio.jpg
palacio-do-governo-sucre.jpg
arte-urbana-sucre.jpg
divisoria-folhas-verdes-ak.png

Casa de La Libertad

Esse é o primeiro monumento histórico do país com um acervo riquíssimo sobre diversas etapas da história boliviana. As peças da mostra estão muito bem preservadas e a visitação ainda inclui um guia que explica cada período minuciosamente.

O museu foi estabelecido em uma bela mansão colonial que também é um marco para importantes acontecimentos na Bolívia. Foi dentro de suas paredes, inclusive, que o país assinou sua independência, se proclamou a república e onde Simón Bolívar escreveu a primeira Constituição.

centrinho-sucre-bolivia.jpg
rua-principal-sucre.jpg
divisoria-folhas-verdes-ak.png

Oratório de São Felipe Néri

Mais um lugar para se ter uma vista privilegiada da cidade: o topo do Oratório de São Felipe Néri. Antes de ir, cheque certinho os horários de visita pois lá funciona uma escola só para meninas com horários mais restritos.

Mesmo assim vale super a pena subir no telhado e ver todo o centrinho de Sucre de cima. Você pode subir para tirar foto no telhado, perto do sino, e se der sorte vai até ouvir ele tocando. O local que também já foi um monastério, não é um lugar turístico tão disputado, então aproveite!

terraco-igreja-sucre.jpg
cidade-branca-sucre.jpg
america-do-sul-bolivia.jpg
mochilao-america-do-sul.jpg
divisoria-folhas-verdes-ak.png

Monastério de la Recoleta

Esse lugar foi muito falado pela minha amiga que pesquisou e montou todo o nosso roteiro na Bolívia. Estava com grandes expectativas pois muita gente falou bem do Monastério - se você pesquisar em blogs de viagem, ele sempre aparece entre as dicas de Sucre.

A casa foi fundada pelos franciscanos em 1.601, mas o mais legal é o mirante. Lá você pode tomar um café com vista panorâmica da cidade, é demais! Depois continue explorando os arredores, cheio de lojinhas legais e também minha próxima dica: o Hotel Casa Kopling.

sucre-monasterio-la-recoleta.jpg
o-que-fazer-bolivia.jpg
divisoria-folhas-verdes-ak.png

Hotel Casa Kolping

Encontramos esse hotel meio que sem querer, caminhando pelas ruelas próximas ao Monastério. Não é que lá encontramos a melhor vista da cidade? Fomos durante a baixa temporada e talvez por esse motivo não tivesse ninguém no hotel para nos receber, por isso fomos entrando.

Mesmo que tenha alguém na entrada, não acredito que você terá problemas pedindo para subir e ver a vista na varanda, é realmente linda! Foi o local mais bonito de Sucre, na minha opinião. Se você também curte conhecer hotéis descolados mesmo sem que se hospede neles, você vai amar essa quinta e última dica de lugar para visitar em Sucre. De preferência chegue no horário do pôr do sol, quando tudo fica mais bonito!

sucre-capital-bolivia.jpg
vista-sucre-bolivia.jpg

Minha conclusão é que às vezes, em viagens especiais, você descobre os cantinhos mais lindos sem querer! Eu acho isso mágico! Você também?

Se curtiu conhecer minha lista de 5 lugares imperdíveis na cidade, deixa sua mensagem aqui nos comentários! ;)

Espia também:

Visitando Copacabana e o famoso Lago Titicaca, o lago mais alto do mundo

Minha experiência atravessando do Salar de Uyuni para o Deserto do Atacama

Conhecendo o incrível Salar de Uyuni na Bolívia

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR