8 dicas para visitar a Acrópole sem cair em furadas

ACROPOLIS-ATENAS-PARTENON.jpg

Então você está com uma super viagem para a Grécia programada, não está aguentando de ansiedade e é claro, vai passar pela cidade mais importante do país! Você já ouviu falar na Acrópole, no Partenon… pode até ter lido diversas dicas em blogs e revistas sobre a história da Grécia, certo?

Mas será que alguém te deu dicas específicas para a sua visita a Acrópole? Algo como os DO's AND DONT's do sítio histórico? Hmmm talvez não! Bem, foi exatamente com esse intuito que eu resolvi escrever esse post. Vem ler que eu quero te salvar de furadas!

ak-separador-de-post-1.png


Sobre a Acrópole

acropole-de-atenas.JPG


A Acrópole é o ponto turístico mais importante - aquele cartão postal de Atenas - que significa “cidade alta”. Fica a 150m acima do nível do mar e abriga os principais templos e teatros construídos a partir do século V a.C. É lá que está o templo mais importante de Atenas, o Partenon, na parte mais alta, e consequentemente mais próxima do céu.

Eu amava as aulas de história na escola. História sempre foi a minha matéria favorita, e viajar nos permite voltar para a escola ao mesmo tempo em que estamos aprendendo muito mais no local em que as situações aconteceram. Minha sugestão é que você tente ler um pouco sobre a mitologia grega antes de fazer essa viagem!

Outro fato importante é que Acrópole de Atenas foi saqueada e destruída por anos. Alguns dos monumentos foram e vem sendo reconstruídos. A área da Acrópole é enorme, então tem muita coisa pra ver… se prepare para andar por alguns quilômetros e subir muitas escadas.

Leia também:

ATENAS: SUPER GUIA DE VIAGEM

MYKONOS: SUPER GUIA DE VIAGEM

ak-separador-de-post-1.png

Dica 1: Chegue cedo

sinalizacao-acropole-atenas.JPG

Recomendo fortemente que você chegue cedo, entre 7h e 8h da manhã, caso não tenha comprado o ingresso online. Eu mesma cheguei às 8h e já tinha uma pequena fila na entrada do local. Mesmo assim consegui entrar tranquilamente e ver algumas partes da Acrópole antes de começar a lotar de gente, o que aconteceu por volta das 10h da manhã.

Para chegar na Acrópole de Atenas, basta pegar o metrô da linha vermelha, até a estação Akropoli. A entrada fica na rua Dionysiou Areopagitou, perto da saída da estação, e do outro lado da rua fica o Museu da Acrópole.

Importante! É possível comprar o ingresso combinado que dá direito à visita à Acrópole e algumas outras atrações espalhadas pela cidade, tanto na entrada da Acrópole quanto na entrada do Templo de Zeus. A minha entrada custou cerca de 40 euros (preço de alta temporada) com direito à entrada em 7 sítios.

Você pode preferir visitar o Templo de Zeus primeiro, já que não tem tanta fila para garantir os ingressos e já chegar na Acrópole mais tarde com o ingresso comprado. Porém, quanto mais perto da hora do almoço, mais cheia ela estrará… Leve isso em consideração.

entrada-acropole-atenas.jpg
flores-entrada-acropole.JPG
ak-separador-de-post-1.png

Dica 2: Não use sapatos escorregadios

PISO-ESCORREGADIO-ACROPOLE-ATENAS.JPG

Dica que ninguém me passou, mas acho importantíssimo passar adiante: as pedras de mármore que formam o piso de grande parte da Acrópole são super escorregadias!

Fui com um sapato bastante confortável da Anacapri e minha amiga foi com um tênis naquele estilo sapatênis. Nós duas tínhamos que nos segurar uma na outra em alguns momentos, e minha amiga chegou a cair ao descer escadas de mármore na saída da Acrópole.

O tombo dela até nos rendeu boas risadas depois do episódio por conta dos roxos que ficaram marcados bem na bunda dela por quase 3 semanas. Mas no momento da caída, ela reclamou bastante de dor - e ninguém quer passar por isso, não é mesmo?

Procure um calçado com solas antiderrapantes para garantir sua segurança durante a visita.

ak-separador-de-post-1.png

Dica 3: Leve um lanchinho e uma garrafa d'água

VISTA-ACROPOLE-ATENAS.JPG

Nesse momento você já deve estar imaginando que não há NADA para comprar dentro da Acrópole, certo? Nenhuma barraquinha, lojinha ou vendedor ambulante, NADA. Leve isso em conta antes de chegar lá.

Pode ser que o seu hotel ofereça um café da manhã reforçado ou que você escolha algum café na rua para fazer uma refeição e você chegue na Acrópole sem fome alguma. Mas se você é como eu e tem fome a cada 3 horas, saiba que o processo inteiro de visita à Acrópole pode levar de 3 a 5 horas, então garamta suas frutas, barrinhas, biscoitos…. e o mais importante: não se esqueça de levar ÁGUA.

Minha visita foi durante o verão, em pleno mês de Julho na Europa, o que quer dizer que fazia um calor de aproximadamente 40 graus. Tudo bem se você mora no Rio de Janeiro e já está acostumada com essa temperatura, mas lembre-se que turistar num local sem sombras pode ser um pouco pior. E aí vamos combinar? A água sepre dá aquela salvada!

ak-separador-de-post-1.png

Dica 4: Não vá de saia ou vestido

roupa-visita-acropole-atenas.JPG
vestido-visita-acropole-atenas.JPG

Um calor de 40 graus pede o que? Um vestidinho bem fresco, certo? Errado! Esse era o meu primeiro dia da viagem e eu não tinha pensado na possibilidade de ventos fortes, afinal estava muito quente. Como a Acrópole fica numa colina, a 150 metros acima do nível do mar, os ventos podem estar presentes sim, mesmo durante o verão.

Por isso indico que você vista shorts ou bermudas com camisetas, ou então uma calça legging num look estilo academia, o que não é muito minha vibe quando estou viajando, confesso! Rs!

ak-separador-de-post-1.png

Dica 5: Visite o Museu da Acrópole

piso-ruinas-arqueologicas-museu-acropole.JPG

Construído apenas em 2009 todo em vidro, o museu conta a história da Acrópole de forma bem interativa. Dá para passar um dia inteiro lá tentando entender cada detalhe, e aproveitando para almoçar lá dentro mesmo, no restaurante com vista privilegiada para a Acrópole!

E olha que máximo: durante a construção do museu, foram encontradas ruínas arqueológicas no subsolo, logo na entrada do museu, que fica na frente da Acrópole. Para preservar a descoberta, parte das ruínas foi isolada com vidro, então conseguimos observar a história aos nossos pés.

Algumas pessoas sugerem que a visita ao Museu da Acrópole seja feita antes da visita à Acrópole em si, pois dessa forma você consegue entender e aproveitar melhor toda a história e construção da cidade alta quando estiver lá.

Ah, mas fica de olho porque o museu não abre às segundas. Mais informações aqui no site!

frente-museu-acropole-atenas.JPG
museu-da-acropole-atenas.JPG
ak-separador-de-post-1.png

Dica 6: O que ver na Acrópole?

Você chegou na Acrópole, sem guia, sem nada. E agora, por onde começar?

As Acrópoles serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas. Por isso, há diversos monumentos dentro dessas cidades, onde emergiram as características mais essenciais da identidade européia: democracia, filosofia, teatro, ciência e artes.

De fato há um caminho intuitivo para ser seguido, ou então você pode apenas deixar ser guiada pela multidão. Todos os monumentos estão sinalizados com placas, trazendo uma pequena explicação sobre a história e mitologia. Mas vou destacar aqui alguns monumentos que você não pode deixar de prestar atenção:

· Teatro de Dionísio: o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Esse teatro fazia parte de um santuário dedicado ao deus do vinho, Dionísio, que se estendia ao sul. Inicialmente os espectadores se acomodavam na própria encosta, depois foram instaladas arquibancadas em madeira, e em seguida, de pedra - forma em que vemos hoje.

TEATRO-DE-DIONISIO.jpg

· Odeão de Herodes Ático: é o outro teatro que a Acrópole abriga, com capacidade para 5.000 pessoas e diâmetro de 97 metros. Foi construído no período de dominação do Império Romano, em 161 d.C, por isso a semelhança com o Coliseu de Roma - o que acaba sendo bem mais imponente que o Teatro de Dionísio. 

Diferentemente do Teatro de Dionísio, não é possível acessar o Odeon por dentro, mas apenas vê-lo de cima. Até os dias de hoje é usado para algumas cerimônias. Dá pra acreditar que o Coldplay tocou lá? Fico imaginando como deve ter sido incrível participar desse show!

ODEON-DE-HERACLITO-ATENAS.JPG

· Stoa de Eumenes: era uma stoa, uma espécie de corredor ou pórtico coberto, da Acrópole de Atenas, situada entre o Odeão de Herodes Ático e o Teatro de Dionísio. Foi construída sobre uma encosta, dependendo portanto de um muro de contenção sustentando os pilares e arcos.

Foi construído com fachada original toda em mármore por Eumenes II, rei de Pérgamo, que governou entre 197 e 159 a.C. e destruída pelos Hérulos em 267. Os Hérulos foram um povo germânico originado do sul da Escandinávia, que invadiu o local.

STOA-DE-EUMENE-ACROPOLE.JPG

· Santuário de Asclépio ou Asclepieion: para os gregos, os santuários eram dedicados às divindades médicas, onde a pequena população se encaminhava à procura de ajuda divina para problemas de saúde.

Asclépio, com poder de ressussitar os mortos, se tornou o semideus da medicina e até hoje é referência para entendermos a história da medicina. E ao pensar que essas ruínas se referem ao primeiro modelo de hospital da história?

Diz a mitologia que quando Asclépio desapareceu, Higia, uma de suas filhas, foi transformada na deusa da saúde, o símbolo frágil, poético e sedutor da felicidade, enquanto Panaceia, sua outra filha, representa o tratamento da doença.

A simbologia é super atual e deu origem às palavras higiene: arte da saúde, a da prevenção da doença e da promoção da saúde, e Panaceia: o tratamento e a cura da doença. Achei demais!

santuario-de-asclepios-acropole.JPG
pedra-marmore-acropole.JPG
selfie-acropole-atenas.jpg

· Propileus: nada menos que a entrada monumental no rochedo sagrado, ou seja, o portal de entrada na cidade em si. Para os gregos, a palavra propileu significava um simples sala de receber na entrada de um santuário e propileus quando era uma entrada mais imponente com mais de uma porta, como era o caso da de Acrópole.

São construídos em mármore branco e cinzento, e talvez a parte mais estreita da Acrópole, onde uma multidão de turistas se junta em filas de entrada e saída, enquanto guardas tentam organizar o fluxo. Ali não é permitido parar para observar nem tirar fotos para não atrapalhar o funcionamento do local.

No mundo moderno foi copiado em diversas cidades da Europa ocidental, como a Porta de Brandemburgo, na Alemanha, por exemplo.

OS-PROPILEUS-ATENAS.JPG

· O templo da Atena Nike: construído na entrada da Acrópole, tinha a função de proteger a Acrópole de Atenas, sendo usado como posto de observação para possíveis invasões por sua posição estratégica no topo da colina. Foi construído para a deusa Nike, a deusa da vitória, representada de forma diferente - sem as bonitas asas que Atena, a deusa da sabedoria, ostenta - num formato de templo com um altar.

Foi destruído em 480 a.C. e reconstruído em 421 a.C. Em 1687 foi novamente destruído pelos turcos e restaurado em 1835. Passou por outra obra em 1940 e desde 2004 está em restauração e tem uma vista linda da cidade baixa!

· Erecton ou Erectéion: templo particular de estilo jônico em homenagem a Poseidon e Atena. Era o lugar mais sagrado da Acrópole por ser um templo de muitos deuses, de heróis e com túmulos de reis heróis da Atenas pré-histórica. Mas nada ali é original, infelizmente.

Segundo à mitologia, o templo tinha uma bela estátua em madeira da deusa, e que naquela casa vivia a serpente sagrada de Atena. É um dos templos mais bonitos, com suas belas colunas com formas femininas, chamadas de cariátides.

ERECTON-ACROPOLE-ATENAS.JPG

· Partenón: é a grande estrela da Acrópole e encontra-se no ponto mais alto da cidade alta e chama atenção por suas proporções harmônicas. A palavra Partenón quer dizer câmara da deusa Atena Parthenos. O Partenon é o principal templo dedicado à deusa Atena, construído todo em mármore, com 69,51 m de comprimento por 30,68 m de largura.

O templo antigo foi destruído pelos persas em 480 a.C, já o templo novo foi construído entre 449 e 438 a.C e destruído novamente. Hoje há apenas pedaços que sobraram dos grandiosos desenhos dos frontões e frisos laterais, cada um com uma história, o restante das peças se encontra no Museu da Acrópole. 

No friso exterior eram representadas quatro lendas bélicas – a luta dos Centauros contra os Lápitas, a luta dos gregos contra as Amazonas, a tomada de Tróia e a luta dos Deuses contra Gigantes. No frontão leste era representado o nascimento de Atena, saindo da cabeça de Zeus, e no frontão oeste, a disputa da Ática por Atena e Poseidon.

O templo é resultado da criação de todo um povo, de uma civilização onde muitas gerações trabalharam por muitos séculos para deixarem um exemplo de do seu espírito, o templo da deusa Atena e é uma pena que tenha sofrido tanto ao longo do tempo.

Foi saqueado por muitos povos, e seriamente danificado em 1687, graças à uma explosão de pólvora, quando era usado pelos turcos como paiol durante a invasão dos venezianos. Mas apesar de tudo, o lugar ainda é mais que impressionante!

selfie-partenon-acropole-atenas.JPG
colunas-partenon-acropole.JPG
ak-separador-de-post-1.png

Dica 7: Se atente aos detalhes


detalhes-colunas-acropole.JPG

Acredito que nesse tipo de passeio não h;a nada mais importante do que prestar atenção nos detalhes. Afinal, o básico todo mundo vai ver igualmente, o que vai diferenciar a sua visita dos outros é o nível de atenção aos detalhes.

Eu, por exemplo, gosto de tocar nos materiais para senti-los quando possível. Acredito que os 5 sentidos sempre devem estar presente numa experiência real. Qual o cheio do que você está vendo? E a textura?

Além disso, gosto de identificar elementos da natureza mesmo em locais urbanos. A Acrópole não possui tanta natureza na parte de dentro, mas é possível encontrar algumas árvores, além de uma vista para o lado de fora com bastante verde. Na entrada é possível encontrar flores rosadas.

Talvez você só tenha prestado atenção nos monumentos e esquecido a natureza ao redor, que ajuda a compor a sua experiência no destino. Olhe para o que você quer ver que você verá.

detalhes-acropole-atenas.JPG
vegetacao-acropole-atenas.JPG
ak-separador-de-post-1.png

Dica 8: Não perca a vista da Acrópole à noite!

VISTA-ACROPOLIS-NOITE.jpg

Como já disse antes, a Acrópole é a cidade alta, e por isso é possível vê-la de diversos pontos da cidade de Atenas. Minha sugestão é que além de vê-la de dia, você também a veja de noite, de algum ponto estratégico.

Para unir o útil ao agradável, recomendo escolher algum restaurante ou rooftop e fazer um brinde com a Acrópole iluminada de fundo. Passeio super romântico e agradável para uma noite na cidade. Indico o restaurante Hytra, e os rooftops A for Athens para clima intimista ou 360 para badalação.

Leia também:

GRÉCIA: INFOS, ROTEIROS & DICAS

Como incluir a Grécia no seu roteiro usando múltiplos destinos

Curtiu as dicas de hoje?

Beijocas,
Mandzy.

ak-separador-de-post-1.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR