Como se manter hidratada: 6 dicas para começar a beber água ao longo do dia

COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-02.jpg

Com certeza beber mais água está nas promessas de ano novo de muitos de nós! Realmente, a gente não bebe água suficiente e precisa mudar isso de uma vez por todas. Mas, o que acontece é que, mesmo colocando essa meta, é difícil cumpri-la no passar dos dias, quando um turbilhão de coisas está acontecendo...

Por esse motivo, acredito que o mais importante de tudo é: sabermos o por quê precisamos da água, para que essa consciência nos faça mudar esse hábito - não só pelo fato de alguém nos dizer que precisamos da água, mas sabendo lá no fundo o quanto ela é importante para o nosso corpo e para a nossa mente.

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-08.jpg
 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-06.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-03.jpg

Nosso corpo precisa da água pra funcionar bem. Quando perdemos água através do suor, precisamos repô-la, senão ficamos desidratadas. A desidratação leva à dores de cabeça, fatiga, cãibras, etc. Você já parou pra imaginar que quando está cansada ou com dor de cabeça você pode estar desidratada? 

Além do nosso corpo precisar da água, nossa mente também precisa dela. A desidratação pode causar falta de concentração e perda de memória, além de afetar na coordenação motora. Diversos estudos também apontam que a falta de água é grande causadora de estresse pela perda do líquido e consequente aumento desse hormônio. E mais: a água na quantidade ideal pode ajudar a potencializar os níveis de inteligência. 

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-10.jpg

A quantidade ideal de água é cerca de 8 copos por dia, de 2 a 3 litros dependendo do seu organismo. Mulheres grávidas e pessoas doentes costumam ser "obrigadas" a beberem mais. Mas a verdade é que todos nós precisamos de bastante água, sempre! Concorda?


Para começar a cultivar esse hábito, eu sugiro algumas dicas:

1. Se acostume a beber água ao longo do dia e não apenas quando sentir sede. Os aplicativos que despertam de hora em hora para que você beba um copo podem ser úteis para te ajudar nesse processo, nem que seja apenas nas primeiras semanas, quando você vai criar esse hábito.

COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-04.jpg
 

2. Acorde e beba 2 copos, ou um copo grande de água com limão de manhã. Quando a gente dorme, o nosso corpo desidrata, por isso é importante beber água antes de fazer qualquer outra coisa pela manhã. Dessa forma você repõe o que perdeu e levanta com mais energia. De preferência, beba essa mistura morna, pois o nosso corpo gasta mais energia para processar a água gelada do que a morna. Esprema 1/2 limão para cada copo d'água e dê preferência sempre por limões frescos e orgânicos. 

3. Beba mais 2 copos antes de fazer qualquer exercício físico. Logo antes de sair para a academia, ou assim que chegar na academia, se hidrate, pois você estará prestes a perder muita água!

4. Continue se hidratando enquanto perde suor. Durante os exercícios, principalmente os aeróbios, que nos fazem suar mais, reponha esse líquido, a cada 20 minutos. Você pode ir bebendo devagar, bem pouquinho, mas não deixa de se hidratar durante esse tempo, pois a desidratação pode te trazer dores de cabeça, fadiga e cãibras, como eu já disse antes.

COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-09.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-07.jpg

5. Depois dos exercícios, se hidrate novamente. Beba mais 2 copos logo em seguida, e vá espaçando outros copos ao longo do dia (caso você faça exercícios de manhã). Caso faça a noite, você já deve ter bebido no mínimo 6 copos d'água ao longo do dia, não é mesmo? :)

6. Antes de ir para a cama, beba um último copo. Assim você vai dormir sabendo que vai desidratar, mas não tanto assim. Hehehe!

Espero que as dicas tenham sido úteis e inspire você a beber mais água. Comece aos poucos, colocando metas diárias, depois semanais, e quando você menos esperar vai estar bebendo a quantidade necessária, sem grande esforço! ;)

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-05.jpg
 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-11.jpg

Me conta se você já bebe a quantidade ideal de água ou qual dificuldade teve para mudar esse hábito!

Beijocas,
Mandzy.