Clube do Livro 2022: Introdução à Espiritualidade

SEJA BEM-VINDO À PRIMEIRA TURMA DO MEU CLUBE DO LIVRO DE AUTOCONHECIMENTO!

Estou prestes a realizar um grande sonho que é esse clube de leitura. Há pelo menos 3 anos venho querendo colocar em prática esse projeto e agora consegui me organizar para isso.

O tema desse ano será ‘Introdução à espiritualidade’.

Sabemos que quem está bem espiritualmente respeita todas as religiões sem impor sua visão de mundo e, embora esse clube não seja sobre uma religião específica, vamos falar de algumas delas ampliando o conceito de espiritualidade que conhecemos hoje na visão ocidental.

O QUE É O CLUBE?

Antes de tudo, uma homenagem ao meu avô, que era um apaixonado por leituras, especialmente sobre bem estar e espiritualidade. Em sua biblioteca encontrei inúmeros livros sobre astrologia, yoga, chackras, taoísmo, dicionário sânscrito, medicina oriental, meditação, massoterapia, entre outros assuntos similares. São leituras muito profundas nas quais ainda não consegui me aventurar por completo.

Resolvi, então, criar um clube de nível iniciante onde vocês se unem a mim para lermos juntas sobre temas como espiritualidade, meditação, filosofia, atenção plena, mentalidade…

E como vai funcionar? Você precisa comprar os livros (ou pegar emprestado de alguém) e um caderno, que será o seu caderno do autoconhecimento, onde você vai anotar todos os insights que terá ao longo do ano.

A maior parte dos livros tem preços super bons, uma média de R$20/R$25, e você pode comprá-los mês a mês conforme o andamento das leituras. Se você não tiver como ler os livros, pode usar as aulas para estudar, porém não terá o melhor aproveitamento. Por isso indico ler os livros, mas vai de cada um saber o que é melhor para si...

Se você já leu algum deles, isso é ótimo porque você vai ter a chance de reler e captar melhor alguns conceitos descritos, ou simplesmente assistir a aula diretamente sem precisar necessariamente refazer a leitura. Fica a seu critério, mas aconselho que faça todos os exercícios práticos para assimilar os ensinamentos.

O clube consiste em:

• leitura individual com sugestão de divisão

• 01 aula sobre o livro

• aulas práticas semanais sobre os exercícios que alguns dos livros propõem

• perguntas para refletir e responder em seu caderno

Também vou indicar leituras complementares, porém essas serão opcionais.

No clube vamos conhecer diversos monges, líderes, mestres e gurus espirituais sem entrar a fundo nas suas vidas pessoais. Vamos ficar focadas nos ensinamentos que eles trouxeram. Só para citar alguns: Deepak Chopra, Osho, Dalai Lama, Eckhart Tolle, Mahatma Gandhi; os brasileiros Sri Prem Baba e Monja Coen; e outros mais antigos e iluminados como Buda e Jesus - já que seus ensinamentos estão presentes em diversos livros do clube.

Escolhi a vertente oriental como foco, pois nós já conhecemos a visão ocidental por termos mais contato com ela. Além disso, os ensinamentos orientais vão além de religioso. São tratados como estilo de vida, incluindo até mesmo a medicina oriental como forma de autoconhecimento e autocura. Eu, particularmente, sou encantada pela Ásia e acredito que os ensinamentos vindos daquela parte do mundo devem ser estimulados por aqui também. Por isso a minha vontade!

Mas Amanda, o que você chama de espiritualidade?

Espiritualidade vem de uma palavra do Latim muito interessante: spiritus, que também quer dizer “sopro”. Portanto, espírito é o sopro divino que existe em cada um de nós, é a essência da nossa alma. A espiritualidade é a conexão do humano com o Divino.

Além disso, a espiritualidade segundo Hélio Penna Guimarães pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.

Alguns autores, porém, defendem a existência de uma espiritualidade inclusive em meio ao ateísmo. André Comte-Sponville fala de uma "espiritualidade sem Deus" no sentido de uma abertura para o ilimitado, um reconhecimento de sermos seres relativos, mas abertos para o absoluto. Seria o reconhecimento da dimensão misteriosa e ilimitada da existência, que não precisaria passar por alguma explicação religiosa; uma experiência que vai além do intelecto.

Atualmente, a espiritualidade tem sido bastante estudada no que se refere às suas relações com a saúde humana.

E o que seria o autoconhecimento?

O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.

O autoconhecimento pode ser obtido de forma natural através da experiência de vida e do hábito de se auto-indagar. Refletir bastante sobre escolhas e motivações e tentar fazer coisas novas são recursos valiosos para autoconhecimento, porém, algumas pessoas costumam utilizar algumas ferramentas como uma forma de ajudar esse processo, como estudos filosóficos, meditação, psicologia cognitiva, psicologia comportamental etc.

Apesar de muito populares, essas ferramentas não são a única forma e tampouco as mais eficazes para se autoconhecer, cada pessoa deverá adotar a estratégia para si. Minha missão é ajudar as pessoas a se encontrarem com a sua essência, se tornando pessoas mais conscientes, vivendo melhor e com mais alegria, apenas passando ensinamentos de mestres adiante.

PARA QUEM É O CLUBE?

Primeiro, para quem está em busca de se conhecer e de se abrir para um novo universo. Em segundo, para quem está em busca de um despertar espiritual. O que a gente chama de despertar é quando a pessoa começa um processo de mudança interno e acaba compreendendo que vivemos numa matrix, que nem sempre o que ouvimos é verdade, e ainda, que nós mesmos criamos a nossa realidade. Porém, cada um tem o seu tempo do despertar, e muitas pessoas não terão seus despertares aqui nesse plano.

Vamos falar disso ao longo do ano, porém se você acha que essa é a sua hora de começar a se conhecer e buscar uma nova forma de ver a vida, com sentido, consciência e vivendo o agora, esse clube é para você.

Espero que ao longo desse ano você encontre sua merecida realização pessoal e espiritual.

Lembrando que “autoconhecimento e espiritualidade“ não é sobre ser um monge, ser vegetariano, vegano e viver zen 100% do tempo. É sobre se conhecer e saber identificar os sentimentos bons e ruins e aprender a controlar a mente transformando energias negativas em energias positivas para seguir em frente com mais clareza e bem estar.

Ou seja, é pra qualquer um que precise compreender como lidar com a vida em seu cotidiano, no dia a dia, respeitando quem você mesmo é como indivíduo e como parte da sociedade.

Por fim, não é sobre não ter problemas mas sobre solucionar problemas da melhor forma.

No próximo post vou revelar o primeiro livro, do mês de Janeiro! ESPERO VOCÊS COMIGO NESSA!

Beijocas,
mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR