Minha rotina alimentar na praia | verão 2020

suco-frutas-vermelhas.jpg

Eu sei que quando falo "rotina na praia” parece que moro num lugar muito distante. Na verdade moro no Rio de Janeiro, bem perto da praia, mas sinto que não vivo a praia no meu dia a dia no Rio, sabe?

Por isso gosto de viajar para a praia, ou seja, um lugar onde eu possa frequentar a praia todos os dias, estar sempre bronzeada, fazer exercícios ao ar livre, e claro, me alimentar bem.

Nesse post de hoje vou compartilhar com vocês um pouco sobre a alimentação que eu levo aqui no Balneário de Iriri, no Espírito Santo. Espero que inspire você durante esse verão!

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Meus Favoritos

Frutas

Não tenho como começar com outro alimento, senão frutas. O verão dá match com as frutas e por isso é o que eu mais amo comer durante essa estação. Pena que não dá para se alimentar apenas de frutas, mas tento fazer uma rotina na qual eu coma pelo menos 3 frutas por dia, de preferência diferentes. Uma pela manhã, outra pela tarde e outra à noite.

mercado-verao.jpg
pitaya-fruta-verao.jpg

Mingau de Aveia Gelado ou Overnight Oats

Eu amo comidas geladas, e o mingau de aveia cumpre um papel muito legal de café da manhã prático. Durante esses dias fiz dois sabores diferentes: maçã com canela e banana com pasta de amendoim. Importante destacar aqui que eu quase nunca adiciono leite no meu mingau, e quando adiciono, é um leite vegetal, mais leve para o organismo.

mingau-de-aveia.jpg

Frutos

O coco e o milho verde são exemplos de frutos da natureza, que algumas vezes chamamos de frutas, mas que com toda a certeza fazem toda a diferença no nosso verão. Você já passou algum verão no Brasil sem beber água de coco? Eu nunca! Tento adicionar um desses dois a cada dia. O ideal para mim é tomar água de coco todos os dias!

milho-verde-na-praia.jpg
agua-de-coco-praia.jpg

Açaí

Pois bem, decidi colocar o açaí num tópico separado pela sua especificidade. O açaí é um ótimo alimento apesar de calórico. Desde cedo ouvi que "o açaí possui calorias boas!" e me prendi a isso. Embora seria o máximo tomar o açaí todos os dias, eu tento tomar entre 2 e 3 vezes por semana.

acai-iriri-espirito-santo.jpg
acai-rotina-alimentar-verao.jpg

Tapioca

Ahhh como eu amo tapioca. No fim da tarde, nada como a praticidade de preparar uma tapioca com algum recheio fresco. Tento sempre misturá-la à algum tipo de farinha como de aveia, de linhaça dourada ou de beterraba. Às vezes troco a tapioca pela crepioca adicionando um ovo à receita. No geral, como tapioca cerca de 5 vezes por semana durante o verão.

Chá

Eu amo chá, mas tem que ser gelado! Os meus favoritos são: hibisco, chá verde com gengibre (e limão), chá verde normal e chá de camomila antes de dormir. Importante que não tenham açúcar, então Iced Tea e Mate daqueles industrializados pra mim não serve. Inclusive dei uma abandonada no mate da praia também e agora só bebo água de coco. Rs!

cha-de-hibisco-praia.jpg

Almoço

Para o almoço, tento comer uma boa refeição, porém leve. Eu sou a favor do carboidrato, até porque durante o verão gastamos muita energia com exercícios e transpiração. Alguns dias eu acabo comendo alguma fritura como peroá na praia ou aipim frito ou pastel. Mas no geral meu almoço fica bem regrado entre Arroz Sete Grãos/Quinoa/Cuscus Marroquino com frango e salada.

O Peixe Frito com farofinha e a moqueca capixaba são clássicos no Espírito Santo. Portanto uma refeição por semana é dedicada a um desses dois pratos. Lembrando que a moqueca capixaba é diferente da moqueca baiana, que não leva azeite de dendê, e acho bem mais leve.

moqueca-capixaba-gilson.jpg
peixe-frito-solar-da-praia.jpg

Jantar

Tenho que confessar para vocês que a noite é o período do dia que tenho mais fome. Por isso é um [problema não jantar. Sabe aquela coisa de comer um sanduíche? Pra mim não rola!

Eu amo comer Massa/risoto de jantar, mas tento não fazer isso todos os dias, revezando com um prato de arroz com salada ou carne com legumes. Sopa no verão não dá. Gosto de comida na temperatura mais fria. E você?

risotto-solar-da-praia.jpg
massa-ravioli-tomate.jpg

Uma vez por semana acabo fazendo um Dia do lixo, e meu jantar acaba sendo um hamburguer com batatas fritas ou uma pizza de marguerita (basicamente o único sabor que como). Não me sinto nada culpada em ter esse prazer no jantar esporadicamente. Mas quando passo a semana jantando coisas do tipo em mais de 2 ou 3 vezes na mesma semana, já começo a ficar desconfortável.

Resumindo, não tenho uma alimentação muito regrada, mas tento sempre equilibrar os alimentos e quantidades para que meu corpo respomda de forma positiva.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Exemplo de alimentação em 1 dia


Vou deixar aqui então o exemplo de um dia de refeição na praia:

Café da manhã

1 banana amassada com aveia ou granola
200 ml de chá ou café

Lanche 1

3 torradas de arroz integral com pasta de amendoim
200 ml de Água de coco

Almoço

Peixe, arroz, farofinha
200 ml de água

Não costumo beber nada além de água em refeições como almoço e jantar. Em ocasiões especiais bebo vinho ou suco de uva integral.

Lanche 2

1 milho verde + 2 kiwis ou 300ml de açaí com granola e fruta (morango/banana)

Jantar

Massa com molho de tomate e manjericão
200 ml de água

Ceia

200 ml de chá de hibisco
1 maçã ou 1 manga

Lembrando que não sou nutricionista, e essa alimentação é exlusiva para o período de verão/férias onde estou fora da minha realidade e portanto preciso ser prática.

E você, como é sua rotina alimentar na praia?

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR