Tudo sobre meu intercâmbio na Califórnia aos 17 anos

intercambio-na-california.jpg

No post de hoje vou contar 5 coisas que levei em consideração antes de fazer o meu primeiro intercâmbio no exterior: como surgiu a ideia, como escolhi o destino, o tipo de acomodação, o curso e a empresa de intercâmbio que me levou pra San Diego por 2 meses em janeiro e fevereiro de 2008 - nossa, já faz mais de 10 anos!

Se você pensa em fazer um intercâmbio para estudar no exterior, não deixe de ler essas dicas até o final para não cair em furada, hein?

divisoria-amor-ak.png

Como surgiu a ideia do intercâmbio

Fui muito influenciada por três primos mais velhos que já tinham feito intercâmbio no exterior: dois nos Estados Unidos e um na Nova Zelândia. Como eu não tive interesse em fazer festa de 15 anos, porque achava super brega na época, e também não quis ir pra Disney porque tinha outros sonhos, foi fácil para meus pais embarcarem na minha ideia de estudar inglês na califórnia - afinal, seria bom para o meu futuro, certo?

Eu tinha acabado de me formar no Ibeu (Instituto Brasil - Estados Unidos) aqui no Brasil, mas sentia falta de aprender na prática o inglês com pessoas de língua nativa. Nesse momento eu já tinha viajado para os Estados Unidos mas era muito pequena e não tive a oportunidade de me comunicar!

voo-american-airlines.jpg
divisoria-amor-ak.png

Como escolhi o destino ideal

Lembra que eu falei que tinha outros sonhos, além de fazer festa e ir à Disney? Pois é, o meu maior sonho na época era conhecer a Califórnia, super influenciada por series como The O.C, The Hills e Laguna Beach.

Além disso, o estilo de vida californiano, com as praias, surf, pôr do sol, era tudo que eu precisava nas férias - como se não tivesse nada disso aqui né? Rs!

Fechei então o destino: San Diego! Primeiro por ser uma cidade mais tranquila do que Los Angeles e San Francisco e ainda assim ser uma cidade grande com várias coisas pra explorar. Segundo porque eu já sabia que pra lá iam muitos brasileiros, então na minha primeira experiência sozinha fora do brasil eu não ficaria desamparada - acho que isso foi confortante para meus pais também!

lifeguard-san-diego.jpg
divisoria-amor-ak.png

Como escolhi o tipo de acomodação

Depois de muito pensar, decidi ficar em casa de família americana. As outras opções eram ficar em dormitório sugerido pela escola ou arrumar lugar por conta própria. Mas achamos que seria uma experiência mais enriquecedora pra minha idade viver com uma família que falasse inglês, entender os costumes locais, fazer refeições com eles e tudo mais.

E realmente foi a melhor escolha! Aprendi muito sobre a cultura americana nessa família, que tinha duas filhas fofas e um cachorrinho lindo. A casa contava com piscina, vários quartos, era maravilhosa! Além disso, outras meninas estavam na mesma posição que eu: uma japonesa e duas coreanas estavam lá estudando inglês, então pude ainda trocar muito sobre a cultura delas.

intercambio-ingles-california.jpg

Uma grande surpresa foi que no final da minha estadia, a família levou todas nós para a Disneyland, o parque da Disney na Califórnia. Bem menor que a Disney da Florida, mas bem legal também!

Sem contar que a nossa casa era sensacional: tinha piscina, jacuzzi, vários quartos, uma cozinha bem ampla e ficavaao lado de outras casas maravilhosas. A parte ruim é que ficava bem longe do centro, mas isso faz parte…

intercambio-casa-familia.jpg
divisoria-amor-ak.png

Como escolhi o curso

Para ser sincera, achei que todas as opções de escolas eram muito parecidas -nenhuma tinha um grande diferencial que me fizesse brilhar os olhos, sabe? Então junto com a agência acabamos escolhendo aquela com a melhor localização e custo benefício: a Embassy CES.

embassy-ces-san-diego.jpg

No primeiro dia de aula, fiz uma prova niveladora que me jogou para o nível avançado. Estudei lá por algumas semanas com uma turma cheia de brasileiros e fiz muitas amizades, inclusive viajamos juntos por lá: Los angeles, Las vegas e Grand Canyon foram alguns destinos.

A própria escola organizava as viagens nos finais de semana. Tínhamos livros, dever de casa e provas como em todas as escolas, mas era bem fácil de acompanhar porque as aulas eram no período da manhã e eu tinha a tarde inteira livre para estudar, passear e etc.

Algumas pessoas mais velhas estavam fazendo também aulas de inglês para negócios na parte da tarde, então ficavam o dia inteiro tendo aulas. Eu ainda não estava no momento de falar de negócios, mas mais tarde acabei fazendo esse curso na Austrália - mas isso fica para um outro post!

curso-ingles-san-diego.jpg
divisoria-amor-ak.png

Como escolhi a agência

Aqui no Rio de Janeiro tínhamos várias opções de agências de intercâmbio, uma do lado da outra em galerias de ipanema. Fui com a minha mãe em várias delas, buscando a melhor oferta e fechamos com a STB (Student Travel Bureau).

Acredito que essa escolha vá de cada um, de acordo com o que você busca: preço, qualidade, custo-benefício, etc.

Fiquei bem satisfeita com a minha opção, mas também não tive problemas do tipo querer mudar de acomodação etc, então não sei como seria o atendimento deles nesse sentido. Tive muita sorte de ter caído numa ótima família e o suporte deles aqui no brasil deixou tudo alinhado para que eu não tivesse problemas, então não tenho nada a reclamar mesmo!

divisoria-amor-ak.png

Minha conclusão

Vivi um sonho com essa experiência! Apesar de não ter sido uma mega experiência transformadora para a sociedade, ela foi bem transformadora pra mim. Pensa numa filha única, que cresceu em apartamento, sempre estudou no mesmo bairro e tudo mais, ir sozinha para um intercâmbio?

Tenho muito orgulho de ter tido essa coragem e grata pelos meus pais terem me dado esse presente e bancado esse sonho. Mal sabiam eles que depois dessa viagem eu iria viajar todos os anos seguintes, para os destinos mais variados. Posso dizer que essa viagem fez o bichinho explorador me morder e sem dúvidas me levou a ser quem eu sou hoje!

estilo-de-vida-californiano.jpg

Se você tem vontade de estudar inglês no exterior, minha dica é: pesquisa muito, se joga, se for o caso junta dinheiro que eu tenho certeza que será uma experiência transformadora para você também!

Quando retornei dessa viagem mais madura do que fui, estava pronta para decidir o caminho profissional que iria seguir, me inscrever nas provas de vestibular e estudar muito para passar para a faculdade e poder ter a vida que eu sempre quis!

praia-san-diego-california.jpg

Em outros posts eu conto um pouco mais dessa trajetória da faculdade até o mercado de trabalho e onde cheguei hoje como empreendedora digital. Se você gostou ou tem alguma sugestão ou dúvida, já sabe! Deixa aqui nos comentários que eu respondo!

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR