Como se manter hidratada: 6 dicas para começar a beber água ao longo do dia

HIDRATADA-CAPA.jpg

Com certeza beber mais água está nas promessas de ano novo de muitos de nós! Realmente, a gente não bebe água suficiente e precisa mudar isso de uma vez por todas. Mas, o que acontece é que, mesmo colocando essa meta, é difícil cumpri-la no passar dos dias, quando um turbilhão de coisas está acontecendo...

Por esse motivo, acredito que o mais importante de tudo é: sabermos o por quê precisamos da água, para que essa consciência nos faça mudar esse hábito - não só pelo fato de alguém nos dizer que precisamos da água, mas sabendo lá no fundo o quanto ela é importante para o nosso corpo e para a nossa mente.

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-02.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-08.jpg
 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-06.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-03.jpg

Nosso corpo precisa da água pra funcionar bem. Quando perdemos água através do suor, precisamos repô-la, senão ficamos desidratadas. A desidratação leva à dores de cabeça, fatiga, cãibras, etc. Você já parou pra imaginar que quando está cansada ou com dor de cabeça você pode estar desidratada? 

Além do nosso corpo precisar da água, nossa mente também precisa dela. A desidratação pode causar falta de concentração e perda de memória, além de afetar na coordenação motora. Diversos estudos também apontam que a falta de água é grande causadora de estresse pela perda do líquido e consequente aumento desse hormônio. E mais: a água na quantidade ideal pode ajudar a potencializar os níveis de inteligência. 

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-10.jpg

A quantidade ideal de água é cerca de 8 copos por dia, de 2 a 3 litros dependendo do seu organismo. Mulheres grávidas e pessoas doentes costumam ser "obrigadas" a beberem mais. Mas a verdade é que todos nós precisamos de bastante água, sempre! Concorda?

Para começar a cultivar esse hábito, eu sugiro algumas dicas:

1. Se acostume a beber água ao longo do dia e não apenas quando sentir sede. Os aplicativos que despertam de hora em hora para que você beba um copo podem ser úteis para te ajudar nesse processo, nem que seja apenas nas primeiras semanas, quando você vai criar esse hábito.

COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-04.jpg
 

2. Acorde e beba 2 copos, ou um copo grande de água com limão de manhã. Quando a gente dorme, o nosso corpo desidrata, por isso é importante beber água antes de fazer qualquer outra coisa pela manhã. Dessa forma você repõe o que perdeu e levanta com mais energia. De preferência, beba essa mistura morna, pois o nosso corpo gasta mais energia para processar a água gelada do que a morna. Esprema 1/2 limão para cada copo d'água e dê preferência sempre por limões frescos e orgânicos. 

3. Beba mais 2 copos antes de fazer qualquer exercício físico. Logo antes de sair para a academia, ou assim que chegar na academia, se hidrate, pois você estará prestes a perder muita água!

4. Continue se hidratando enquanto perde suor. Durante os exercícios, principalmente os aeróbios, que nos fazem suar mais, reponha esse líquido, a cada 20 minutos. Você pode ir bebendo devagar, bem pouquinho, mas não deixa de se hidratar durante esse tempo, pois a desidratação pode te trazer dores de cabeça, fadiga e cãibras, como eu já disse antes.

COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-09.jpg
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-07.jpg

5. Depois dos exercícios, se hidrate novamente. Beba mais 2 copos logo em seguida, e vá espaçando outros copos ao longo do dia (caso você faça exercícios de manhã). Caso faça a noite, você já deve ter bebido no mínimo 6 copos d'água ao longo do dia, não é mesmo? :)

6. Antes de ir para a cama, beba um último copo. Assim você vai dormir sabendo que vai desidratar, mas não tanto assim. Hehehe!

Espero que as dicas tenham sido úteis e inspire você a beber mais água. Comece aos poucos, colocando metas diárias, depois semanais, e quando você menos esperar vai estar bebendo a quantidade necessária, sem grande esforço! ;)

 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-05.jpg
 
COMO-SE-MANTER-HIDRATADA-11.jpg

Me conta se você já bebe a quantidade ideal de água ou qual dificuldade teve para mudar esse hábito!

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Receitinha fit: bolo de banana

BOLO-DE-BANANA-CAPA.jpg

O bolo de banana, ou banana bread  era o meu maior vício quando morava na Austrália. Esse bolinho era muito comum por lá na versão doce, sem limitações de ingredientes. Acontece que eu ganhei alguns quilinhos nessa viagem, em grande parte por causa desse bolo - os tim tams, chocolates típicos da Austrália também tiveram sua parcela de culpa!

O fato é que hoje em dia continuo adorando o tal do bolo de banana, mas só como se for na versão fit! Se liga agora na receita que a minha mãe adaptou, com farinha de amêndoas e farinha de arroz:

divisoria-amor-ak.png

Ingredientes 

:: 4 bananas prata  

:: 4 ovos caipira

:: 1/3 de xícara de óleo de coco 

:: 1 xícara de farinha de amêndoas 

:: 1 xícara de farinha de arroz

:: 1 colher de sopa e meia de fermento  

:: 1/2 xícara de passas  

:: 3 colheres de sopa de mel

:: 1 colher de sopa de canela 

divisoria-amor-ak.png

 Modo de preparo

1. Bata no liquidificador as bananas, o óleo e os ovos

2. Coloque a mistura numa tigela e vá adicionando as farinhas e mexendo. Primeiro adicione a de amêndoas e mexa bem. Depois adicione a farinha de arroz e mexa até ficar uma mistura homogenea

3. Acrescente o mel e a canela na mistura e novamente mexa bem

4. Adicione o fermento

5. Adicione por último, as passas

6. Leve ao forno pré aquecido a 180° por mais oi menos 30 minutos em uma assadeira untada com óleo de coco e farinha de arroz.

Caso queira, pode cobrir a forma com fatias de banana e polvilhar canela no fundo antes de ir ao forno baixo.

Depois, retire, corte em pedaços e deguste o seu bolinho! ;) 

receita-bolo-de-banana-fit.jpeg

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Receitinha Fit: salgado vegano (ou não)

SALGADO-VEGANO-CAPA.jpg

Oi gente! Continuando com as receitinhas fit em parceria com a minha nutri Isabel Vieira, hoje resolvemos fazer diferente! Temos aqui duas opções de salgado: um vegano de cogumelos com alho poró e um não-vegano de frango com tomate e cebola. Fica a seu critério experimentar fazer as duas versões ou apenas uma. O que não vale é deixar de contar pra gente o que achou, ok?

Pegue um lápis e papel para anotar nossa receita ou simplesmente vá até o final do post para acompanhar o vídeo completo da preparação da receita. Esperamos que você curta e se delicie com o salgado de hoje! 😋

divisoria-amor-ak.png

Ingredientes

120g de cogumelo (paris)

200g de grão de bico cozido

120g de couve flor cozida

1/2 alho poró tamanho médio

1 colher de chá de páprica doce

1 colher de chá de páprica picante

2 colheres de sopa de gergelim preto

2 colheres de sopa de azeite

1 pitada de sal

Rendimento: 6 unidades

Utensílios: frigideira, forminhas de cupcake, multiprocessador, garfo, prato e assadeira

divisoria-amor-ak.png

Preparo

Siga o nosso passo a passo e caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! ;)

PASSO 1

Despeje o grão de bico e a couve-flor já cozidos no multiprocessador. Adicione páprica, sal, gergelim preto e tempero a gosto. Bata até virar uma massa consistente.

PASSO 2

Para o recheio, refogue azeite e alho, adicione o alho poró fatiado e o cogumelo também fatiado. Adicione uma pitada de sal. Mexa bem.

PASSO 3

Preencha as forminhas de cupcake com a massa retirada do multiprocessador. Cubra bem o fundo e os cantos da forminha. Adicione recheio vindo da frigideira.

PASSO 4

Organize as forminhas numa assadeira e leve ao forno pré aquecido a 200 graus.

PASSO 5

Retire os salgados do forno depois que estiverem com a massa bem dourada e crocante. Retire-os das forminhas de cupcake e se sirva.

Dica: você também pode congelar para comer ao longo da semana ou conforme seu planejamento alimentar. O importante é que você terá nas mãos um lanche saudável e bastante nutritivo! 

receita-salgado-vegano-ou-nao.jpeg
receita-vegana-alho-poro.jpeg
divisoria-amor-ak.png

Vídeo

Quer agendar uma consulta? A Isabel atende em Copacabana e responde no e-mail isabel@thaisvieira.com.br. Fique de olho nos próximos posts para não perder mais dicas sobre alimentação saudável!

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR