Minha rotina alimentar na praia | verão 2020

suco-frutas-vermelhas.jpg

Eu sei que quando falo "rotina na praia” parece que moro num lugar muito distante. Na verdade moro no Rio de Janeiro, bem perto da praia, mas sinto que não vivo a praia no meu dia a dia no Rio, sabe?

Por isso gosto de viajar para a praia, ou seja, um lugar onde eu possa frequentar a praia todos os dias, estar sempre bronzeada, fazer exercícios ao ar livre, e claro, me alimentar bem.

Nesse post de hoje vou compartilhar com vocês um pouco sobre a alimentação que eu levo aqui no Balneário de Iriri, no Espírito Santo. Espero que inspire você durante esse verão!

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Meus Favoritos

Frutas

Não tenho como começar com outro alimento, senão frutas. O verão dá match com as frutas e por isso é o que eu mais amo comer durante essa estação. Pena que não dá para se alimentar apenas de frutas, mas tento fazer uma rotina na qual eu coma pelo menos 3 frutas por dia, de preferência diferentes. Uma pela manhã, outra pela tarde e outra à noite.

mercado-verao.jpg
pitaya-fruta-verao.jpg

Mingau de Aveia Gelado ou Overnight Oats

Eu amo comidas geladas, e o mingau de aveia cumpre um papel muito legal de café da manhã prático. Durante esses dias fiz dois sabores diferentes: maçã com canela e banana com pasta de amendoim. Importante destacar aqui que eu quase nunca adiciono leite no meu mingau, e quando adiciono, é um leite vegetal, mais leve para o organismo.

mingau-de-aveia.jpg

Frutos

O coco e o milho verde são exemplos de frutos da natureza, que algumas vezes chamamos de frutas, mas que com toda a certeza fazem toda a diferença no nosso verão. Você já passou algum verão no Brasil sem beber água de coco? Eu nunca! Tento adicionar um desses dois a cada dia. O ideal para mim é tomar água de coco todos os dias!

milho-verde-na-praia.jpg
agua-de-coco-praia.jpg

Açaí

Pois bem, decidi colocar o açaí num tópico separado pela sua especificidade. O açaí é um ótimo alimento apesar de calórico. Desde cedo ouvi que "o açaí possui calorias boas!" e me prendi a isso. Embora seria o máximo tomar o açaí todos os dias, eu tento tomar entre 2 e 3 vezes por semana.

acai-iriri-espirito-santo.jpg
acai-rotina-alimentar-verao.jpg

Tapioca

Ahhh como eu amo tapioca. No fim da tarde, nada como a praticidade de preparar uma tapioca com algum recheio fresco. Tento sempre misturá-la à algum tipo de farinha como de aveia, de linhaça dourada ou de beterraba. Às vezes troco a tapioca pela crepioca adicionando um ovo à receita. No geral, como tapioca cerca de 5 vezes por semana durante o verão.

Chá

Eu amo chá, mas tem que ser gelado! Os meus favoritos são: hibisco, chá verde com gengibre (e limão), chá verde normal e chá de camomila antes de dormir. Importante que não tenham açúcar, então Iced Tea e Mate daqueles industrializados pra mim não serve. Inclusive dei uma abandonada no mate da praia também e agora só bebo água de coco. Rs!

cha-de-hibisco-praia.jpg

Almoço

Para o almoço, tento comer uma boa refeição, porém leve. Eu sou a favor do carboidrato, até porque durante o verão gastamos muita energia com exercícios e transpiração. Alguns dias eu acabo comendo alguma fritura como peroá na praia ou aipim frito ou pastel. Mas no geral meu almoço fica bem regrado entre Arroz Sete Grãos/Quinoa/Cuscus Marroquino com frango e salada.

O Peixe Frito com farofinha e a moqueca capixaba são clássicos no Espírito Santo. Portanto uma refeição por semana é dedicada a um desses dois pratos. Lembrando que a moqueca capixaba é diferente da moqueca baiana, que não leva azeite de dendê, e acho bem mais leve.

moqueca-capixaba-gilson.jpg
peixe-frito-solar-da-praia.jpg

Jantar

Tenho que confessar para vocês que a noite é o período do dia que tenho mais fome. Por isso é um [problema não jantar. Sabe aquela coisa de comer um sanduíche? Pra mim não rola!

Eu amo comer Massa/risoto de jantar, mas tento não fazer isso todos os dias, revezando com um prato de arroz com salada ou carne com legumes. Sopa no verão não dá. Gosto de comida na temperatura mais fria. E você?

risotto-solar-da-praia.jpg
massa-ravioli-tomate.jpg

Uma vez por semana acabo fazendo um Dia do lixo, e meu jantar acaba sendo um hamburguer com batatas fritas ou uma pizza de marguerita (basicamente o único sabor que como). Não me sinto nada culpada em ter esse prazer no jantar esporadicamente. Mas quando passo a semana jantando coisas do tipo em mais de 2 ou 3 vezes na mesma semana, já começo a ficar desconfortável.

Resumindo, não tenho uma alimentação muito regrada, mas tento sempre equilibrar os alimentos e quantidades para que meu corpo respomda de forma positiva.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Exemplo de alimentação em 1 dia


Vou deixar aqui então o exemplo de um dia de refeição na praia:

Café da manhã

1 banana amassada com aveia ou granola
200 ml de chá ou café

Lanche 1

3 torradas de arroz integral com pasta de amendoim
200 ml de Água de coco

Almoço

Peixe, arroz, farofinha
200 ml de água

Não costumo beber nada além de água em refeições como almoço e jantar. Em ocasiões especiais bebo vinho ou suco de uva integral.

Lanche 2

1 milho verde + 2 kiwis ou 300ml de açaí com granola e fruta (morango/banana)

Jantar

Massa com molho de tomate e manjericão
200 ml de água

Ceia

200 ml de chá de hibisco
1 maçã ou 1 manga

Lembrando que não sou nutricionista, e essa alimentação é exlusiva para o período de verão/férias onde estou fora da minha realidade e portanto preciso ser prática.

E você, como é sua rotina alimentar na praia?

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Brunch do Copacabana Palace no Pérgula: vale a pena?

piscina-copacabana-palace.jpg

Oi gente! No post anterior falei um pouco sobre minha hospedagem no Belmond Copacabana Palace, esse que é considerado por muitos o melhor hotel do Brasil! Vale a leitura!

Como estava passando o fim de semana inteiro no hotel, não poderia deixar de provar também o famoso “Brunch do Copa”, que acontece todos os Domingos, de 13h às 16h, no Restaurante Pérgula.

divisoria-ondas-ak.png

Sobre o ambiente

O brunch é servido no restaurante de frente para a piscina. Você pode escolher mesas do lado de dentro, na varanda, ou nas mesas de fora bem próximas à piscina mesmo.

Lembrando que a piscina em si é de uso exclusivo dos hóspedes, então já que estava hospedada, aproveitei para passar a manhã e o inicio da tarde - pós café da manhã - lendo uma revista na espreguiçadeira!

Mas o brunch já virou um marco no hotel - eles servem até espumante gelado à vontade para os clientes, imagina? Só não bebi porque na noite anterior já havia exagerado. Rs!

bolsa-louis-vuitton-speedy.jpg
piscina-belmond-copacabana-palace.jpg
revista-copacabana-palace.jpg
pool-area-copacabana-palace.jpg
divisoria-ondas-ak.png

Pratos Frios

São muitas opções de saladas, salmão defumado, vários tipos de queijos, carpaccio, presunto de parma e legumes. Montei um prato para começar com um pouquinho de cada coisa que me chamou a atenção.

entradas-frias-brunch-copa.jpg
brunch-belmond-copacabana-palace.jpg
divisoria-ondas-ak.png

Pratos Quentes

Alguns dos destaques do brunch do Copa como o ceviche e a cavaquinha grelhada devem ser pedidos ao garçom separadamente, mas estão incluídos no preço.

Na mesa de pratos quentes, há diversos tipos de carnes, batata, legumes grelhados e outros clássicos como arroz e farofa.

Dentre os quentes, os que mais me chamaram a atenção foram os risotos (AMO RISOTO!) que pedi dentro do restaurante, na parte do forno. Estavam deliciosos!

guacamole-brunch-copa.jpg
buffet-brunch-copacabana-palace.jpg
mesa-legumes-copacabana-palace.jpg
risoto-negro-com-camarao.jpg
risoto-com-limao-siciliano.jpg
divisoria-ondas-ak.png

Sobremesas

O brunch conta com uma mesa só de doces! Entre eles: cheesecake, pudim de leite, pavlova, macarons, crème brûlée, mil folhas, tarteletes de frutas e várias opções com chocolate como esse da foto mais abaixo com maracujá. Combinação perfeita!

mesa-de-doces-copacabana-palace.jpg
mesa-doces-brunch-copa.jpg
macarons-brunch-copacabana-palace.jpg
sobremesa-brunch-copacabana-palace.jpg

RESTAURANTE PÉRGULA NO COPACABANA PALACE
Av. Atlântica, 1702 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
(21) 2548-7070

Na minha opinião, apesar do preço salgado vale muito a pena ir conhecer, nem que seja uma vez na vida! O Brunch é um clássico e você pode experimentar diversos sabores guiando seu paladar numa viagem gastronômica!

E aí, curtiu saber mais sobre o Brunch do Copa aos domingos? :)

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-ondas-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Almoço no Al Fresco + Baratona 30 Anos Deby

*ATUALIZADO EM 2020: O RESTAURANTE AL FRESCO DEU LUGAR AO IRAJÁ REDUX, do mesmo chef.

Estava muito ansiosa por esse post porque nele vou mostrar, além de uma ótima opção de restaurante italiano no Rio, uma ideia de comemoração para mulheres que estejam completando 30 anos, totalmente inusitada! =P

No último sábado, minha amiga Débora resolver fazer uma pequena reunião entre amigas para comemorar seu aniversário - só mulheres foram convidadas! Ela escolheu o restaurante Al Fresco no Rio Design Leblon para iniciar o dia com um late lunch por volta das 15:30 e emendamos em 5 bares do Leblon, para uma “baratona” que durou até tarde!

Vem ver tudo o que rolou e se inspirar para o seu próximo aniversário!

ak-separador-de-post-9.png

O restaurante

Al Fresco é o nome do sexto restaurante do Grupo Irajá, do qual eu sou fã. O restaurante é relativamente recente e eu já estava querendo ir desde a abertura, mas ainda não tinha tido oportunidade. Adorei que a Debi marcou lá, assim matei minha curiosidade de experimentar os pratos comandados pelo chef Pedro de Artagão.

al-fresco-italiano-grupo-iraja.jpg
al-fresco-leblon-varanda.jpg
almoco-al-fresco-leblon.jpg
amigas-aniversario-30-anos.jpg
amigas-cariocas-rio-de-janeiro.jpg
aniversario-30-anos.jpg
ak-separador-de-post-9.png

Os ambientes

O restaurante possui 3 ambientes diferentes: a varanda que dá para dentro do Shopping Rio Design Leblon, a varanda que dá para a rua, além da área interna. A Debi conseguiu que ficássemos todas na varanda para a rua, o que foi ótimo pois deixou um clima muito agradável.

Como estava bem calor neste dia, mesmo sendo Inverno no Rio, pedimos vinho branco durante todo o tempo em que estivemos ali. A carta de vinhos do Al Fresco é da sommelière Julieta Carrizzo, eleita sommelier do ano na premiação Prazeres da Mesa Melhores do Ano 2018.

O projeto de interior conta com a assinatura do arquiteto Maurício Nóbrega. O rústico chic da mesa central, a parede navy e as cadeiras de palhinha trazem aquele estilo que eu amo ao ambiente do restaurante!

restaurante-al-fresco-rio-design-leblon.jpg
restaurante-al-fresco-leblon.jpg
melhores-restaurantes-italianos-rio.jpg
ak-separador-de-post-9.png

Pratos

Como um bom restaurante italiano, as entradinhas e massas foram as grandes pedidas. O Al Fresco é o primeiro italiano do chef Pedro de Artagão, com um menu bem curto, que busca oferecer alta gastronomia de forma descomplicada. Mesmo assim foi dificil escolher já que queria experimentar um de cada prato, rs!

De entrada, as meninas pediram diferentes pratos, que ficaram espalhados pela mesa. Entre eles: burrata e carpaccio.

Para o principal, quis experimentar algo diferente dos pratos clássicos, mas que não fosse tão arriscado, então escolhi o Lumache 5P, que é um dos mais pedidos da casa. 5P porque contempla os 5 ingredientes italianos que começam com P: pasta, parmigiano, pomodoro, peperoncino e panna, ou em um bom português: massa, parmesão, tomate, pimenta e nata.

Ah, mas pedi com pouca pimenta já que a Debi tinha pedido o mesmo e disse que estava beeem forte. Eu gosto de pimenta, mas numa quantidade ok! Assim, eu amei o prato! Era super bem servido porque vinha num bowl bem fundo e mesmo assim eu fiz questão de comer tudo, não deixei nada porque gostei muito mesmo!

burrata-al-fresco-leblon.jpg
carpaccio-al-fresco-leblon.jpg
entradas-al-fresco-leblon.jpg
lasanha-al-fresco-leblon.jpg
lumache-5-p-al-fresco-leblon.jpg
ak-separador-de-post-9.png

Brindes

Achei demais que a Debi mandou fazer alguns brindes para as convidadas! Entre os brindes estavam: batom, protetor solar mini, Engov, Band-Aid, um apito e um botton “Birthday Squad". Além disso também usamos tatuagens removíveis que acabei não fotografando, mas que você pode encontrar na Amazon!

necessaire-aniversario-30anos.jpg
produtos-necessaire-aniversario.jpg

Para fechar o kit também recebemos um saquinho com balinhas de vodka da marca Take a Loop e uma canequinha personalizada com “Shit I'm Thirty”! Foi quase que uma despedida de solteira, ou melhor, foi de fato uma despedida. Despedida dos 20s! Super criativo e nos divertimos demais!

botton-birthday-squad.jpg
balinhas-take-a-loop-vodka.jpg

Depois de distribuir os kits, foi a hora do parabéns que também tinha alguns detalhes bem legais como o balão de gás hélio personalizado e as velas coloridas. Cantado o parabéns, foi hora de pagar a conta, sair do restaurante e apitar pelas ruas do Leblon até chegar nos bares do circuito da “Baratona” organizado pela Debi anteriormente.

bolo-aniversario-30-anos.jpg

Ah, o Al Fresco fica no Shopping Rio Design Leblon, na Avenida Ataulfo de Paiva 270, e abre todos os dias do meio dia à meia noite. Dizem que o brunch deles é incrível também, estou louca para experimentar!

ak-separador-de-post-9.png

Baratona

Conseguimos reunir ainda outras meninas antes de começar o circuito pelos bares do Leblon. O trajeto era o seguinte:

1) Microbar para alguns drinks

2) Belmonte/Brewteco para bater um papo com a galera

3) Iara, do grupo Canastra, para alguns petiscos

4) Boteco Boa Praça, para aquele burburinho

5) Jobi, para fechar a noite como sempre fazemos

baratona-leblon-microbar.jpg
ideia-aniversario-30-anos.jpg
boteco-boa-praca-leblon.jpg

Acabamos trocando o trajeto ao longo do caminho. Não paramos no Belmonte, e só demos uma passadinha no Boteco Boa Praça. Fomos até o Jobi ver como estava, mas decidimos voltar para o Iara. Como era muita gente, as pessoas foram se distanciando e no final éramos um grupinho pequeno.

Posso dizer que foi um fim de tarde bastante animado e inusitado e que terminei a noite não com um copo de bebida, mas com um sorvete da Momo antes de pedir o Uber para casa!

Espero que tenha curtido esse episódio comigo e até o próximo post!

Beijocas,
Mandzy.

ak-separador-de-post-9.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR