Pontões Capixabas: o ponto que está virando tendência no ES

Esse passeio foi como uma surpresa - e eu vou contar tudo nesse post! Leia até o final para acompanhar todos os detalhes! :)

Eu que nunca tinha ouvido falar no Pico dos Pontões fui surpreendida pelo meu tio que mora no Espírito Santo e me apontou o monumento durante uma ida ao nosso sítio. Acontece que, nesse dia, “os pontões” estavam bem embaçados por conta de uma nuvem que encobria o topo, além da falta de visibilidade pela distância em que estávamos do monumento. Não dei muita importância, apesar de ter achado o formato rochoso bem interessante.

Logo depois disso, surgiu a ideia de tirarmos um dia para chegar pertinho do monumento, durante um passeio em família, daqueles sem pretensão. Escolhemos uma segunda-feira que era feriado na região para explorar os arredores. Apesar de não termos conseguido agendar um guia para subir com a gente, decidimos encarar a estrada mesmo assim e ver no que dava!

Um pouco de história…

O Pico dos Pontões fica no distrito de Conceição do Muqui, em Mimoso do Sul. E Mimoso fica no sul do Espírito Santo, sendo o primeiro distrito após a divisa com o estado do Rio de Janeiro. Explicando melhor: Conceição do Muqui é uma região cafeeira no interior de Mimoso do Sul, um lugar de clima frio e agradável, repleto de montanhas rochosas.

O nome foi dado pela crença e fé na padroeira Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição, onde em 1868 foi construída a Igreja que se tornou um dos cartões postais da Região. Conceição é a região mais alta do município com o ponto culminante o Pico dos Pontões a 1938m de Altitude, sendo o terceiro ponto mais alto do estado do Espírito Santo. Ele pode ser avistado de outros municípios da região como Alegre, Muqui, Guaçuí…

Os imigrantes europeus começaram a se instalar na região, principalmente italianos que buscavam um clima frio e terra fértil. Ali estavam as montanhas da “Terra Fria”. E com a chegada desses primeiros colonos em torno de 1890, esse pico acabou se tornando o principal ponto de referência da região, ganhando por parte desses pioneiros, o apelido carinhoso de Dedo de Deus.

Para chegar ao cume da montanha menor basta realizar uma caminhada de dificuldade média, com o uso auxiliar de cordas nos trechos finais ao topo. Dizem que é uma caminhada ótima para a contemplação da natureza. Além da história, o local tem sido atrativo para a pratica de aventuras radicais pela trilha de motocross, voos de parapentes, escaladores e wingsuit que ganhou destaque nacional com o atleta Fernando Brito em 2016.

A região também é rica em águas cristalinas e pedras preciosas como Quartzos e Águas Marinhas. Ao longo do caminho de Mimoso do Sul até Conceição, você consegue avistar rios e passa por diversas pontes que parecem sair de um filme.

O primeiro ponto em que paramos foi um mirante, que em determinados dias funciona como uma chopperia, servindo bebidas e petiscos. Como fomos num dia de feriado, o estabelecimento estava fechado, mas conseguimos parar e admirar a paisagem dali. Tiramos muitas fotos lindas, conseguimos visualizar o cenário panorâmico e só então partimos para o outro lado, mais perto do Pico.

 
 

Como chegar

Para chegar nesse monumento natural que está virando tendência no Espírito Santo - anota aí que a região deve crescer nos próximos anos, assim como aconteceu com Pedra Azul - basta seguir pela ES-391 em direção ao distrito de Conceição do Muqui e seguir pela estrada de terra até próximo aos Pontões.

Passamos por Santo Antônio do Muqui (distrito localizado a 18 km em estrada asfaltada), seguindo até Conceição de Muqui e pegando o último trecho de estrada de terra batida até Alto Pontões pela ES-393 em cerca de 20km, ou uma hora e meia de Mimoso do Sul, dirigindo bem devagar.

Fomos de caminhonete, porém até determinado ponto, você consegue chegar com qualquer carro. Depois dali, só mesmo de 4x4, inclusive vi relatos de pessoas que sobem e descem as próprias pedras de carro 4x4 - radical demais pra gente!

A estrada é bem estreita e precisa de bastante atenção, até porque há vários trechos onde só passa 1 carro por vez. Inclusive para manobrar é complicado… melhor que seja alguém bom de roda no volante.

A subida ao topo da pedra é realizado com auxilio de guias, moradores da região, que recebem os turistas e visitantes que queiram se aventuram na trilha. Para conhecer o local é preciso agendar. Um dos estabelecimentos que oferece esse tipo de serviço, além de almoço e hospedagem, é o Recanto Águas Claras.

Recanto Águas Claras

O Recanto Águas Claras é uma propriedade familiar, bem próxima à subida para os pontões em si. Chegamos bem próximo do estabelecimento e estacionamos o carro na propriedade do Ademar, super simpático. Todos nos recepcionaram muito bem.

O Recanto estava aberto para visitas, porém não puderam nos oferecer um almoço, como costumam fazer com quem visita, porque não agendamos nossa ida. Há pouco tempo, eles também abriram vagas para hospedagem com café da manhã, no meio desse verde todo. Imagina acordar num lugar desse?

Eles também possuem uma piscina bem legal e um parquinho para crianças. Não é fácil chegar lá, mas eles possuem uma estrutura bem legal - talvez a melhor delas - na região. Um ponto alto para quem gosta de tirar foto é que eles montaram um balanço floral que fica lindo em dias de Sol. Espia só!

Mais uma coisa que me deixou encantada na propriedade foi o mini campo de lavandas! Eu nunca tinha visto um assim de perto! Tudo bem que é bem pequeno, mas eu me abaixei e consegui fazer umas fotos bem legais, o que acharam?

Acabou que minha blusa até combinou, pois é na mesma cor lavanda… E a paisagem ao fundo? De tirar o fôlego…

Tivemos uma experiência muito gratificante em família nessa região. Por mais que a gente não tenha conseguido escalar a pedra em si - será que teríamos coragem? - pelo menos ficamos satisfeitos em conhecer a região, que hoje em dia abriga até um festival no mês de Junho, e que aos poucos vem crescendo.

É bem legal apreciar a grandiosidade desse conjunto de pedras, e pensar que equipes de TV e saltadores de Base Jump e Wing Suit já fizeram lindas filmagens por lá, inclusive passando entre a fenda. Tem alguns vídeos no YouTube que mostram o Pico dos Pontões e vão te deixar com muita vontade de conhecer também!

Se esse pico fosse em qualquer lugar do mundo, ele seria um super ponto turístico, onde a população local estaria ganhando dinheiro com turismo e a região como um todo estaria se beneficiando do crescimento econômico. Essa é a minha opinião, e você, o que acha?

Me conta nos comentários! ;)

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR