Como fazer suas resoluções de ano novo se tornarem hábitos

ano-novo-rj.jpg

UHUL, hoje é o primeiro dia de 2020! E assim como em todos os anos, tiro o dia primeiro de Janeiro para dar uma caminhada e começar o ano me sentindo bem plena, sabe?

Caminhar ao ar livre faz com que eu me sinta saudável, coloque os pensamentos no lugar e respire um ar puro e novo - colocando para dentro novos ares e expirando o que já não me pertence mais. Nesse post vou contar o que essa caminhada me rendeu!

resolucoes-ano-novo.jpg
divisoria-folhas-verdes-ak.png

Lagoa, sempre



Escolhi andar na Lagoa Rodrigo de Freitas, que é um ponto super prático para mim. Além disso, cada vez que caminho por lá consigo perceber alguma coisa diferente, então acabo não caindo na mesmice e exercitando a criatividade com aquele olhar de criança, quando a gente olha para as coisas como se fosse a primeira vez.

Eu já sabia que na Lagoa existia um banco com mosaicos inspirado na arte de Gaudí, mas nunca tinha parado para olhar os detalhes, fotografar naquele ângulo, muito menos buscar as informações sobre quando e por quê o banco surgiu ali. Essa foi a oportunidade perfeita!

introduzindo-um-novo-habito.jpg

O “Banco Panorâmico Gaudí” foi inaugurado em Fevereiro de 2014 durante a prefeitura de Eduardo Paes com o reitor da Universidade Santa Úrsula Lácio César Gomes da Silva e o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo João Carlos Laufer com supervisão e coordenação artística de Moema Branquinho.

banco-panoramico-gaudi.jpg
gaudi-lagoa-rj.jpg
gaudi-lagoa-rodrigo-de-freitas.jpg
detalhe-banco-gaudi-lagoa.jpg

O projeto ficou muito legal, pena que agora em 2020 já está tão degradado. De qualquer forma, achei que foi um spot muito legal para fazer novas fotos para o blog e inspirar vocês a conhecerem esse pedacinho da Lagoa.

É claro que aproveitei também para pensar e listar minhas resoluções de ano novo, já que não tinha conseguido parar para fazer isso ainda - o final de 2019 foi aquela loucura!

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Resoluções para 2020


Enquanto estava bebendo uma água de coco bem gelada, consegui refletir bastante sobre alguns itens que quero implementar neste ano. Mas para isso tive que deixar muitos outros desejos de fora.

agua-de-coco-para-renovar.jpg

No geral, foi um bom exercício de prioridades. Assim, algumas das minhas resoluções de ano novo são:

  • aprender uma língua nova: italiano

  • salvar 20% de tudo que ganho para investir - estudar finanças e investimento

  • delimitar minhas regras com clientes usando welcome packet e contrato

  • reduzir ao máximo o uso de plástico no meu dia a dia

  • praticar yoga e meditar diariamente

  • começar o dia escrevendo as intenções do dia

  • terminar o dia escrevendo as gratidões do dia

  • cuidar da pele com facial roller e máscaras faciais

  • ter momentos de hobbie fazendo arte em aquarela

  • comprar alimentos naturais e orgânicos

  • preparar minha alimentação no dia a dia

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Introduzindo novos hábitos


Pois bem, de acordo com o livro que estou lendo, apesar de diferentes, todas essas coisas guardam uma semelhança importante, que as torna difíceis de serem realizadas: envolvem mudanças na rotina - uma das coisas mais difíceis que existem!

E embora a força de vontade realmente ajude a mudar comportamentos, conforme o tempo vai passando e vamos desmotivando, nós voltamos automaticamente à velha rotina de antes. Por isso não adianta ignorar esse fato e dizer que vai começar do zero como se isso fosse a solução. Temos que pensar além!

agua-de-coco-lagoa-rj.jpg

O ideal é que a gente comece substituindo rotinas indesejadas por essas novas resoluções. Então, por exemplo, ao invés de colocar que eu quero acordar mais cedo todos os dias para uma prática de rotina na parte da manhã, eu tenho que abrir mão de ir dormir tarde todos os dias.

Um outro exemplo é: eu saio para jantar fora de 3 a 4 vezes por semana. Se eu quero começar a comprar e preparar meus alimentos, eu preciso reduzir esse tempo comendo fora para dar espaço para o tempo de cozinhar meu jantar, e quem sabe consigo cozinhar o almoço também dentro dessa quantidade de horas que costumo estar fora?

lagoa-rodrigo-freitas-janeiro-2020.jpg

Se você quer se livrar de uma certa rotina, precisa criar outra para substituí-la. Para que isso funcione, é preciso que não só os estímulos, mas também as recompensas associadas ao comportamento que você quer abandonar sejam relativamente parecidos. Exemplo: o prazer na hora de comer.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Algumas ações que podem te ajudar


• Identifique quais são os estímulos que induzem você a não cumprir uma resolução?

• Crie um plano para evitar esses estímulos e focar nas resoluções (substituindo uma rotina por outra). Quebre os objetivos e planeje suas ações em meses e semanas para que não sejam planos para o ano e você acabe deixando para cumprir tudo no final.

• Seja constante: você vai ter que repetir a nova rotina à exaustão!

• Se esforce para começar as coisas. Simples assim. O problema de muita gente está em começar, depois a coisa deslancha.

caminhada-lagoa-rodrigo-de-freitas.jpg

Perceber que estamos caminhando em direção a um grande objetivo é inspirador e confortante, enquanto a ansiedade da procrastinação pode ser desesperadora e nos prender em um ciclo de ansiedade e falta de ação.

Vamos ter um ano produtivo juntas?

Deixe aqui nos comentários as suas impressões sobre o assunto. Você acha que isso tudo faz sentido?

Beijocas,
Mandzy.

*Referências ao livro “Seja Mais Produtivo Agora”, de Ana Pado.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR