Veggie Govinda: sabor da Índia no Centro do Rio

A indicação do restaurante Veggie Govinda veio de uma amiga numa daquelas quinta-feiras em que marcamos um almoço despretensioso. Sorte a minha que ela acabou me transportando para uma imersão na cultura indiana em pleno Centro do Rio - e o que era para ser apenas um almoço acabou sendo uma experiência e tanto! É que o aroma, a ambientação, a música e os temperos do restaurante tornaram o horário do almoço uma curta viagem que irei compartilhar agora com vocês.


SOBRE O VEGGIE GOVINDA

O Veggie Govinda é um restaurante hindu vegetariano no segundo andar de uma antiga construção no centro do Rio de Janeiro. Não é todo mundo que conhece o local, mas se você já passou ali em frente na hora do almoço, provavelmente já reparou nas pétalas de rosas e cheiro de incenso convidando para entrar e saborear os pratos descritos num quadro apoiado no chão, com o menu do dia. 

ENTRADA-VEGGIE-GOVINDA-AMANDA-KRAEMER.jpg

Você também pode ter sido convidado por uma atendente vestida com roupas indianas que costuma ficar na porta recepcionando clientes. O fato é que se você ignorou ou não prestou a devida atenção neste lugar, você não sabe o que está perdendo até agora.

DECOR

Você pode subir para o restaurante pelas escadas ou pelo elevador. Escolhi as escadas, que tinham pinturas e flores, que já te inseriam na ambientação do Veggie Govinda. Chegando lá, você se depara com esse mundo desconhecido, escolhe uma mesinha para sentar e curtir a experiência. Todas as mesas são de madeira, decoradas com um tecido bem colorido; as paredes são igualmente coloridas, com alguns quadros e sarongs pendurados; os lustres também remetem à Índia, assim como a música ambiente e enquanto você viaja na decoração, a atendente já está trazendo o seu suco e sua entradinha junto com a sobremesa para você saborear.

MENU

O esquema do Veggie Govinda é de refeição completa: entrada, prato principal (podendo ser escolhido entre duas opções), sobremesa e suco natural (bem doce), com menu variando a cada dia da semana. Dizem que sexta é o melhor dia por conta da feijoada vegetariana, mas como fui numa quinta, os pratos principais ficavam entre arroz colorido com dahl de lentilha e hambúrguer de soja com tomate e queijo Involtinni de abobrinha ou yakisoba de vegetais com hambúrguer de soja com tomate e queijo mussarela. Minha amiga escolheu a primeira opção, e eu a segunda. Posso dizer que as duas estavam muito saborosas, mas o tempero da lentilha foi o que mais chamou atenção, por ser super diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil.

A entradinha era uma salada verde bem simples com grãos e tomate, e a sobremesa, um gajar halva, uma espécie de doce de cenoura com castanhas. Ambos bem interessantes. Já o suco natural de maracujá, estava ótimo porém muito doce - não sei se existe a opção de pedir sem açúcar, mas o interessante é que ele é refil e pode ser pedido mais 2 vezes. 

O menu completo da semana você pode conferir na foto abaixo. Aproveite e escolha ir no dia em que o menu chama mais a sua atenção, apesar de que todos os dias parecem apetitosos. Difícil escolha!

No caixa, você encontra temperos para levar o sabor da Índia para casa, podendo cozinhar suas próprias comidas com itens como: manteiga ghee, masala e chai e, de quebra, ainda comprar um pacotinho de balas indianas para deixar na bolsa. Achei interessante pois é difícil encontrar determinados temperos por aqui, que não sejam super industrializados.

VEGGIE-GOVINDA-CAIXA.jpg

Por fim, após o pagamento e toda a imersão na cultura indiana, você pode se deliciar com os chazinhos da casa. São 3 opções: experimentei o chá de gengibre, que era bem forte, mas ótimo para a digestão, mas também tinha o famoso chai e o chá de canela. Pra quem gosta de experimentar novos sabores, vale a pena conhecer o Veggie Govinda!


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Como chegar?

O metrô mais próximo é a Estação da Carioca. Você pode saltar ali e andar em direção à Rua da Assembleia. 

 

PREÇO

O preço é fechado: R$35 por pessoa sem os 10% (eles não cobram pois o serviço já está imbutido no preço, que é super justo para a quantidade de comida e bebida, além é claro, da simpatia e atenção dos funcionários). A melhor parte é que você também relaxa pois toda essa experiência te faz tirar a cabeça do trabalho para viajar para a Índia por alguns instantes, mesmo sabendo que no fim das contas vocês está, de fato, no Centro da cidade.  

+ INFOs

Endereço: Rua Rodrigo Silva, 6 - Centro

Telefone: (21) 3549-9108 / (21) 2544-2636

Funcionamento: Segunda à Sexta, das 11:30 às 15:30

Aceita todos os cartões de crédito e débito. Não aceita vale refeição.

Você já foi? Ficou com vontade de conhecer? Me conta nos comentários! ;)