Sudeste Asiático: dicas e roteiro de 3 meses por 5 países

GUIAS-DE-VIAGEM-SUD-ASIA-01.jpg

Ultimamente muitos amigos e conhecidos estão com viagens planejadas ou se planejando para viajar pelo sudeste da Ásia e me procuram para pedir dicas. Quem me conhece sabe que eu amo falar sobre minhas viagens e experiências por cada lugar que passei, faço isso com a maior alegria! :)

Mas nada melhor do que deixar tudo registrado aqui para que todos tenham acesso, certo? Por isso, resolvi me planejar para contar um pouquinho por dia sobre cada lugar, mostrando meus roteiros, fotos e dicas. Espero que gostem e aproveitem da melhor forma e fiquem ligados por aqui nas próximas semanas!

Travessia Tailândia - Laos

Travessia Tailândia - Laos

Hoje vou começar com um resumo da minha viagem que durou 3 meses. Sim, foram 3 meses intensos e não consegui conhecer muitos dos países que gostaria... Por isso, minha primeira dica é: não adianta se empolgar e separar 1 mês de férias no trabalho para conhecer todo o sudeste asiático. Eu sei que muitos pensam "já que estou indo para o outro lado do mundo, vou aproveitar para conhecer tudo!". Mas acreditem, viajar para a Ásia não é a coisa mais difícil do mundo e você terá outras oportunidades de voltar.

Sim, são muitas e muitas dúvidas... Alguns têm medo, outros não têm dinheiro ou tempo suficiente, mas sempre há uma forma de ir. E eu super incentivo isso, porque essa é uma viagem de grandes trocas e aprendizados, principalmente se você vai com a cabeça aberta para isso.

TRANSFER DE AONANG BEACH (KRABI) PARA O PORTO

TRANSFER DE AONANG BEACH (KRABI) PARA O PORTO

Roteiro

Vamos então ao meu roteiro, já na ordem: 

23 dias na Indonésia (Bali e Lombok)

01 dia na Malásia (Kuala Lampur - conexão)

30 dias na Tailândia (Norte a Sul)

07 dias no Laos (Norte a Sul)

08 dias no Cambodia (Norte a Sul)

Os países que pretendia conhecer mas não consegui foram: Vietnã, MyanmarFilipinas e Singapura. Esses 4 estão na lista para a próxima! Mas como fiz a viagem sem rumo, o que veio acabou sendo lucro e fiquei satisfeita pois conheci muito bem todos os países, com exceção da Malásia.

Dicas

Não vá achando que todos os países são iguais, porque não são. Cada um tem suas particularidades, suas histórias, suas comidas típicas, suas moradias típicas, seu jeito de tratar o turista... enfim, são diferentes povos, culturas, nações. Prepare-se para viver experiências únicas que você nunca viveria no Brasil. Mas fique esperto como se estivesse no Brasil, porque a gente nunca sabe o que pode encontrar pelo caminho...

Tenha sempre uma certa quantia de dinheiro em espécie com você, pois alguns locais não aceitam cartão e outros não possuem máquinas de saque. Além disso, ao entrar em alguns países, você precisa pagar o visto na hora. Algumas vezes vale ter dólar (eles sempre aceitam), pois provavelmente você ainda não terá sacado o dinheiro local. Essas dicas valem mais para quem cruza as fronteiras por terra ou mar, já que de avião é sempre mais fácil, né gente?

Outra coisa, procure treinar o inglês para se virar por lá, pois a comunicação pode ser bem difícil! Se não for com alguém que fale inglês, se comunicar por gestos agrava a situação! Procure também aprender as palavras básicas na língua de cada país como por favor, obrigada, quanto custa, para que serve, como faço, aonde fica, essas expressões que você vai precisar usar em perguntas quando ficar perdido. E já adianto, você vai ficar perdido alguma vez, mesmo com a ajuda de mapas! Mas não se desespere...Tente rir da situação e pensar que depois terá muita história para contar.

O ideal é sempre ter um roteiro planejado e bem definido com hotéis já agendados, mas se você for como eu, deixando para fechar tudo na hora, também não terá grandes problemas - sempre conhecerá alguém pelo caminho que te dará dicas preciosas. Última dica: deixe um pouco o medo de lado e relaxe, pois em vários momentos você terá que entregar sua mala nas mãos de alguém que nunca viu ou pegar um tuk tuk em saber se o motorista é confiável. FIque sempre atento, é claro, mas acima de tudo, relaxe e curta o passeio! No fim, tudo dá certo!

Gostaram das dicas? O que mais vocês gostariam de saber?

Amanhã vou começar a postar sobre cada lugar que passei! :)

Beijocas,
Mandzy.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR