Vida no campo: meu mini intercâmbio no interior do ES

Se você, assim como eu, nasceu e cresceu em cidade grande, pode ser que nunca tenha tido contato com a vida no campo. No meu caso, até tive bastante contato com esse estilo de vida por ter família no interior - e também por conta de todas as viagens que já realizei.

Mas a verdade é que eu sabia e ainda sei muito pouco sobre essa realidade de muito trabalho, plantações enormes, distância dos grandes centros e proximidade com os animais e com a natureza. Nesse post eu vou contar um pouco mais sobre a minha experiência nos últimos dias visitando o campo. Mais precisamente, no interior do sul do Espírito Santo.

Leia também:

Pontões Capixabas: o ponto que está virando tendência no ES

Como cada vez mais sou uma admiradora da natureza, não posso deixar de destacar o meu amor por novas paisagens, muito verde, flores coloridas, frutas deliciosas, e por aí vai. Será que as pessoas que vivem no campo se acostumam algum dia com a beleza dessas coisas?

Enfim, depois de alguns dias visitando sítios como o da minha família e outros lugares com paisagens de tirar o fôlego como os Pontões Capixabas, o meu amor pela natureza só cresce. Mas nessa viagem, minhas expectativas foram superadas.

A começar pelo passeio na caçamba da caminhonete. Fico imaginando como deve ser legal ser criança e poder viver esses momentos, já que eu, que já passei dos 30, curti tanto.

Um outro ponto super interessante é observar como as pessoas vivem nesses lugares, de uma forma tão simples, mas tão cheia de amor. Mesmo sem luxo nenhum, são normalmente, pessoas super espiritualizadas e felizes com seus trabalhos. Quase não reclamam e ainda possuem o que muitos ignoram: a gratidão interna.

Conversando com eles, podemos perceber que, apesar de muitas vezes levarem uma vida difícil, sem férias e sem viagens, conseguem estar sempre tranquilos e cheios de histórias. Não lhes falta dignidade. Possuem uma vida bonita, honesta e familiar.

O contraste com a vida nas cidades grandes é nítido. As pessoas aqui são bem mais materialistas, apegadas a luxos e falta exatamente a honestidade, a família e a espiritualidade.

Quem mora em São Paulo ou Rio, já compra tudo pronto na prateleira do supermercado. Ou em um clique pela internet. A verdade é que na maioria das vezes a gente não tem nem interesse em saber como é feita a produção dos alimentos que consumimos no dia a dia.

Nessa viagem pude ver de pertinho o processo de colheita do café, do feijão, da tangerina - ou mexerica, ou bergamota, dependendo de onde for, avistei máquinas e tratores que eu nunca imaginava que existiam, entendi que o gado tem necessidade de consumir cloreto de sódio e por isso os bois param em estações para lamber sal nas fazendas.

Aprendi o que é um eucalipto e como ele pode ajudar na criação de cercas, aprendi que a jabuticaba é uma fruta que só existe no Brasil e ainda, que o grão de feijão cai da vagem quando a gente bate nela. De tudo que aprendi em poucos dias, o mais importante foi que quem mora na cidade grande tem muito o que aprender.

Gostaram?

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR